Ensinamentos do filme “Fome de poder” que conta a história do Mcdonalds

A história da rede de fast food McDonalds é uma grande referência para os empreendedores. Tanto no livro “O nome da marca”, de Isleide Arruda Fontenelle, quanto no filme “Fome de Poder (The Founder)”, escrito por Robert Siegel, aqueles que querem empreender encontrarão boas lições.

Neste artigo, a agência Mais Resultado, especialista em Marketing Digital, sediada no Rio de Janeiro, abordará pontos importantes da trajetória da marca.

 

Ray Kroc: empreendedor por excelência

A marca não se fez por conta dos seus criadores, os irmãos McDonalds, mas por um visionário curioso que entendeu, ali, uma grande oportunidade para ganhar o mercado americano.

Ray Kroc, fundador da McDonald’s Corporation, sempre foi inquieto e, desde jovem, buscou oportunidades de fazer dinheiro até se tornar um empreendedor. Com pouco mais de 40 anos, ele acreditou no multiprocessador que ele mesmo criou. Foram oito anos de persistência até que, aos 52 anos, recebeu um pedido muito maior do que o normal de seus produtos: seis unidades.

E foi procurar saber o porquê daquela aceitação de seu multiprocessador em um contexto onde os restaurantes o renegavam.

O que se aprende com Ray Kroc e tantos outros empreendedores é que sem obstinação e crença naquilo que se quer realizar não se adquire uma visão de mercado necessária para dar ao público aquilo ele precisa.

A história de Ray Kroc foi feita de tentativas e erros até o seu grande acerto. Portanto, não esmoreça, caso sua primeira tentativa não tenha dado certo.

Drive-in na década de 50

Drive-in na década de 50

McDonalds no contexto dos anos 30, 40 e 50

O período compreendido entre os anos 1930 e 1950 do século XX na Califórnia foram conhecidos como “Fabulosos”, apesar da Grande Depressão de 1929. A cidade estava repleta de carros conversíveis e seus donos gostavam de ostentá-los.

Um dos locais preferidos dos californianos eram os Drive-ins. Ali, eles levavam suas famílias e exibiam seus carrões. Mas os serviços prestados por esse tipo de restaurante eram falhos: pouco práticos e exigindo um longo tempo de espera (cerca de meia hora), muitas vezes, entregavam a comida fria e o pedido errado.

Quando Ray Kroc, perseguindo o pedido de seis unidades de seus multiprocessadores, chegou aos irmãos McDonalds, percebeu uma grande oportunidade de gerar algo que poderia, mais do que derrotar, eliminar a concorrência. Não havia Drive-in dando conta de suas demandas satisfatoriamente. O mercado de alimentos precisava de uma nova visão.

Outro ponto aprendido com Ray: inovação.

Sem ainda ser criada, a atual Estratégia do Oceano Azul se aplica à atitude do empreendedor americano. Esta técnica consiste em criar projetos inovadores a partir da busca por espaços inexplorados de mercado, capaz de tornar a competição irrelevante, criando uma nova demanda para o produto ou serviço desenvolvido por uma marca.

Não se trata de ter um diferencial, é mais que isso! Trata-se de alcançar fatias de mercado que passem a demandar o seu produto, por ele melhorar consideravelmente a vida do consumidor.

 

O sistema McDonalds

As lanchonetes Drive-in entregavam o produto frio e errado em 30 minutos, o restaurante McDonald’s entregava o pedido certo em 30 segundos. O segredo: a padronização dos seus produtos e do método produtivo.

Depois de eliminar mais de 20 produtos, o McDonalds reduziu seu cardápio a apenas três que eram responsáveis por mais de 80% do faturamento real: hambúrguer, milk-shake e batatas-fritas. O objetivo era tornar o serviço mais rápido para os clientes e mais rentável para os donos.

Para chegar à configuração definitiva da loja, foi necessária a construção de um protótipo (um Mínimo Produto Viável ou MVP) testado pelo público. Entendo os erros do protótipo, a rede de fast-foods pôde adequar seus serviços, deixando-os mais eficazes e atraentes.

Não foi imediata a boa aceitação do público, mas, depois dos primeiros clientes, a propaganda boca a boca foi a grande responsável pelo sucesso da marca.

Atualmente, o McDonalds é uma das maiores multinacoinais do mundo

Atualmente, o McDonalds é uma das maiores multinacionais do mundo

Sistema de franquias: a grande visão do empreendedor

Contudo, mesmo depois de explodir e aumentar a rede, o McDonalds ainda não dava o lucro desejado e, em contato com um empresário do mercado imobiliário, Ray teve um entendimento crucial.

Não seria o método “speedee”, criado pela empresa, o responsável por fazer o dinheiro entrar. A verdadeira oportunidade (visão) não estava na venda do treinamento e da metodologia para os interessados em possuir uma franquia da loja. Estava no terreno onde ela iria funcionar.

Com isso, o modelo de negócios do McDonald’s passou a arrendar o terreno onde a loja franqueada era montada, começando a integrar, além do ramo de alimentos, o setor imobiliário.

E, assim, a grande rede de fast-food se construiu e cresceu.

 

Empreendedores e Marketing Digital

Como se viu, uma ideia inovadora é apenas responsável pelo start do processo. Mas não se sustenta, caso não esteja acompanhada de uma visão empreendedora que a alavanque.

Pesquisa, demanda do mercado, comportamento do público, criação de protótipos, testes, contatos assertivos e estratégias de distribuição e de entrega são algumas das etapas que levam uma marca ao sucesso.

A diferença entre a década de 50 e os dias atuais é que naquela época não existia o marketing digital que torna todo esse processo muito mais rápido, acessível e econômico. Sobretudo, econômico.

Através da internet, é possível fazer testes de protótipos sem investir muito dinheiro, além de se obter uma eficácia de alcance da marca muito maior. As ferramentas usadas no marketing digital facilitam a vida do empreendedor, porque otimizam o tempo, fazendo, por exemplo, a análise das métricas de pesquisa de forma otimizada, rápida e muito mais assertiva.

Quer empreender? Siga o exemplo de Ray Kroc. Mas, lembre-se, não estamos nos anos 50 do século XX. Adapte-se aos novos tempos! O marketing digital é o maior aliado dos empreendedores dos dias de hoje.

Para uma consultoria completa em marketing digital, vem para a agência Mais Resultado. Acesse nosso site.

Author avatar
Mais Resultado
https://agenciamaisresultado.com.br

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.