Redes sociais: como gerenciar, planejar e precificar dentro dessas plataformas

Sabemos que ter uma gestão de redes sociais tem grande relação e importância para o impulsionamento do seu negócio. É por meio das redes sociais que o marketing digital acontece em sua melhor forma. É onde você vai conquistar seguidores, possíveis compradores e visibilidade no seu trabalho. Além disso, isso agrega valor à sua empresa e conquista ainda mais a confiança de pessoas que já consomem seu produto e possíveis novos clientes.

Assim, a gestão de redes sociais é o que vai garantir melhores resultados para o seu negócio dentro do ambiente digital. Ao longo do texto, vamos entender quais são as redes sociais mais usadas, tudo sobre gestão de redes sociais, planos e valores e ainda gestão de redes sociais preço.

Afinal, o que é gestão de redes sociais?

Gestão de redes sociais nada mais é do que o desenvolvimento de uma boa estratégia multimídia que foca em equilibrar o atendimento ao cliente, a criação de conteúdo e a análise de resultados. Isso tudo acontece dentro dos canais que a empresa utiliza e há redes sociais mais utilizadas para isso, como o Instagram e o Facebook.

Claro, definir os tipos de conteúdo a serem produzidos nas redes sociais da empresa pode ser um desafio. É necessário conhecer seu público, fazer uma pesquisa dos concorrentes, ficar atento às tendências, e uma série de outros fatores.

Além disso, cada rede social tem seus picos de audiência, número de postagens certo para gerar engajamento e outras particularidades. Um gestor de redes sociais ou social media – outro termo muito utilizado para definir esse cargo – é o responsável por criar e acompanhar o conteúdo produzido nas redes sociais de uma empresa ou marca.

Na atualidade, essa área está crescendo bastante no mercado de trabalho voltado para a comunicação. No Brasil, as pessoas passam em torno de 2 horas por dia em redes sociais. Dito isso, fica claro que as redes sociais são um bom lugar para aproximar seu público e mostrar seu produto e/ou serviço.

Como usar as redes sociais em favor do marketing digital? 

Todos os passos que vamos citar abaixo vão impulsionar o marketing digital da sua empresa pelo canal nas redes sociais. Muitas pessoas, subestimam o investimento no marketing digital nas redes sociais, entretanto esse método só gera mais resultados para o seu negócio.

O primeiro passo é definir quais redes sociais sua empresa se encaixa. Como citado anteriormente, as redes sociais mais abrangentes são o Facebook e o Instagram. Dependendo de qual é a área do seu negócio, é interessante explorar o Pinterest, uma rede ainda mais visual e que combina com um e-commerce de roupas, por exemplo.

Depois, é importante conhecer seu público. Onde seu público está? O que eles querem? Sobre o que as pessoas estão falando?  Dessa maneira, fica mais fácil entender que tipo de conteúdo você precisa produzir. Também é interessante extrair o máximo possível das ferramentas que as redes sociais oferecem. Esse é o denominado marketing de conteúdo. Utilize um calendário de publicações, defina horários com mais audiência e, principalmente, não se limite apenas a posts básicos – desenvolva uma gestão das redes sociais.

No Instagram, por exemplo, há ferramentas como Reels, IGTV e Stories para trazer mais dinâmica na hora de fazer seu marketing. No entanto, não se preocupe em postar muito conteúdo de início. O importante é que esse conteúdo seja relevante para o seu público.

O marketing digital engloba diversas ações de marketing e a melhor delas para a gestão de redes sociais é o social media marketing, o que justamente cuida do marketing específico nas redes sociais. Portanto, a gestão das redes sociais com uma boa estratégia aproxima o público, valoriza seu trabalho, gera mais visualizações e, consequentemente, possíveis novos clientes.

Qual a importância da gestão das redes sociais?

Como basicamente tudo gira em torno das redes sociais, isso não seria diferente ao que se refere aos negócios. Seja um serviço de produção de conteúdo, um perfil informativo, uma empresa tradicional corporativa ou apenas um negócio de vendas, as redes sociais são o canal ideal. A internet conecta milhões de pessoas e o consumidor está on-line o tempo todo. É muito mais fácil se comunicar e engajar pessoas e empresas pelas redes sociais na contemporaneidade.

No entanto, para obter resultados, é necessário saber como elas funcionam e como você pode extrair delas as melhores estratégias para impulsionar seu negócio. Por isso, é importante saber fazer uma gestão das redes. 

 

Atenção aos passos para uma boa gestão: 

  • Conhecer seu público;
  • Saber o tipo certo de conteúdo a ser produzido;
  • Interação com os que acompanham suas redes sociais;
  • Planejamento de horário, calendário de posts.

Por que ter um planejamento para o gerenciamento das redes sociais?

Uma vez que entendemos que as redes sociais são o ápice dos dias atuais, quais são as vantagens de utilizá-las em um negócio? Esse é um investimento que muitas pessoas subestimam, mas que gera resultados garantidos se bem feito. Fazer a gestão das redes sociais traz reconhecimento para a sua empresa, já que os usuários de redes sociais só aumentam.

Portanto, se você precisa que sua empresa tenha visibilidade, as redes sociais são o lugar para isso. Bons conteúdos chamam a atenção e geram mais engajamento. É importante saber marcar as pessoas. Além disso, a chave para manter uma boa gestão das redes sociais é a interação com o público. Criando essa aproximação entre seguidores e empresa, construindo um bom relacionamento, só vai manter os clientes já existentes e conquistar novos. 

6 dicas para um plano de gestão de redes sociais 

1. Defina seus objetivos

Seja a venda de produtos, serviços, ou qualquer outro perfil, é importante conhecer o que seu cliente quer e como chegar a isso. Defina metas e estratégias, assim, elabore as ações necessárias para realizá-las.

2. Tenha uma identidade visual

As redes sociais trabalham muito com a primeira impressão. Pois, ao rolar o feed de uma rede social, as coisas passam muito rápido. Prender a atenção das pessoas é o foco principal e, para isso, é necessário criar uma identidade visual. Procure saber o que seus concorrentes estão fazendo, organize seus posts, crie artes interessantes e de acordo com o seu público-alvo.

3. Planejamento e cronograma

O segredo de um bom gerenciamento de redes sociais é a organização. Criar um planejamento e cronograma de posts irá facilitar sua vida e gerar mais resultados. O planejamento trará segurança e constância para as postagens e um bom alinhamento para que os objetivos traçados sejam alcançados com mais excelência.

O cronograma pode ser diário, semanal ou mensal, dependendo da demanda do seu negócio. Com tudo isso, nada fica para a última hora e as ideias fluem mais. Ao definir os horários de pico das redes sociais, é possível também, em algumas redes, programar os posts.

4. Relacionamento com o público

Sempre interaja com seu público. Responda caixinhas de perguntas no Instagram, mensagens no Facebook ou qualquer outro meio de outras redes sociais. É importante que as pessoas sintam essa aproximação. E isso também é necessário para que você entenda as necessidades dos seus clientes.

5. Atenção aos resultados

É interessante criar um relatório mensal dos conteúdos, para que, assim, você saiba o que pode melhorar e o que já vai bem. O que gera mais engajamento? Qual é a rede social mais acessada? Quantas pessoas estão clicando no link da bio?

6. Tráfego Pago

As redes sociais reduziram as métricas de entrega das postagens nos últimos tempos. Em vista disso, muitas vezes, os conteúdos não são entregues.

Diante disso, funciona mais ou menos assim: a cada 10 seguidores, somente 3 recebem seu conteúdo. Por esse motivo, é interessante investir também na gestão de anúncios. Assim, garante que o conteúdo da sua empresa seja entregue e direcione seus clientes para os canais que você preferir.

Entenda como precificar a gestão de redes sociais

Antes de tudo, é necessário ter conhecimentos sobre redes sociais e marketing digital. Seja com cursos, experiências anteriores ou graduação. Depois, é importante criar um portfólio, para mostrar aos seus futuros clientes o potencial do seu trabalho. Assim, vamos aos preços.

No mercado de trabalho, um profissional que acabou de se inserir nessa área de comunicação e marketing pode ganhar até R$ 3.600. Enquanto isso, um especialista de marketing digital pode ganhar em torno de R$ 7 mil. Se você quer realizar esse trabalho de gestão de redes sociais de maneira independente, observe o que você tem que considerar para realizar a cobrança.

Suas funções serão mensurar resultados, ser criativo e estar sempre conversando com seu cliente. Por normas do mercado, para fazer a gestão de uma rede social, na maioria dos casos de apenas uma rede social, nunca fica menos de 500 reais mensais. Quando envolve outras redes, o preço pode variar de 800 a 1000 reais. 

É necessário:

  • Estar sempre disponível para utilizar as redes sociais e produzir conteúdo;
  • Interagir com clientes;
  • Analisar dados;
  • Analisar o público-alvo e o tipo de conteúdo;
  • Escutar seu cliente sobre o que ele quer e o que ele precisa;
  • Definir uma boa estratégia.

Agora que você já sabe tudo sobre a gestão de redes sociais, por que não investir nisso para sua empresa ou ainda entrar para esse mercado de trabalho?

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