O Dia dos Pais está chegando e é natural que as empresas pensem em oferecer brindes. Mas antes de sair mandando produzir os seus, não deixe de acompanhar esse artigo e fazer umas reflexões aqui com a gente.
Até porque, se são criados de forma aleatória, os brindes podem representar desperdício de dinheiro ou pior: provocar um efeito contrário.
Neste blog você vai ver:
- O que são e para que servem os brindes corporativos;
- Brindes para endomarketing: a hora certa de presentear a sua equipe;
- Brindes para público interno ou externo: como criar conexão;
- Como oferecer um brinde impactante e alinhado à sua estratégia de comunicação;
- Exemplo de brinde com retorno incrível para a marca.
O que são e para que servem os brindes corporativos
Relacionamento é a palavra-chave quando a gente fala em brindes corporativos.
Eles nada mais são do que presentes dados por uma empresa para clientes, prospects, parceiros, formadores de opinião e funcionários.
E as intenções são de criar conexão e reforçar laços, enquanto sua marca transmite mensagens estratégicas ou valores em comum com esse público.
Mas antes de sair encomendando chaveiros, moleskines ou canecas, por exemplo, é importante avaliar alguns pontos.
Brindes para endomarketing: a hora certa de presentear sua equipe
O brinde é para uma ação de endomarketing? Se sim, como está o clima da sua empresa? As pessoas se sentem ouvidas, respeitadas, valorizadas? Existe espaço para elas se expressarem?
Se não, não é hora de investir em brindes, mas em diálogo antes de qualquer outra coisa.
Assim como acontece nos relacionamentos extracorporativos, por exemplo, entre marido e mulher, presentear os colaboradores dessa forma pode ser um tiro no pé.
E vamos explicar o porquê.
Imagine um casal que não se ouve. Eles não se respeitam. Não trocam ideia. Não traçam metas ou planejam nada juntos. Um dia, o marido chega com um anel de brilhantes para a esposa. Isso vai gerar, no mínimo, desconfiança. Por outro lado, se o clima vai bem, o anel vai reforçar os laços e os sentimentos que já existem entre eles.
No contato empresa-funcionário acontece exatamente a mesma coisa.
Se o relacionamento não está bom, qualquer mimo gera críticas.
Já vimos equipes reclamando que a empresa fez aniversário e “só presenteou as pessoas com uma fatia de bolo”. Detalhe: neste mesmo ambiente corporativo, numa outra ação interna, um brinde caro disparou comentários como “eu prefiro minha parte em salário.”
Brindes para público interno ou externo: como criar conexão
Ok. O clima interno está bom ou o brinde é para uma campanha de relacionamento com público externo. O que dar?
Vale lembrar que todo brinde corporativo é um ponto de contato com seu público. É uma excelente oportunidade de reforçar mensagens importantes, como seus valores ou posicionamento.
Ou seja, é perfeito se o cartão que acompanha o presente tocar, naturalmente e de forma simpática, nesses conceitos. Mas, para isso, é claro, o brinde não deve ser escolhido de forma aleatória.
E tem um exemplo incrível disso no final deste artigo. Continue aqui com a gente.
Por fim, algo que é mais óbvio, mas que não custa mencionar. O exercício da empatia é sempre bem-vindo. A dica é se colocar no lugar de quem vai ser homenageado. E pensar no quanto aquele objeto pode resolver um problema, ser útil, surpreendente e até emocionante. Quanto mais você conhece a sua persona, mais chance de agradar. Quanto mais original for, também.
Como oferecer um brinde impactante e alinhado à sua estratégia de comunicação?
Como ser útil e agradável, conceitual e impactante? Não existe receita pronta para isso.
Aqui na Mais Resultado costumamos definir primeiro que mensagem queremos transmitir. Porque se o brinde não fala nada ou não está alinhado à sua estratégia de comunicação, não colabora para trazer resultados.
Depois, seguimos o mesmo passo-a-passo de qualquer outro trabalho de comunicação: partimos de uma imersão do universo do público que vai ser presenteado e pesquisamos objetos que podem ser úteis. De preferência, que possam usar no dia a dia e se lembrar com carinho da marca anunciada.
Outra preocupação é que saiam do lugar comum. É isso que vai surpreender, impactar e provocar um sentimento, uma reação no seu público.
Em outras palavras, é isso que vai tornar seu presente único e criar uma memória afetiva positiva entre quem recebeu e quem patrocinou.
Mas nada disso funciona sem uma boa contextualização. Com isso, o trabalho final (e mais importante) é associar o conceito daquela peça com a mensagem que precisamos passar.
Conclusão: para que nada soe como forçado ou injustificado, sugerimos que o presente venha sempre com um cartão alinhado aos objetivos de comunicação de quem assina a peça.
Exemplo de brinde com retorno incrível para a marca
Para ficar mais fácil visualizar o que estamos falando, escolhemos um brinde que ilustra tudo que comentamos acima.
Olha que genial.
Percebendo que havia muitos clientes com cachorros que comem seus cartões de débito e crédito, o Nubank criou – em parceria com a Zee.Dog – um mimo divertido e cheio de conteúdo.
É o NuDog, um cartão de brinquedo emborrachado para os pets dos correntistas com a mesma programação visual dos seus cartões verdadeiros.
Ele ainda tem um detalhe capaz de seduzir ainda mais os cãezinhos: dá para colocar petiscos lá dentro.
Além de altamente criativa, a ideia é útil e 100% alinhada ao posicionamento da marca.
Reforça, entre outras mensagens:
- seu olhar atento às dores das personas;
- seu atendimento próximo, humano, encantador e eficiente;
- sua capacidade de descomplicar o dia a dia dos clientes.
Imagina o retorno dessa ação.
Se oferecer um brinde faz parte do seu planejamento, venha conversar com a gente.
A Mais Resultado também tem um portfólio de peças desse tipo, desenvolvidas para atender às necessidades de comunicação com pertinência e muito impacto criativo.
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