Marketing de Influência: como aproveitar esse mercado em expansão?

Em 2019, uma pesquisa do IBOPE Inteligência sobre “O Brasil e os Influenciadores Digitais” trouxe números impressionantes.

Com o aumento do acesso à internet, a importância do Marketing de Influência cresceu. Para dar uma ideia, naquele ano:

  • 52% dos brasileiros conectados já seguiam algum digital influencer;
  • 50% desses internautas nacionais (ou seja, praticamente todos os que acompanhavam as publicações de alguma referência nas redes) costumavam comprar produtos ou serviços indicados em seus posts.

 

De lá para cá, esses números só subiram. 

A cada ano, essa estratégia ganha mais relevância nas campanhas de comunicação

Se você é empreendedor e quer saber como o Marketing de Influência pode trazer retornos de imagem e de vendas para as suas marcas, continue lendo. 

Se é blogueiro ou celebridade e precisa de apoio para profissionalizar ainda mais o seu negócio, fica aqui com a gente também. 

Nós reunimos muitas informações sobre o tema. E, no final, além de um case da Mais Resultado, apresentamos soluções para empresas e influenciadores

 

Primeiro, o que é Marketing de Influência?

Marketing de Influência é uma estratégia que conta com a reputação e a credibilidade de blogueiros e/ou celebridades que têm número grande de seguidores nas suas redes ou canais. 

Como eles estão lá no dia a dia, criando conteúdo e relacionamento, formam uma audiência cativa. E, com isso, passam a ter o poder de influenciar as decisões dessas pessoas. Ninguém melhor do que eles para ajudar a divulgar e vender produtos ou serviços.

Para dar uma ideia, depois dos parentes e amigos próximos, esses produtores de conteúdo costumam ser os maiores influenciadores das decisões de compras das pessoas que os acompanham. 

 

Do que o Marketing de Influência precisa para dar certo?

Para que o Marketing de Influência garanta mais resultados, são importantes alguns requisitos. 

Para começar, o universo de assuntos abordados no dia a dia desse blogueiro ou celebridade precisa ter aderência ao produto ou serviço divulgado. Ele não pode, por exemplo, ser adepto do veganismo e anunciar um cosmético testado em animais. Coerência e autenticidade reforçam a confiança. 

O perfil e o nível real de engajamento dos seguidores também precisam ser avaliados. Para ajudar a selecionar quais os influenciadores mais adequados para cada campanha, aqui na Mais Resultado, a gente costuma usar duas ferramentas. 

  • Socialblade: identifica o envolvimento da audiência, se essa audiência é real ou foi comprada, qual a idade e o perfil dos seguidores etc.
  • Ifruit Digital Influencers: outro facilitador para o planejamento, que ajuda na segmentação, por exemplo, da região, do tema etc.

 

Na prática, como funciona o Marketing de Influência?

Para você visualizar tudo isso com clareza, vamos falar sobre um case nosso para o Monoï Tiki Tahiti, um óleo que pode ser usado no rosto, no corpo e no cabelo. 

Produzido no Chile, o Monoï tem origem numa história envolvente a partir de uma flor do Tahiti. Mas as intenções eram: sensibilizar as mulheres brasileiras, criar vínculos e passar credibilidade aqui no país

A partir do Socialblade e do Ifruit, selecionamos uma série de blogueiras adequadas à comunicação: capazes de personificar os atributos da marca e voltadas para o público de interesse da Monoï.

Participaram dessa ação: Bruna Valle, Mariana Fontes, Iris Prazeres, Marcele Casagrande, Thaiz Lopes, Yara Veras e Priscilla Brandão. 

Os resultados têm sido de engajamento total

 

Quantas pessoas são atingidas por este tipo de comunicação?

Em média, o alcance orgânico (não pago) de uma publicação feita por um blogueiro ou celebridade fica entre 5 e 10% da sua base de seguidores

Ou seja, se ele tem um milhão de pessoas na rede, entre 50 e 100 mil pessoas serão impactadas pela comunicação sem custo de veiculação. 

Isso também significa que hoje em dia é bem mais acessível ter uma celebridade vendendo seu produto ou serviço. Ninguém precisa mais pagar os altos custos de um comercial de tevê. 

 

Como posso aproveitar esse mercado em expansão? 

A Mais Resultado tem tudo para apoiar os projetos de Marketing de Influência de uma ponta à outra do processo. Veja. 

Para você, que tem um produto ou serviço para divulgar, nossa agência tem profissionais especializados para conduzir todo o projeto:  

  • entendemos a sua demanda;
  • planejamos as ações, desde a escolha dos blogueiros mais adequados, a partir do cruzamento do seu público-alvo e do seu nicho de atuação com as áreas e os perfis dos influenciadores; 
  • executamos e acompanhamos cada fase, com negociação, contratação e entrega de relatório final;
  • caso você precise de um trabalho integrado, oferecemos outros serviços, como marketing digital, propaganda off-line, produção de fotos e vídeos e todas as  opções de uma agência completa. 

Para você, que é um blogueiro ou celebridade, funcionamos como agenciadores, contribuindo para profissionalizar o seu trabalho: 

  • criamos o seu Mídia Kit – com números ligados à sua performance, dados demográficos da sua audiência  e outras informações importantes para uma clara identificação do seu perfil;  
  • juntando experiência, técnicas e linguagem comercial, negociamos por você, intermediando contratações tanto com os nossos clientes, quanto com outras potenciais empresas que busquem os seus serviços de divulgação;
  • caso queira fotos ou vídeos com alta qualidade, temos ainda profissionais especializados e um estúdio próprio. 

Tudo isso com uma taxa que varia entre 20 e 30% do valor total do orçamento. Aproveite para fazer agora mesmo seu cadastro em nosso site.

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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