O inbound marketing é uma estratégia que ainda é considerada inovadora no Brasil, mas já está estabelecida há muito tempo fora do país (Estados Unidos e Europa).
Inbound marketing é traduzido como “marketing de entrada”, mas tem um significado melhor no Brasil, onde é conhecido como “marketing de atração”.
A verdade é que o inbound marketing está se tornando mais popular a cada dia que passa. Ela abandona o marketing tradicional, agora conhecido como outbound marketing.
O conceito desta estratégia faz toda a diferença num mundo tão interligado como o nosso. Afinal, dadas as inúmeras possibilidades que a tecnologia oferece, seria lógico que as estratégias mudassem para atender a clientes tão exigentes.
No artigo de hoje, explicaremos melhor o que é inbound marketing e como ele pode ser vantajoso para seu negócio. Confira!
O que significa Inbound Marketing
Se você deseja atrair determinado cliente, deve demonstrar todos os benefícios que ele encontrará se contratar os serviços da sua empresa. A fase de atração é fundamental para apresentar as melhores soluções de marketing digital com excelentes resultados.
O Inbound Marketing é uma estratégia que reúne um conjunto de soluções, e surgiu não só como resultado da transformação digital, mas também como resultado das mudanças de comportamento do consumidor diante de tantas opções disponíveis na internet.
Nesse sentido, o tipo de abordagem deve estabelecer confiança suficiente, permitir a evolução do relacionamento e levar às próximas etapas – conversão e encantamento – em mensagens com argumentos consistentes e não invasivos.
A liberdade do cliente é fundamental para gerar uma aproximação natural sem que ele se sinta obrigado a comprar algum produto ou serviço. A aquisição precisa ser direcionada sem ter pressão, permitindo fluir em ritmo leve.
Benefícios do Inbound Marketing para seu negócio
Maior visibilidade
Quem não quer um atendimento personalizado? A empresa ganhará visibilidade assim que estabelecer um tom de interação com o público-alvo e começar a atender suas expectativas.
Com isso, a transformação digital e a chegada do marketing de conteúdo na web aumentaram as chances de uma marca se tornar conhecida. Da mesma forma que o comportamento do consumidor mudou, também mudou a abordagem do consumidor para “vender” uma empresa específica.
Mídias sociais, fóruns de debate e conversas entre amigos abriram caminhos para críticas sobre o desempenho da marca. Existem riscos de avaliações desfavoráveis; por isso, quanto mais próximo você estiver do público-alvo, maiores serão suas chances de aumentar a visibilidade.
Maior confiança
A confiança adquirida com o uso do conteúdo gerado tem a capacidade de conhecer e converter em vendas. Quanto mais seguro e seduzido um cliente se sente, maior a probabilidade de ele escolher o produto ou serviço que a empresa oferece.
Essa relação segura estimula o cliente a se interessar mais pelas sugestões e recomendações disponíveis nos canais. Um conteúdo relevante ativa o gatilho silencioso de uma necessidade que, em muitos casos, nem o interessado nem o público têm conhecimento.
Os consumidores de hoje gostam de realizar pesquisas e usam diversos canais para realizar suas pesquisas. No inbound marketing, o conteúdo deve estar muito bem alinhado com o que o público deseja, pois é essa interação que fará com que ele seja atraído e segurado.
Leads qualificados
Ao produzir conteúdo útil para o público, sua empresa poderá formar um vínculo mais forte com o leitor. Ele estará consumindo conteúdo interessante regularmente e aprendendo mais sobre o assunto. Com isso, você não apenas ganha autoridade no assunto ao fornecer as informações, mas também educa o cliente fazendo com que se torne um lead qualificado para a equipe de vendas.
Clareza
Toda empresa ou marca tem pontos fracos, que devem ser abordados de forma transparente, sem infundir falsas expectativas nos clientes. Provar o que você não pode fazer, por exemplo, pode ir contra as metas de consolidação da sua empresa.
Da mesma forma, é preciso trabalhar os pontos fortes e destacar o que a marca pode realizar e como ela se diferencia da concorrência. Tornar claros os objetivos e o potencial do serviço pode ajudar a valorizar a comunicação e a interação com os clientes.
Mensuração
No Outbound Marketing, o retorno é uma incógnita. Considere um anúncio em outdoor: quantas pessoas viram e entraram em contato com a empresa? É possível medir o quanto as vendas aumentaram ao longo do período da campanha usando esse marketing, mas não é possível medir o percentual de pessoas que se tornaram clientes através dele. O Inbound Marketing, por outro lado, produz resultados mais tangíveis.
Com a ajuda de ferramentas, analisar o número de visitantes do site, leads, número de cliques nas landing pages, leads, conversões e uma variedade de outras métricas fica simples.
Custo
Ele é 62% mais barato que o Outbound e gera um ROI (retorno sobre o investimento) médio de 275%. No cenário econômico atual, 92% dos profissionais de marketing nos Estados Unidos acreditam que uma nova estratégia é essencial para as empresas.
Quais são as etapas do Inbound Marketing?
A estratégia de Inbound Marketing pode ser definida em cinco etapas:
- Atrair tráfego;
- Conversão de visitantes em leads;
- Conversão de leads em vendas;
- Fidelização de clientes;
- Encantar clientes para que indiquem seu produto ou serviço.
As pessoas absorvem melhor as informações e são mais propensas a interagir quando produzimos e distribuímos conteúdo preciso. Mas, para que isso aconteça, é preciso produzir conteúdo de alta qualidade para o público-alvo. Para definir as pessoas e o público que vai comprar o seu produto, bem como o tipo de conteúdo que ele absorveria melhor, você deve realizar pesquisas. É vital lembrar que a comunicação com os leads pode acontecer por meio de diversos canais, incluindo mídias sociais e mecanismos de pesquisa. Descubra se seus clientes passam mais tempo no Twitter ou Facebook, ou se preferem fazer pesquisas no Google.
Função dos canais no Inbound Marketing
Agora que você sabe o que é inbound marketing e alguns dos seus benefícios, vamos ver como esses canais funcionam juntos para atingir as metas de conversão.
Blog – O blog juntamente com o site da empresa é o início desse trabalho. São oferecidos conteúdo de alta qualidade para eles, criado especificamente para ter um impacto positivo na persona que usamos durante o desenvolvimento de nossa estratégia de marketing digital.
Mídias Sociais – Como uma ação complementar à publicação de conteúdo no blog da empresa, as mídias como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Youtube e outras, são utilizadas para potencializar o alcance das publicações e buscar relacionamento com o público-alvo.
SEO – A estratégia de otimização de sites para os mecanismos de busca é fundamental no Inbound Marketing. Para reforçar seus esforços de marketing nos mecanismos de busca, o conteúdo que você produz deve passar por ações intensivas de SEO. Isso ajudará você a obter posições de destaque nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa, como o Google.
Landing Pages – Este é o ponto decisivo de qualquer estratégia de Inbound Marketing. É nesta fase que é apresentada a argumentação final para inclusão do usuário no funil de conversâo.
Talvez você esteja pensando em como usar de todas essas estratégias para ajudar seu negócio. Para isso, o ideal é contar com a experiência e conhecimento de uma agência de marketing digital. Assim, você poderá contar com a competência de uma equipe especializada do ramo.
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