Seguros se tornam opções perante números de inadimplência

O cenário econômico atual tem sido marcado por desafios financeiros para micro e pequenas empresas, com um índice alto de endividamento e inadimplência. De acordo com dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, no segundo semestre de 2023 houve um aumento significativo no número de empresas inadimplentes, atingindo mais de 6,59 milhões, sendo 5,82 milhões delas Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 5%. Esses números representam um recorde na história do levantamento. 

Em paralelo, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) divulgou recentemente os números de 2023, revelando um aumento de 7,7% no mercado de seguros, totalizando uma arrecadação de R$181,77 bilhões para o setor. 

Diante das incertezas sobre a redução da inadimplência e a possibilidade de reaver valores depositados em juízo, a busca por alternativas de seguridade é uma aposta plausível. Tratando-se de mercado financeiro, as especialistas Alessandra Bussab e Carol Amorim, sócias da corretora OneSeg, destacam as características da modalidade Seguro Garantia, uma das mais buscadas em seu escritório recentemente. “O Seguro Garantia emerge como uma ferramenta interessante para empresas e consumidores, oferecendo uma alternativa segura para garantir o cumprimento de obrigações contratuais,” explica Bussab. “É uma oportunidade para as empresas se protegerem contra os riscos financeiros e judiciais, sem comprometer sua liquidez ou linha de crédito”, complementa. 

Segundo Bussab, duas das principais vantagens do Seguro Garantia tornam a modalidade uma das buscadas pelos clientes: a taxa de seguro menor, variando entre 0,3% a 3% do valor da garantia, e a possibilidade do contratante não utilizar o banco, mantendo suas linhas de crédito disponíveis para outros fins. “Por isso tem sido o que mais indicamos”, destaca a gestora financeira Carol Amorim. “Ao invés do cliente se descapitalizar com um depósito judicial ou comprometer suas linhas de crédito emitindo uma fiança bancária, ele pode simplesmente emitir uma apólice de seguro e reaver os valores depositados em juízo.”

Entre as principais modalidades do Seguro, destacam-se:

– Performance: Garante a adimplência contratual. A apólice de seguro garantia tem como finalidade garantir o cumprimento de obrigações contratuais por uma das partes em um contrato, assegurando que a outra parte seja ressarcida caso a obrigação não seja cumprida.

– Adiantamento de Pagamento: Viabiliza que o cliente negocie adiantamentos, em todos os tipos de contrato. Garante a correta utilização dos recursos adiantados

– Garantia Judicial: Utilizado para caucionar e substituir depósitos judiciais em processos cíveis, trabalhistas ou tributários.

– Garantia Aduaneira: Garante o pagamento de tributos e penalidades devidos em operações de importação ou exportação

Segundo a administradora Carol Amorim, outra modalidade em ascensão no mercado é o Depósito Recursal, especialmente utilizado na Justiça do Trabalho. “Esta alternativa, apesar de relativamente nova, tem sido amplamente adotada pelas empresas como um recurso estratégico para contestar decisões judiciais e garantir o cumprimento de obrigações legais,” explica Amorim. “Por isso é sempre importante ressaltar que a comercialização deste tipo de seguro exige o suporte de profissionais especializados e capacitados, capazes de orientar os clientes sobre as nuances e vantagens do produto.”

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, Alessandra Bussab explica a importância das seguradoras que assessoram clientes com base em suas necessidades específicas, a partir de uma equipe de especialistas. “Cada caso deve ser avaliado individualmente,” pontua Bussab. “Entre os clientes que necessitam desse tipo de solução estão construtoras, incorporadoras, imobiliárias, empresas do ramo de engenharia e arquitetura, prestadores de serviços e fornecedores do governo, usualmente envolvidos em processos licitatórios,” finaliza. 

Ainda segundo Carol Amorim, diante do aumento da inadimplência, o mercado de seguros se torna uma alternativa promissora para empresas em busca de estabilidade financeira. “Dispondo de diversas modalidades como as apontadas acima, as seguradoras oferecem soluções inteligentes e personalizadas, adaptadas às necessidades de cada cliente. Em um cenário econômico desafiador, a busca por segurança financeira torna-se uma necessidade extra para enfrentar as incertezas do mercado brasileiro”, finaliza a profissional.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/oneseg.assessoria/

Author avatar
DINO
Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.