Como configurar SEO do meu site?

Saber configurar o SEO (Search Engine Optimization – Otimizaço para motores searchca) no seu site, redes sociais e outros canais é fundamental para promover a presença online da sua empresa.

É fato que o processo de otimização de sites (SEO) é complexo e difícil, mas seguindo nossas dicas e contando com profissionais experientes e qualificados, seu site poderá ter uma classificação mais alta e melhor nos resultados de pesquisa dos principais buscadores, como Google e Bing.

O que é SEO e por que precisamos dele?

SEO (Search Engine Optimization) é uma abreviatura para “Otimização para Motores de Busca” na língua portuguesa. Esse método é uma coleção de técnicas e configurações que você pode implementar em seu site para ter maior visibilidade nos mecanismos de pesquisa como o Google.

Quando as técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) são usadas corretamente, os sites podem ser otimizados para obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa. E de forma natural (orgânica), ou seja, de uma forma em que você não precise gastar dinheiro em publicidade para se destacar.

Essa otimização pode ser realizada de várias maneiras. Pode aparecer no próprio corpo do texto, nas configurações do site ou até mesmo na titulação e nomes de arquivos das imagens inseridas.

Quanto mais otimizado for um site, maior a probabilidade de ter uma classificação alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Isso é o que você precisa para se tornar um ímã de tráfego, uma potência de vendas e uma autoridade respeitada na comunidade online do seu setor.

O SEO pode em:

SEO On-Page: um dos aspectos mais importantes do SEO é a otimização na página. Eles são aqueles que você coloca dentro de suas páginas do site. Você pode otimizar o tempo de carregamento do seu site, o conteúdo que publica, as páginas de destaque (como landing pages) e código da linguagem.

SEO Off-Page: são aqueles aplicados por fora das páginas do site. Simplificando, eles são os links usados para referenciar outros sites de autoridade e links de sites que referenciam para o seu.

Por que o SEO é crucial para o seu negócio online?

Qualquer empresa que está na internet quer ser reconhecida e lembrada como uma autoridade em seu segmento. Um site bem otimizado, com estratégias de SEO, será exibido e recomendado nos resultados dos buscadores.

Vamos imaginar uma situação hipotética:  você tem um site de clínica oftalmológica e que cerca de 50.000 pessoas por mês usam o Google para procurar “clínica oftamológica” seja na sua localidade ou não.

Se o seu site aparecer próximo ao topo dos resultados de pesquisa, você verá um grande aumento de visitantes e potenciais clientes. E não é esse o tipo de sucesso que você imagina para o seu negócio?

Além disso, um estudo sobre cliques orgânicos (cliques que não foram patrocinados) revela que o principal resultado de busca no Google recebe 21% de todos os cliques de internautas. A posição 2 recebe 10% e a posição 3 recebe 7%.

Veja algumas dicas importantes para a otimização do seu site!

*Investigue as palavras-chave que geram os melhores resultados

O primeiro ponto importante é coletar dados através de ferramentas e entender como seu público-alvo pesquisa por termos mais usados relacionados ao seu negócio. E, com isso, criar uma listagem de palavras-chave apropriadas para seu site ser encontrado através dessas pesquisas. É crucial identificar as palavras que darão mais retorno e levarão mais tráfego para seu site.

As ferramentas corretas poderão te fornecer estatísticas para que se concentre na estratégia mais assertiva.

Assim que estiver com a relação de palavras sobre seu segmento, é indicado utilizar palavras-chave de “cauda longa”. Esse termo se refere a palavras-chave formadas por, pelo menos, 3 palavras, que formam uma pequena frase.

Por exemplo, clínica dermatológica no Rio de Janeiro, é um termo de cauda longa. Ou seja, usuários que pesquisarem no Google encontrarão seu site como sendo mais recomendado que outros.

Esse tipo de pesquisa é mais segmentada e atrai clientes que realmente buscam pelo seu serviço. E quem define as melhores sugestões de sites ou conteúdos é o próprio algoritmo do Google. Por isso, utilizar palavras-chave de cauda longa é um grande diferencial.

*Link Building

Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa valorizam muito o número e a qualidade dos sites externos que apontam links diretamente ao seu.

A classificação do seu site melhorará proporcionalmente à qualidade dos links que levam a ele. Tenha em mente, porém, que os algoritmos dos mecanismos de busca podem identificar técnicas inadequadas de link building, como crescimento de links externos inflados artificialmente.

Portanto, um link building bem-sucedido deve ser o resultado de bons relacionamentos positivos com outros criadores de conteúdo do seu nicho de mercado. Crie parcerias e beneficie-se da troca de conhecimento e informação.

*Conteúdo de qualidade

Pode até parecer uma dica óbvia recomendar que seu site tenha conteúdos de qualidade e únicos, afinal, um conteúdo que atenda às necessidades e expectativas de seu público-alvo é essencial para reter visitantes e ter relevância nos resultados de busca orgânica.

Mas, além disso, mecanismos de pesquisa como o Google possuem algoritmos que cruzam dados e posicionam sites relevantes nos resultados de pesquisa. Ter conteúdo sem qualidade pode ter um efeito negativo na indexação do seu site e no sucesso da sua estratégia de marketing digital.

E lembre-se: nunca copie conteúdo de outros sites! Isso será considera plágio e o Google entende que não houve esforço para que possa ser destacado nas buscas. Seu site ainda pode sofrer penalizações.

*Título e meta descripition personalizados

O título da sua página aparecerá nos navegadores dos usuários e nas pesquisas do Google exatamente como você configurou.

Além disso, temos as meta description, que são breves resumos do conteúdo da página que permitem que os usuários decidam se devem ou não clicar em um determinado resultado de pesquisa. Fique de olho na contagem de caracteres! 70 é o máximo sugerido para títulos e 160 para meta description.

*Otimização de imagens

Embora isso envolva como o Google e outras ferramentas de pesquisa lêem o HTML e o código do seu site, é sempre importante para o SEO levar em consideração nomes de arquivos e alt tag, que fornecem uma descrição alternativa de uma imagem em HTML. Se você precisar hospedar novas imagens, tente manter um sistema organizado e um tamanho de arquivo pequeno. Não use imagens que não tenham nada a ver com o assunto do seu site. Relevância é sempre importante.

*Compartilhe seu conteúdo

Torne sua estratégia de marketing de conteúdo mais eficaz. Ao informar seus seguidores de mídia social quando um novo conteúdo foi adicionado ao seu site, você pode aumentar o tráfego e melhorar suas estratégias e resultados de SEO.

Quer otimizar seu site e ainda não sabe como usar todas essas estratégias de SEO? Não se preocupe!

Entre em contato com nossos especialistas e solicite uma reunião. Teremos prazer em iniciar essa parceria!

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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