Antes de mais nada, aumentar as vendas do e-commerce não é um dos objetivos mais importantes para quem tem uma loja virtual? Por isso, definir estratégias de marketing para e-commerce é fundamental para o crescimento do seu negócio.
No entanto, há muita concorrência no meio digital. Entenda que criar uma loja virtual e disponibilizar seus produtos não é suficiente para vender online. Ou seja, algumas estratégias e boas práticas são necessárias para aumentar as vendas do seu e-commerce.
Estratégias para alavancar suas vendas
Agora, se você está se perguntando quais são as melhores estratégias e como colocá-las em ação, compilamos uma lista de ações que podem ajudá-lo a expandir seus negócios online.
SEO
As pesquisas atualmente confirmam a importância do uso de técnicas de SEO para os buscadores. O primeiro passo é confirmar se o seu provedor de plataforma de e-commerce possui soluções otimizadas para garantir que sua loja seja relevante nas buscas orgânicas.
Então, quando se trata de estratégia de marketing, identificamos alguns pontos-chave a serem considerados:
- Sua página de produto precisa transmitir credibilidade e ter descrição adequada do seu serviço ou produto, fotos boas e um layout que facilite a compra do usuário.
- Use as palavras-chave de forma estratégica. Eles precisam estar presentes em suas descrições de produtos, tags, títulos, meta description e até nas imagens.
- Preste atenção nos links quebrados e na velocidade de carregamento.
Mídia paga (Links patrocinados)
Um anúncio do seu e-commerce pode aumentar o acesso à sua loja e potencialmente aumentar suas vendas. Existem variadas formas de fazer anúncios para sua loja virtual, mas as que têm maior probabilidade de serem positivas e acessíveis financeiramente são os Anúncios do Facebook e os Anúncios do Google.
De forma resumida, o Facebook Ads é o espaço vinculado com o Instagram e Facebook. Existem vários tipos de anúncios, como stories, posts e até o formato que inicia uma conversa no Messenger. O Google Ads, por outro lado, é a plataforma de anúncios do Google. Lá você encontrará diversos formatos, incluindo anúncios de banner em sites que afetam seu público-alvo, Google Shopping, Remarketing entre outros.
Caso você não domine essa área de anúncios, não se preocupe, pois tanto o Facebook, quanto o Google, disponibilizam cursos básicos e avançados.
E-mail marketing
O e-mail marketing pode até ser considerado uma estratégia mais tradicional do marketing; no entanto, quando implementado corretamente, pode resultar em grandes conversões de vendas.
Por isso, você precisará de uma grande base de clientes interessados que tenham vindo através de sua loja online e/ou de suas redes sociais. Mas lembre-se, ao enviar e-mails, não envie apenas mensagens comerciais; envie conteúdo valioso também.
Além disso, o e-mail marketing oferece a facilidade de automação na comunicação com os clientes, dando a você mais tempo para se concentrar em outras estratégias enquanto os e-mails estão sendo enviados.
Diversos podem ser os formatos como, e-mail promocional, newsletter, sazonal, comemorativo e de boas-vindas. E por fim, não deixe de acompanhar suas métricas e resultados desses envios.
Redes Sociais
As redes sociais podem ser uma excelente estratégia para melhorar o posicionamento da sua marca, manter o contato direto com seus consumidores e aumentar as vendas.
No entanto, é fundamental manter a consistência e publicar conteúdo útil para que as redes sociais da sua empresa forneçam resultados positivos. Suas redes sociais não podem ser apenas uma vitrine para produtos. Ou seja, utilize as plataformas como canal de comunicação através do qual poderá estabelecer uma ligação entre a sua marca e os seus clientes.
Uma ótima dica é mostrar o dia a dia do seu negócio, incluindo instruções de uso de produtos, feedback de clientes, caixas de perguntas para buscar dúvidas dos clientes, entre outras coisas.
Promoções de vendas
É fato que fazer promoções para sua loja virtual pode te ajudar a aumentar suas vendas. As ações promocionais são bastante importantes no varejo, e é lógico que isso não seria diferente no mundo da internet.
Fique atento às datas comemorativas ou crie campanhas exclusivas da marca para atrair a atenção do seu público-alvo. Para ajudá-lo, compilamos uma lista de dicas que ajudarão você a maximizar suas ações promocionais:
- Cupom de desconto: para indicações, aniversário, primeira compra, para lançamento de novos produtos ou para uma data especial;
- Frete grátis: Determine as regiões onde a promoção pode ser utilizada, ou utilize uma plataforma que possa ajudá-lo a obter uma maior margem de lucro no seu frete.
- Brindes: Compra acima de um valor pré-determinado se um cliente indicar outro.
Reputação
Acima de tudo, sua reputação, o feedback e as classificações de clientes, são muito importantes no momento da compra. Antes de realizar qualquer compra, o cliente realiza uma busca na web procurando indicadores que demonstrem a reputação e credibilidade de da empresa.
Ou seja, buscar informações antes de concretizar um negócio é uma tendência que está ganhando força graças à conveniência da internet. Por isso, é fundamental ficar atento a sua reputação.
Além disso, disponibilize todos os canais de comunicação para que seus clientes consigam contato com você, no caso de alguma dúvida ou problema. E lembre-se: quanto mais rápido a resposta for dada, mais credibilidade passará ao consumidor.
Pós venda
Saber como fidelizar seus clientes é um dos passos mais cruciais para aumentar as vendas do seu e-commerce. Uma ótima estratégia de pós-venda é criar “novos promotores” Ou seja, clientes que, além de adquirirem seu produto, o recomendam a outros clientes em potencial.
Por fim, encontrar boas estratégias de marketing digital para e-commerce pode ser a diferença no desempenho do seu e-commerce. Por isso, reserve um tempo para se dedicar a essa área com a atenção que ela merece.
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.