Mês das Mães: empresa de SC comemora sucesso da licença-maternidade estendida

A Intelbras (INTB3), empresa brasileira de tecnologia com 48 anos de história, está em seu terceiro ano de extensão do tempo da Licença Parental, beneficiando 285 pais e 239 mães desde 2021. Com isso, nesses três anos de implementação do novo benefício, os colaboradores puderam aproveitar o nascimento ou adoção de filhos por um período maior, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar para as famílias. A iniciativa garante 20 dias de afastamento para os pais, enquanto as mães recebem o direito de ficar 180 dias sem trabalhar.

A Licença Parental estendida está disponível para todos os colaboradores da Intelbras, sendo possível usufruir desse direito desde o primeiro momento em que a pessoa se tornou colaboradora da empresa. As regras da extensão são as mesmas para adoção, incluindo casais homoafetivos. Caso ambos trabalhem na empresa, um dos adotantes é contemplado com a licença de 180 dias e o outro terá o direito de ficar 20 dias afastado para estar ao lado da família.

“A Intelbras é reconhecida como uma empresa que preza pelo bem-estar de seus colaboradores, parceiros e clientes, tendo como essência estar sempre próxima das pessoas. Em 2023, completamos três anos da ampliação da Licença Parental, tendo garantido o benefício para cerca de 524 funcionários até o momento. Essa prática reforça o compromisso da companhia de proporcionar um ambiente saudável para os funcionários e seus familiares, valorizando e prestando assistência em momentos importantes da vida de cada um deles”, explica Dione de Quadros Teodoro, Diretora de Gestão de Pessoas da Intelbras. 

Aproveitando os benefícios da licença-maternidade

Uma das colaboradoras que está usufruindo da licença-maternidade neste momento é Suellen Teodosio (foto acima), que trabalha na área de compras da Intelbras. Para ela, mãe de primeira viagem do Ben, de apenas 4 meses, a experiência está sendo muito importante para toda a família. “Me sinto privilegiada por ter a oportunidade de ficar mais tempo com meu filho. Esse é um momento de descobertas e aprendizados diários e poder acompanhar de perto o desenvolvimento dele por seis meses é, sem dúvidas, maravilhoso. A cada dia construímos um vínculo mais forte no início da vida do meu bebê. É o momento mais especial da minha vida pessoal e me sinto acolhida pela empresa”, comenta Suellen.

Há também colaboradoras que já estão na expectativa para o nascimento de seus filhos e ansiosas para aproveitar a Licença Estendida. É o caso da Lia de Miranda Siqueira, redatora que atua na companhia e está na reta final da gravidez, com 38 semanas de gestação, além da Priscila Pamplona, analista de marketing, que está em sua 26ª semana gestacional. Lia afirma que, para ela, a maternidade é um momento verdadeiramente único e incomparável com qualquer outra emoção. “Desde quando descobri a gravidez, diversos sentimentos transbordam de mim. São tantas coisas que já aprendi e tantas mais que ainda vou aprender, que o fato de trabalhar em uma empresa como a Intelbras me deixa mais tranquila para poder aproveitar a chegada do meu filho”, conta.

Já a Priscila afirma que ser mãe sempre foi um sonho pessoal e ter a possibilidade de acompanhar as primeiras novidades referentes à evolução da filha Lívia será extremamente gratificante. “O pós-parto é um momento de muita adaptação e aprendizado tanto para a mãe quanto para o filho. Saber que poderei passar mais tempo imersa nesse processo me deixa mais tranquila”, explica Priscila.

Transformando e ampliando os benefícios

Também em 2021, ao mesmo tempo em que o período de Licença Parental foi estendido para os seus colaboradores, a Intelbras inaugurou uma sala de amamentação, tanto na matriz, quanto na filial da companhia, ambas localizadas em São José (SC). No espaço, é possível que as colaboradoras mães retirem o leite para seus filhos em um ambiente específico para isso, resguardado e confortável, equipado com poltronas adequadas, pia para limpar os equipamentos e geladeira para armazenamento.

Além de aproveitar os 180 dias de licença, Miréille Almeida, que trabalha na área de Marketing Institucional da Intelbras e é mãe do pequeno Antônio, hoje com um ano de idade, também já usou a sala de amamentação e garante que o espaço facilita muito a vida das mulheres que trabalham e amamentam.

“Foram seis meses intensos vivendo uma nova rotina pela primeira vez, em que pude focar totalmente no meu filho, sem me preocupar com mais nada. A privação de sono é algo que muda demais a nossa vida e esse período estendido foi fundamental para me adaptar a isso”, ressalta Miréille.

Programa Vida & Afeto

Nos últimos anos, também foi realizada uma reformulação do Programa Vida & Afeto da Intelbras, voltado a palestras com profissionais da área da saúde, workshops e espaço para tirar dúvidas com especialistas. Ele está disponível para os pais e mães e ocorre ao longo de todo o período de gestação. Com o nascimento do bebê, a Intelbras entrega um kit completo com fraldas, sabonetes, shampoo, lenço umedecido, cotonete e uma roupinha especial para o bebê.

“O cuidado da Intelbras com seus colaboradores é comprovado historicamente, com a empresa tendo completado 20 anos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, com base nos rankings GPTW e Lugares Incríveis”, finaliza Dione.

Author avatar
DINO
Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.