Mais de 20% da população tem dificuldade em pagar as contas

De acordo com dados da Pesquisa do Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia, divulgada em dezembro de 2023, 80% da população brasileira se encontra endividada. Também tendo em vista esse cenário de inadimplência, um estudo mais recente elaborado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com apoio técnico do Banco Central, informa que 23% da população tem dificuldade de estar em dia com as contas, e mais 42,6% dos entrevistados afirmam ‘nunca’ ou ‘raramente’ ter algum dinheiro sobrando no fim do mês, de acordo com o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), que teve dados divulgados pelo portal InfoMoney.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Brasil atingiu um patamar recorde na proporção de famílias endividadas, alcançando a marca de 77,9% em 2022. As principais fontes de débitos em aberto são o cartão de crédito (60%), empréstimos e financiamentos (43%), cheque especial (19%) e contas de serviços básicos, como luz, gás e água (17%), como aponta o estudo de 2023 do Instituto Locomotiva.

Bernardo Starling Moss, CEO da Utua, empresa que tem a proposta de atuar como um mentor financeiro on-line, oferecendo comparações e informações sobre produtos de crédito, como empréstimos pessoais e cartões de crédito, acredita que o caminho para resgatar os brasileiros do endividamento está na busca por fontes corretas e transparentes de informações de qualidade sobre educação financeira.

“O acesso ao crédito, em conjunto com a educação financeira, permite o aquecimento da economia e geração de empregos, dando espaço para um país com mais oportunidades”, afirma Moss. 

Esse tipo de debate já repercutiu em ações como uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) para a disponibilização de cursos sobre educação financeira, tendo o objetivo de capacitar professores para o ensino de saúde financeira nas escolas.

A necessidade da intervenção é demonstrada a partir de estudos como uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, que informa sobre 46% dos brasileiros não ter controle sobre o próprio orçamento, além de boa parte confirmar que tem dificuldade de organizar as despesas e lidar com o próprio dinheiro.

Para saber mais, basta acessar: https://utua.com.br/ 

Author avatar
DINO
Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.