Simpósio internacional aborda probióticos e inovações

A cidade de São Paulo vai receber grandes nomes da pesquisa científica na área de microbiologia e tecnologia em alimentos durante o Yakult International Symposia on Beneficial Microbes – Fundamental Science and Innovative Applications, que será realizado nos dias 27 e 28 de março de 2025. O simpósio internacional organizado pela Yakult do Brasil, em parceria com o International Scientific Conference on Probiotics, Prebiotics, Gut Microbiota and Health (IPC), tem como objetivo compartilhar as mais recentes descobertas científicas na área e discutir como esse conhecimento poderá ser aplicado para melhorar a saúde humana. 

O evento reunirá especialistas para disseminar conhecimentos sobre a ciência dos probióticos, abrangendo aspectos de produção e aplicação em alimentos, ração animal, agricultura e medicina. Com presença confirmada de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros – incluindo cientistas do Instituto Central Yakult, de Tóquio – o Simpósio será formado por palestras e discussões dinâmicas. Além disso, haverá uma sessão de pôsteres com prêmio para a melhor apresentação.

O presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, lembra que o fundador da empresa – o médico sanitarista e pesquisador Minoru Shirota – sempre acreditou que o intestino era fundamental para a saúde, o que tem sido cada vez mais comprovado por cientistas de diferentes países. “Desde a sua fundação, a Yakult tem conduzido pesquisas com Lactobacillus casei Shirota e outros microrganismos benéficos, colaborando com várias instituições de pesquisa em todo o mundo e obtendo muitas descobertas científicas de alto impacto”, acentua.

Para o executivo, a realização deste simpósio no Brasil, em parceria com o IPC, reforça o compromisso da Yakult com a disseminação dos benefícios dos microrganismos probióticos. “Nosso objetivo também é criar oportunidades para que os pesquisadores brasileiros construam uma rede e troquem informações com os principais pesquisadores do mundo sobre as últimas descobertas em relação a esses microrganismos benéficos para a saúde humana”, ressalta.

O presidente do Comitê Científico do Yakult International Symposia on Beneficial Microbes – Fundamental Science and Innovative Applications, Prof. Dr. Svetoslav Dimitrov Todorov – docente e pesquisador do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – lembra que as propriedades benéficas dos microrganismos e de seus metabólitos têm sido estudadas há séculos. “A compreensão do papel e da utilização de microrganismos probióticos foi amadurecida, variando de ‘simples’ produtos fermentados probióticos que melhoram o estado imunológico ou desequilíbrios gastrointestinais para o desenvolvimento de ‘sofisticadas’ formulações farmacêuticas sob medida para otimizar várias funções fisiológicas”, ressalta.

De acordo com o professor, o conceito de probiótico foi aceito pela comunidade científica e obteve reconhecimento substancial na promoção do equilíbrio geral da saúde. Entretanto, essa jornada que começou no início do século 20 foi marcada por contínuos fundamentos e esforços de pesquisa. “Cabe-nos reconhecer que ainda nos encontramos na fase nascente de ciência probiótica, apesar de quase um século de exploração em suas aplicações. Entretanto, hoje estamos mais perto de realizar o sonho de Hipócrates de que um dia nosso alimento se tornará Medicina e nossa Medicina se tornará alimento”, acrescenta.

Os probióticos também estão ganhando popularidade entre os consumidores que reconhecem prevenção como estratégia primária contra o adoecimento, afirmando a importância da sua integração nos hábitos alimentares de pessoas de todas as idades. “Inspirado na missão da Yakult de promover a saúde e o bem-estar globais por meio das Ciências da vida e da Microbiologia, o Simpósio visa estimular intercâmbios dinâmicos e frutíferos. Acreditamos que este evento servirá como um nexo para a expertise acadêmica e comercial, facilitando a formação de novas parcerias e fomentando a excelência científica. Nos probióticos depositamos a nossa confiança”, enfatiza o professor Svetoslav Dimitrov Todorov.

Resumos
Todos os resumos destinados à apresentação de pôsteres no Yakult International Symposia (YIS) 2025 devem ser submetidos através do sistema de submissão on-line, respeitando o prazo especificado no regulamento. Os autores apresentadores receberão uma notificação de aceitação/rejeição por e-mail até 15 de fevereiro de 2025 e todos deverão se inscrever e pagar as taxas de inscrição até 20 de fevereiro de 2025. O Comitê Científico do YIS aceitará submissões de contribuições originais para consideração como pôster ou apresentação oral. O YIS será totalmente em inglês, sem tradução simultânea. Todas as informações estão disponíveis no site https://yakultsymposiumbrazil.com.br/.

Tópicos científicos

  • Alimentos funcionais fermentados
  • Probióticos para humanos, animais e agricultura
  • Probióticos e metabolismo do hospedeiro
  • Probióticos, prebióticos e saúde mental
  • Probióticos e saúde intestinal
  • Probióticos e resposta imune do hospedeiro
  • Probióticos de nova geração
  • Pós-bióticos e metabólitos bacterianos
  • Bacteriocinas e peptídeos antimicrobianos
  • Mecanismos de ação dos probióticos
  • Veículos de formulação, produção e entrega
  • Visões de futuro para probióticos e oportunidades
  • Microrganismos e metabólitos benéficos: desafios e oportunidades

Serviço
Data: 27 e 28 de março de 2025
Local: Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza – São Paulo – Brasil

Mais informações
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de mais de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 56 anos em 2024. Para outras informações, basta acessar o site www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficialInstagram@yakultbrasil e TikTok/yakultbrasil.

Author avatar
DINO
Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.