Case de marca: Pizzaria & Chopperia

 

A Uhu Pizzaria surgiu em 2009 no bairro de Austin, Nova Iguaçu-RJ, a primeira de muitas unidades no Estado do Rio de Janeiro. Alguns anos depois a pizzaria começou a crescer nos bairros de Piam, Belford Roxo – RJ e adotou sua nova marca como: Oba Oba Pizzas. 

Experimentar uma pizza saborosa é uma experiência única, e é isso que a Oba Oba proporciona a seus clientes. O próprio nome remete ao ambiente que é transmitido pela pizzaria, um lugar para a família, amigos, diversão e harmonia. 

Com o objetivo de poder levar as melhores pizzas a maior número de pessoas, a pizzaria continuou a expandir suas atividades, abrindo novas filiais, inovando no cardápio com petiscos especiais, drinks, chopes e sobremesas, aprimorando cada vez mais o lugar para degustar diversos sabores e curtir bons momentos.

Cenário anterior ao atendimento da Agência Mais Resultado

A pizzaria estava entrando no ambiente dos canais digitais. Sem muitas interações e versatilidade de ferramentas das plataformas nas redes sociais, fazia captação de novos clientes através das campanhas pagas. Seu site estava hospedado no Wix sem muitos ajustes devido aos limites do próprio servidor. Não fazia investimento em SEO, tráfego de forma orgânica e também não movimentava suas avaliações no Google Meu Negócio.

Cenário após o atendimento da Agência Mais Resultado

Durante o período do contrato, as atividades e análise ocorreram nas datas de 01/07/2021 – 31/01/2022. 

Google Ads.

Essa ferramenta do Google foi criada para gerenciar campanhas de marketing e de publicidade para aparecer nas buscas diretas do Google e em sites parceiros. 

Por meio dessa ferramenta foi possível criar anúncios específicos para cada campanha, controlar custos e monitorar acessos às páginas. Assim, as vendas puderam ser impulsionadas e convertidas em clientes que estão bem próximos de fechar uma compra. 

Segue os resultados: 

Os investimentos no Google Ads, trouxeram resultados incríveis. Nessa plataforma, a campanha rodou no mês de agosto e setembro de 2021, com o objetivo de captar novas franquias para a marca.

Comparado a investimentos anteriores, os cliques, impressões e conversões cresceram 100%, com o valor por clique abaixo.

Duas campanhas de pesquisa foram aplicadas, com a primeira voltada para trabalhar o branding da pizzaria e a segunda para captar clientes através da concorrência. 

Google Analytics.

Para medir e monitorar o tráfego dos usuários, usamos o analytics. Com essa ferramenta mensuramos o número de visitantes do site e de onde eles vieram. 

Também podemos observar o comportamento desses clientes no site, quais as páginas mais acessadas e eventos realizados através dos cliques nos botões mais importantes para captar leads.

Podemos observar na imagem acima, os monitoramentos do período de campanha para franquias. Buscando novos investidores para empreendimentos no mercado alimentício. A campanha trouxe o resultado de 21 pessoas interessadas em franquias referentes a Oba Oba. Campanha centralizada em conversões diretas no público selecionado. 

  1. Tráfego orgânico = Trabalho de SEO
  2. Tráfego de referência =Trabalho de redes sociais

Nesta imagem podemos observar de onde se originou cada evento, de onde os usuários partiram até a entrada no site. Esses cliques de eventos podem ser oriundos das redes sociais, de campanhas pagas e da performance de SEO que é o tráfego orgânico no site, sem necessidade de investimentos a parte para as plataformas. 

De acordo com a imagem, a campanha de franquias do Google Ads rodou no mês de agosto e setembro, mês e prazo selecionado pelo cliente. Não houve trackeamento direto para ligações, o objetivo foi promover a pizzaria por meio de sua tradição e lucros para a venda de franquias. Por meio de um texto de convencimento e um funil apurado para o cliente correto, foi possível chegar ao resultado esperado. 

Essa ferramenta nos apresenta análises detalhadas dos conteúdos, atividades, compartilhamentos e público da página. Nela também avaliamos os desempenhos recentes e comparamos com meses anteriores. 

Os insights do Facebook nos oferecem a oportunidade de avaliar as entregas dos conteúdos por segmentar entre as pessoas que já estão no perfil da empresa e as pessoas que não estão e foram impactadas, podendo ser um possível futuro seguidor.

Essa ferramenta nos apresenta análises detalhadas dos conteúdos, atividades, compartilhamentos e público da página. Nela também avaliamos os desempenhos recentes e comparamos com meses anteriores. 

Os insights do Facebook nos oferecem a oportunidade de avaliar as entregas dos conteúdos por segmentar entre as pessoas que já estão no perfil da empresa e as pessoas que não estão e foram impactadas, podendo ser um possível futuro seguidor.

O Instagram Insights nos proporciona analisar os dados da conta e o desenvolvimento do perfil. Com as métricas de conteúdos, sobre o público, novos seguidores, entre outros recursos, podemos entender o crescimento do perfil, as ações tomadas e seus resultados. Isso nos permite trabalhar as informações fornecidas, entendendo quem está sendo impactado no perfil e o que podemos oferecer a ele. 

O Instagram Insights nos proporciona analisar os dados da conta e o desenvolvimento do perfil. Com as métricas de conteúdos, sobre o público, novos seguidores, entre outros recursos, podemos entender o crescimento do perfil, as ações tomadas e seus resultados. Isso nos permite trabalhar as informações fornecidas, entendendo quem está sendo impactado no perfil e o que podemos oferecer a ele. 

Campanha nas redes sociais.

CAMPANHA PARA O ESTABELECIMENTO DO MÉIER

ORÇAMENTO TOTAL: R$1.000,00

ORÇAMENTO USADO ATÉ O PERÍODO DE AFERIÇÃO: R$865,84 (DE 12/01/2022 ATÉ 25/01/2022)

DURAÇÃO 19 DIAS

ESTRATÉGIA UTILIZADA:

1 – CAMPANHA DE ENGAJAMENTO

As campanhas de engajamento tem o objetivo de trazer proximidade da empresa para com os seguidores. Além disso, também evidencia as eficácias das suas ações de comunicação, indicando o nível de satisfação do consumidor com a sua marca, aumentando a autoridade e credibilidade que a sua empresa conquistou dentro do segmento de atuação. 

CRIATIVOS – 2 artes no estilo porn food e 1 arte da campanha de inauguração.

OBJETIVO – Qualificar o público quente (através de engajamento) e estabelecer o primeiro contato da marca com pessoas que não conhecem a OBA OBA.

NÚMEROS

  • ALCANCE – 41.872
  • IMPRESSÕES – 97.560
  • ENGAJAMENTOS – 20.397
  • FREQUÊNCIA – 2,33
  • CPM – R$5,12
2 – CAMPANHA DE TRÁFEGO

Esse objetivo de campanha tem o foco de levar o cliente a um destino, como um site, aplicativo, ligação ou conversa direta. As pessoas que acessam esse canal digital traz uma circulação ou tráfego nessas plataformas gerando mais engajamento na página. 

CRIATIVOS – 1 Arte da campanha de inauguração.

OBJETIVO – Aparecer para público engajado ofertando a promoção com botão de “ver cardápio” (link para delivery direto unidade méier).

NÚMEROS

  • ALCANCE – 75.122
  • IMPRESSÕES – 162.709
  • CLIQUES NO LINK – 1.194
  • FREQUÊNCIA – 2,17
  • CPM – R$8,67
3 – RESULTADOS DELIVERY DIRETO UNIDADE MÉIER (DE 12/01/2022 ATÉ 25/01/2022)
  • PEDIDOS – 98
  • RECEITA – R$4.517,98
  • ROI (RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO) – 4,21
4 – RANKING DO NÚMERO DE PEDIDOS DURANTE O PERÍODO DE AFERIÇÃO (DE 12/01 ATÉ 25/01)

5 – RANKING DOS 5 PRODUTOS MAIS VENDIDOS DE TODAS AS UNIDADES DURANTE O PERÍODO DE AFERIÇÃO (DE 12/01 ATÉ 25/01)

6 – DOCUMENTAÇÃO DE CAMPANHA

CAMPANHA DE ENGAJAMENTO:

Segue imagem demonstrando os resultados da campanha de engajamento. 

CAMPANHA DE TRÁFEGO:

Segue imagem demonstrando os resultados da campanha de tráfego.

DADOS DO DELIVERY DIRETO – UNIDADE MÉIER

DADOS DO DELIVERY DIRETO – PRODUTOS MAIS VENDIDOS (TODAS AS LOJAS)

Conclusão de campanha

Para ter êxito em vendas, precisamos de um orçamento mínimo por unidade que comporte:

  1. Uma campanha de engajamento com capacidade de entregar para no mínimo 90.000 pessoas com frequência de 1 x por semana;
  2. Uma campanha de tráfego com capacidade de entregar para no mínimo  70.000 pessoas com frequência de 1x por semana;
  3. Uma campanha de tráfego para remarketing com todas as pessoas que clicaram no link do delivery direto.

Seria importante:

  1. Uma campanha de tráfego com público semelhante ao que já clica no anúncio de tráfego
  2. Uma campanha de remarketing com público acima para aumentar o volume de conversão.

O custo diário para executar essa ação é de no mínimo R$60,00 com duração mínima de 3 semanas (porém é necessário considerar o cpc para cada localidade)

Rádio

As produções de rádio ainda são ótimos propagadores de notícias e anúncios, além de ser um dos veículos de propaganda mais barato e rápido, também permite ajustar a propaganda de acordo com as ações da concorrência, períodos do dia, eventos, datas especiais e promoções. 

Contando com a expertise do radialista selecionado, conseguimos abordar o público adequado através de prova social. 

No vídeo podemos observar o depoimento do radialista Clóvis Monteiro, com o objetivo de divulgar ao público a pizzaria. 

Google Meu Negócio

Por meio desse recurso do Google, empreendedores podem divulgar seu negócio de forma gratuita e orgânica. As empresas podem ser encontradas pela pesquisa do Google e potenciais clientes podem chegar até o cliente por meio do Maps ou ligações diretas. Os benefícios desta plataforma ajudam a aumentar o tráfego para o site, gerenciar melhor as informações da empresa, melhorar a presença digital da empresa e proporcionar publicidade gratuita e exposição no Google.

As imagens acima mostram as unidades que tiveram acompanhamento nas fichas de Google Meu Negócio, a descoberta da ficha por meio de postagens aumentou o ranking nas pesquisas de busca, as respostas às avaliações aumentaram a credibilidade da empresa, e as pesquisas de mapas e telefone das franquias por meio do tráfego orgânico de SEO cresceram no período.

Novo site

CARDÁPIO DIGITAL – BAIXE AQUI

Com os investimentos em campanha, cada vez mais é importante ter um bom site, sem contar que a maioria das plataformas contam com o recurso de promover o site ou levar tráfego até ele. Percebendo essa necessidade, um novo site foi projetado para a empresa. Um site responsivo e sem limites para edições em WordPress. Novo layout e menus para melhor usabilidade dos clientes, desenvolvimento de UX e UI com conteúdos voltados ao melhor tráfego do usuário. 

Novo sistema de telefonia

Para um bom funil de comunicação, é vital que a equipe de atendimento esteja alinhada com os novos clientes que estão entrando em contato com a empresa pela primeira vez. 

Devido isso, um novo sistema de telefonia para atender todas as unidades por meio de uma única central de atendimento foi implantado, melhorando o dinamismo entre as ligações e otimizando tempo e demandas de serviços. 

Novo desenvolvimento de franquia

A pizzaria expandiu, na estréia do verão a franquia de açaí e sorvete surgiu. 

Participamos desde a criação por inteiro da marca e seu manual de aplicações, como diversos materiais para mídia off. Também foi desenvolvido uma apresentação completa para prospecção de franquias dentro do segmentos de açaí e sorvete. 

Confira os materiais nas imagens a seguir.

Caixa 5L e Caixa 10L

Copo 360ml e Copo 500ml

Apresentação de franquias de 13 páginas.

Cartão de fidelidade

Folder

Flyer

Panfleto

Conclusão 

As aplicações e desenvolvimentos durante o período de contrato com a pizzaria foi de 100% de aproveitamento. Novos investimentos com boas aplicações sem gastos excessivos. Esse case nos mostra a importância de ter profissionais capacitados para entender o mercado, executar e acompanhar as métricas adotadas. 

A equipe Mais Resultado está pronta para oferecer seus melhores serviços trazendo as melhores conversões. 

 

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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