O que é KPI e como ele pode ajudar a medir os resultados de suas estratégias

Se você quer medir o desempenho de uma estratégia e processos de gerenciamento, o KPI é uma excelente maneira para obter resultados mais assertivos. Também conhecido como Indicador-Chave de Desempenho e Key Success Indicator, KPI é a abreviação de Key Performance Indicator.

 

Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Acompanhe o texto que nós, da Mais Resultado, produzimos para te contar sobre essa excelente ferramenta de sucesso!

O que é KPI?

Sua tradução é Indicador-chave de Performance, do inglês Key Performance Indicator. É uma ferramenta que mede se uma estratégia ou suas ações estão atingindo os resultados esperados e, efetivamente, atendendo aos objetivos da organização.

 

Atualmente, a quantidade de informações que conseguimos é enorme e constante, sendo possível a medição de milhares de indicadores. A questão é, quais indicadores medir?

 

Os tipos de KPI que você pode usar

Com toda infinidade de indicadores possíveis a se medir, é preciso saber quais fazem mais sentido, sendo suportados por dados ou testes no dia a dia.

 

Conforme os interesses de quem está analisando os resultados, é preciso usar diferentes categorias de indicadores para saber qual fornecerá as informações que se quer.

 

Para facilitar, dividimos os KPIs em três categorias:

  • KPIs Primários

Esses indicadores são os mais importantes para os diretores e C-levles da empresa. São mais interessantes para eles porque indicam os resultados que ajudam a empresa a lucrar mais.

 

A maioria dos KPIs primários, conforme as estratégias de Inbound Marketing e Marketing Digital, são:


> leads;

> tráfego;

> custo de aquisição por lead;

> taxa de conversão;

> receita total;

> receita por compra.

  • KPIs Secundários

Os líderes diretos, como gerentes e supervisores, são os que normalmente acompanham o desenvolvimento das estratégias e os resultados. Por isso, é mais importante para eles analisarem outros indicadores-chave de performance mais de perto.

 

Por isso, os resultados dos KPIs que você informa ao seu líder precisa ter resultados positivos, mostrando que suas estratégias estão dando certo. Esses indicadores devem dar força aos primários.

 

Os Indicadores-chave de Performance Secundários mais interessantes são:


> custo por lead em cada estágio do funil;

> assinantes da newsletter;

> assinantes do blog;

> visitas recorrentes no blog;

> custo por visitante;

> origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, direto, email e outros);

> preço médio por transação.

 

OBS: os KPIs secundários devem esclarecer os primários, mostrando como aqueles resultados estão sendo alcançados.

  • KPIs Práticos

É preciso realizar testes constantes e acompanhar dados mais detalhados sobre comportamento, aquisição e características do usuário dentro de uma campanha de Marketing Digital e/ou Inbound Marketing.

 

Quem gerencia e administra o dia a dia precisa acompanhar uma maior quantidade de indicadores, como:


> pageviews;

> páginas/visita;

> bounce rate;

> melhores landing pages;

> page rank;

> palavras-chave mais pesquisadas;

> conteúdos mais lidos/visitados;

> tráfego;

> visitantes (novos x recorrentes);

> interações sociais.

 

Essa lista pode ser maior ou menor, mas é importante entender o que vai te ajudar a entregar os melhores resultados para seus líderes.

É importante dizer que, o analista de Marketing precisa analisar todos os outros indicadores, primários e secundários, pois um vai justificar o outro.

 

Como escolher o melhor KPI?

O melhor KPI é o que vai ser mais relevante para o seu objetivo. Se você quer mais visitas ao seu site, analisar o preço médio das compras de seus clientes não vão te ajudar muito.

 

Como são os KPIs que medem o desempenho de cada objetivo, eles estão profundamente ligados a esses objetivos. Indicadores errados vão mostrar resultados errados, dando a impressão de um resultado que, na verdade, é outro.

 

Um bom KPI precisa ser acessível para ser mensurado, ser importante para a base do negócio, ter relevância, ajudar nas melhores escolhas e ter periodicidade.

 

Com criatividade e performance online e offline, a Agência Mais Resultado garante soluções e melhorias de marketing, para conseguir resultados expressivos e mensuráveis para nossos clientes. Buscamos estar juntos das principais referências em resultados do mercado nacional, para garantir um trabalho de qualidade e destaque para sua empresa.

 

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