Marketing digital traz resultado? É para o seu tipo de negócio? Por que tem gente que faz e não tem retorno? Como funciona?
Sim, marketing digital traz resultado, é para o seu tipo de negócio. Seja você profissional autônomo, empresa, universidade, ONG, associação, igreja etc.
E se alguém investe nele e não tem retorno é porque não entendeu ainda como funciona.
Só conhecendo todas as suas possibilidades e estratégias, ele pode ajudar a fazer você deslanchar.
Quer um exemplo? Por meio do marketing digital, é possível dizer como o seu cliente ou potencial cliente chega até produtos e serviços como os que você oferece.
Mas não se preocupe. Para você, que quer descobrir tudo sobre esse tema e tirar proveito disso, a Mais Resultado preparou este artigo.
Continue aqui e saiba:
- O que é marketing digital;
- Quais as vantagens do marketing digital;
- Quais as principais estratégias de marketing digital;
- A partir de quanto você pode investir em marketing digital.
O que é marketing digital
Pode parecer óbvio, mas marketing digital é o marketing feito no ambiente on-line.
Traduzindo: é o conjunto de ações que uma empresa ou profissional faz na internet para promover sua marca.
Deixando ainda mais claro:
- Ele é feito por meio de mídias digitais, como:
- sites;
- blogs;
- canais de busca (como Google);
- redes sociais;
- e-mails etc.
- E usado para que você:
- se posicione de maneira diferente dos seus concorrentes;
- crie relacionamento com seu público, buscando resolver dores e desejos dessas pessoas;
- atraia novos negócios.
Quais as vantagens do marketing digital
O marketing digital tem uma série de vantagens tanto para o anunciante quanto para o público.
Aqui vamos comentar 4 delas, que consideramos bem importantes.
Interatividade
Isso é um grande benefício para o consumidor. E também para as empresas, desde que elas saibam encantar seu público e cumpram o que prometem.
É que os canais digitais permitem que os consumidores interajam: opinem, exijam, compartilhem, indiquem.
Para aproveitar esse novo modelo, é importante perceber que a experiência das personas durante o contato com as marcas e seu conteúdo tem que ser a melhor possível.
Afinal, todo mundo tem o poder de influenciar seus amigos, parentes e seguidores. De virar um fã e ajudar a divulgar o seu negócio.
Mensuração de resultados e rápida correção de rota
Uma das grandes vantagens do marketing digital é que ele torna bem fácil o acompanhamento dos resultados e, consequentemente, possíveis correções de rotas para tornar as estratégias utilizadas mais efetivas.
Em outras palavras: ele permite que as campanhas sejam monitoradas em tempo real e, quando necessário, adaptadas para trazerem maiores retornos sobre o investimento.
Mais oportunidades para todos
Basta que tenham estratégias bem feitas para que negócios pequenos consigam atingir consumidores em qualquer lugar onde eles estejam localizados.
Dependendo da natureza do produto ou serviço, empresas deixam de ser locais para se tornarem nacionais ou até mesmo globais.
Isso também é uma vantagem para o consumidor, que tem mais opções de compras.
Excelente custo-benefício
No marketing tradicional, os custos de comunicação e propaganda eram em geral proibitivos para pequenas e médias empresas.
Uma das razões é que as mídias eram de massa. Suas mensagens chegavam até muita gente.
Hoje, no marketing digital, a comunicação é segmentada.
Quer dizer, o que você investe, atinge de forma direcionada um público que tem a ver com o seu negócio, que tem perfil para virar seu cliente.
Além de gastar menos, isso ainda faz com que você passe a conhecer cada vez mais essas pessoas e que vá descobrindo suas dores e desejos, para poder reforçar a divulgação de produtos e serviços que são capazes de atendê-las. Além de ter insights para criar novas soluções para elas.
Quais as principais estratégias de marketing digital
Também existem várias formas de você aplicar uma estratégia de marketing digital. Mas aqui vamos focar em três que estão entre as principais.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo não é exclusividade do marketing digital. Pode ser feito em mídias tradicionais também.
Mas a internet popularizou essa estratégia e ela se tornou básica para quem quer ter resultados no ambiente on-line.
Diferentemente da propaganda, que em geral é focada no produto ou serviço e tem clara intenção direta de venda, quando você publica conteúdo, você está investindo em relacionamento.
Basicamente, o que você tem que fazer é oferecer materiais e informações ligados à sua área de atuação, que:
- sejam úteis e relevantes para possíveis consumidores;
- resolvam suas dores e desejos;
- tenham o poder de entreter e de atrair essas pessoas até que isso as leve natural e espontaneamente à compra da sua ideia, produto ou serviço.
Entre as vantagens estão, por exemplo:
- a criação de autoridade – você e a sua marca serão vistos como referências na sua área de atuação;
- relacionamento – você estará atraindo novos consumidores e fortalecendo os elos com os antigos;
- reciprocidade – as pessoas têm a tendência de comprar de quem trouxe informação relevante, de quem as ajudou no dia a dia a resolver suas dores e desejos;
- maior visibilidade – essa estratégia aumenta imensamente o acesso ao seu site, seus perfis e canais.
Search Engine Optimization, SEO
SEO nada mais é do que otimização para mecanismos de buscas.
Mas entender isso – e basicamente como ele funciona – faz toda diferença (sem qualquer exagero!) para o sucesso da sua estratégia de marketing digital.
Trata-se de um conjunto de práticas que potencializam as chances do seu conteúdo aparecer nas primeiras posições das páginas de resultados orgânicos (não pagos) de sites de buscas, como o Google.
Ou seja, de ele ser facilmente encontrado e lido por quem tem interesse naquele assunto.
É simples entender os benefícios de um SEO bem feito. Talvez o maior deles seja o de aumentar imensamente as chances de o seu site e blog serem visitados. Isso significa mais tráfego (sem investimento em anúncios) e mais chances de converter potenciais clientes em clientes.
Veja esse case nosso de SEO para você ter ideia do quanto isso pode representar em termos de retorno financeiro.
Outra possibilidade do SEO é a de fazer uma pesquisa para descobrir como o consumidor busca e encontra produtos e serviços como o seu no meio digital.
Inbound marketing
Começamos falando sobre SEO e sobre conteúdo, porque eles estão diretamente ligados ao inbound marketing.
Também conhecido como marketing de atração, no inbound a empresa não vai até o cliente, mas é o contrário que acontece.
Em vez de interromper o que o público está vendo para divulgar a sua marca, o inbound cria formas de atrair usuários até seus textos, infográficos, vídeos etc. A partir disso, transforma esses usuários em leads (pessoas que deixam seus contatos, permitindo receber mais comunicações da sua empresa).
E o próximo passo é um trabalho de relacionamento por meio de conteúdo útil e relevante para cada pessoa. A ideia é que ela seja levada, pouco a pouco, deslizando do primeiro contato até o momento da compra.
Entre as vantagens, você está:
- educando a audiência – incluindo clientes em potencial – sobre temas do seu segmento;
- aproximando-se do seu público, criando laços com ele;
- virando referência na sua área de atuação;
- funcionando como um influenciador.
A partir de quanto você pode investir em marketing digital
O marketing digital pode ser feito a partir de qualquer verba. Literalmente qualquer verba.
Mas, para que traga os resultados esperados, e na velocidade que você deseja, é importante ter um conhecimento na prática de como fazer ou contar com uma agência que tenha profissionais especializados em todas essas áreas para potencializar o seu retorno.
Só para dar um parâmetro e tirar a ansiedade. Em geral, é ideal que pequenas empresas invistam 10% do seu faturamento em ações que visem venda. Ou, no mínimo, entre 3% e 5% de sua receita.
Se você quer saber um pouco mais sobre como o marketing digital pode beneficiar o seu negócio, entre em contato e venha tomar um café conosco.
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