Dicas de como produzir vídeos para YouTube

Para alcançar os resultados desejados, a produção de vídeos no YouTube necessita de algumas boas práticas. Veja o que você pode fazer para atrair usuários e alcançar o sucesso nessa rede social!

Você já entendeu que a produção de vídeo é uma tendência do momento? De acordo com estudos, 80% dos consumidores alternam pesquisas de texto e de vídeo antes de decidir uma compra. Além disso, empresas que adaptam seus sites para pesquisa visual tendem a ter um aumento significativo nas vendas online.

Grande parte, proporcionado pelo YouTube. Por isso, se se tornou uma ferramenta vital para marcas e influenciadores digitais. Ambos fornecem serviços ou produtos, e seu conteúdo visual tem potencial para atrair um grande número de clientes e seguidores.

A questão é: como você pode produzir vídeos para se destacar da concorrência? Neste artigo citaremos os principais detalhes para ajudá-lo a alcançar o sucesso. Confira!

Qual equipamento utilizar?

O primeiro passo na produção de vídeo é escolher o equipamento que será usado na gravação. Tudo vai depender do seu orçamento. Se você não tem muito dinheiro, um smartphone com uma boa câmera pode ser suficiente. Pode acreditar: muitos modelos oferecem excelentes resultados.

Se você puder gastar um pouco de dinheiro, pode investir em uma câmera melhor. O importante é que você saiba que não precisa iniciar essa fase com equipamentos top. Comece com o melhor possível. Afinal, outros fatores influenciam no resultado desse trabalho.

Fazendo um bom roteiro

O ideal é que seus vídeos sejam atrativos e curtos, exceto se seu objetivo único for diferente, como realizar um webinar ou ministrar um curso. Em qualquer caso, o roteiro deve ser bem elaborado e consistente.

Ele é quem vai orientar o processo de produção de conteúdo. Por isso, é fundamental que no roteiro estejam sinalizados:

  • As cenas que serão gravadas;
  • Os tópicos abordados;
  • Os participantes;
  • As características do cenário.

Entenda que ser específico e organizado é o ideal. Dessa forma, você pode até praticar suas falas antes de gravar para evitar erros e a necessidade de repetições.

Você também deve definir o conteúdo e o formato do vídeo neste momento. Se você está tendo problemas para criar as falas, anote suas ideias em um papel, classifique-as por importância e, em seguida, crie o conteúdo.

Lembre-se que a oratória é fundamental para transmitir autoridade — e que também depende de um roteiro bom. Esta é uma maneira de dar mais valor ao seu material e garantir a sua qualidade. Por isso, procure alguém que possa transmitir informações com precisão e clareza.

Preparação para gravação

No momento de criação dos vídeos, você precisa considerar fatores importantes para garantir a qualidade desejada. Veja alguns:

  • Poluição visual: evite ter muita informação visual. O efeito fica ruim, pois distrai a atenção.
  • Duração do vídeo: fundamental passar a ideia sem se alongar demais na gravação. Não existe fórmula certa, tudo vai depender do seu conteúdo e objetivos.
  • Isca: são elementos usados para atrair o público, especialmente se utilizar uma informação atraente e curiosa nos segundos iniciais. Dessa forma, maior será a chance de o usuário assistir até o final.
  • Emoção: você precisa se conectar com seu público. Por isso, passar sentimento irá demonstrar o que deseja e ter mais reconhecimento.

Além destes fatores, é necessário implementar algumas práticas que resultarão numa produção de vídeo que seja mais atrativa aos usuários. Quer saber quais são? Confira as dicas que separamos para você!

Atenção ao áudio

O áudio também é importante na produção de vídeo. Afinal, não adianta ter cenas perfeitas com som alto que incomoda quem assiste. Por isso, procure gravar em locais sem barulhos altos e com microfones de qualidade. Observe a edição de áudio e, se possível, adicione uma trilha sonora de alta qualidade.

Controle da imagem pessoal.

A percepção que os outros têm de você é crucial para a gravação de vídeo. Esta é uma maneira rápida de estabelecer uma conexão pessoal. Pode ser que a pessoa está assistindo não te conheça, por isso, uma dica importante é mostrar logo quem é.

Outro ponto é projetar sua voz e colocar um tom adequado aumentando sua reputação. Se atente a dicção facilitando a compreensão do usuário.

Pós-produção

O seu vídeo pode estar bom, mas muito provavelmente vai ter defeitos. E para resolver esse ponto, contamos com a pós-produção. O objetivo é editar seu vídeo e garantir a melhor qualidade possível. Mas tenha sempre em mente, que não é possível fazer milagres, mas o resultado será melhor.

Criando um canal no YouTube

O primeiro passar para conseguir divulgar seus vídeos e/ou transmissões ao vivo é criar um canal no YouTube. Porém, No entanto, o serviço oferece dois tipos de canais: pessoal, que está vinculado diretamente à conta do usuário, e profissional ou marca, que oferece opções adicionais para uso comercial.

Independentemente do tipo escolhido, criar qualquer um deles é muito simples.

Criando um canal no Youtube

Veja agora as diferenças entre um canal pessoal e um canal profissional (ou de marca) do YouTube e como cria-los.

Canal pessoal no Youtube – Como criar?

Por padrão, só é permitido pelo YouTube, a criação de um canal pessoal por conta Google. Ou seja, trata-se de um processo único por cada conta (e-mail). Caso deseje ter mais de um canal pessoal, vai precisar criar outras contas do Google.

De forma geral, o canal pessoal funciona mais para armazenar informações e preferências do usuário, mas pode ser operado também como canal profissional.

Porém, é restrito ao usuário, ou seja, não é permitido inclusão de equipe e/ou administradores, como ocorre nas contas profissionais.

  1. Faça login na sua conta go Google que você deseja criar o canal;
  2. Entre em configurações de conta e clique no seu avatar e depois em configurações;
  3. Na próxima tela, entre com seu nome e também sobrenome e depois, clique em Criar Canal;
  4. Canal criado. Clique em Personalizar canal;
  5. No campo, Adicionar arte do canal, adicione uma imagem personalizada como banner. As dimensões recomendadas são 2.560*1.440 pixels com tamanho de, no máximo, 6 MB.

Pronto! Seu canal pessoal está criado e atrelado à sua conta do YouTube.

Canal profissional (de marca) no Youtube – Como criar?

Com seu canal pessoal criado, você poderá criar canais profissionais atrelados à essa conta principal.

Com um canal pessoal já criado no YouTube, você pode criar canais profissionais ligados à sua conta principal. É possível ter mais de um, cada um tratando de determinado assunto regras para compartilhamento de conteúdo.

Ao contrário de um canal pessoal, o profissional permite atribuir proprietários e administradores, cada um com um conjunto de permissões que especificam o que podem e não podem fazer.

Dicas de como produzir vídeos para YouTube

A forma de criação de um canal de marca é semelhante ao de criação de um canal pessoal, porém você precisará criar uma conta de marca para ele. Cada conta pode gerenciar somente um canal, mas você pode criar quantos quiser.

  1. Faça o login na conta Google;
  2. Entre em Configurações de conta YouTube ou clique no avatar, e logo depois, em Configurações;
  3. Em Sua conta, clique em Ver todos meus canais ou criar novo canal;
  4. O YouTube listará todos os canais que estão ligados à sua conta;
  5. Clique Criar um novo canal;
  6. Na próxima tela, digite nome da marca que planeja criar e clique em Criar.

Com isso, seu canal profissional foi criado. As opções de personalização são as mesmas do canal pessoal.

É fundamental que o usuário preste atenção a diversos detalhes, como o nome do canal, a arte de capa, a descrição e as informações de contato, principalmente se o usuário deseja que o canal seja atraente ao público em geral, bem como os parceiros comerciais.

Tenha muito cuidado ao selecionar cada um deles, pois é através desse canal que você vai postar seu conteúdo e, muito provavelmente, vender seu peixe.

Agora que você já entendeu tudo sobre produção de vídeo, pode colocar em prática as dicas que aprendeu. A partir daí, basta investir em conteúdo de alta qualidade para atrair seguidores e agregar valor à sua estratégia.

Author avatar
Mais Resultado
https://agenciamaisresultado.com.br

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.