Agência de marketing digital para médicos e dentistas

Marketing não é um assunto comumente abordado nas faculdades de medicina ou em outras áreas da saúde. Isso prejudica os profissionais que visam empreender após a graduação. Ainda há um mito de que o marketing médico é proibido. É comum que profissionais tenham em mente que os médicos são proibidos de investir em estratégias de marketing.

Não é novidade que o consumidor atual é muito mais exigente e antenado que antigamente. Além disso, as pessoas também estão mais preocupadas com a saúde, de forma geral.

Por conta disso, o Google passou a ser a primeira opção na hora de pesquisar sintomas e encontrar especialistas bem avaliados por outros na web.

Isso abre uma ótima oportunidade para que médicos consigam atrair mais pacientes e fidelizá-los por meio de estratégias de Marketing bem-feitas.

Mas, será que vale mesmo a pena investir no marketing médico ?

Por que investir em marketing médico digital?

Marketing Médico é o conjunto de técnicas e estratégias de Marketing, aplicados à área médica respeitando as determinações do CFM, Código de Publicidade Médica e Código de Ética Médica.

Cada vez mais, as pessoas pesquisam, escolhem e contratam serviços de forma on-line, e isso inclui consultas, exames, cirurgias e qualquer procedimento médico.

Por isso, um médico que deseja atrair novos pacientes e ser lembrado pelos antigos precisa estar bem posicionado no Google e presente nas principais redes sociais.

E a comunicação em saúde é diferente das outras áreas, o que exige uma estratégia de marketing digital baseada nos critérios da propaganda médica (Resolução CFM Nº 1.974/2011).

Dessa forma, o marketing médico vai contribuir para a construção, para o posicionamento e a expansão da sua marca no mercado. Se você quiser saber mais sobre os limites do marketing médico, de acordo com o CFM

4 estratégias corretas para o marketing médico

1- O marketing de atração, o popularmente chamado Inbound Marketing, que consiste no uso de um conjunto de estratégias que têm o objetivo de converter clientes através de conteúdos relevantes.

O conteúdo qualificado é uma das principais formas de atrair pessoas hoje em dia, porque apresenta um retorno sobre investimento muito alto.

Através de conteúdo que seja relevante para o tipo de pessoa que você quer alcançar, será possível conseguir a atenção do seu público-alvo e ajudá-lo de verdade.

Através da comunicação nas mídias digitais, é possível conquistar autoridade e credibilidade para uma marca. Essa técnica ajuda transformar seguidores em pacientes. Torne-se em um profissional conhecido, reconhecido e valorizado.

2- Site pronto para conversão do Google

Site deve ser uma das suas prioridades ao investir no marketing médico. Por quê?

Diferentemente das redes sociais, você pode fazer uso do google para atrair pacientes para o site, então é importante otimizar ao máximo esse canal para isso. Como?

Fazer o design responsivo ou seja, um site preparado para ser usado mesmo em dispositivos móveis, é uma forma. Além disso, há muitas outras formas de otimizar um site para conversão.

Testar a qualidade do site na ferramenta de velocidade do page speed  https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=pt-br

3- Instagram

O Instagram tem crescido também no marketing médico. Mas como ele pode ser usado?

Essa rede é mais voltada para fotos e vídeos curtos, e tem um tom leve e divertido. Então, é importante não adotar um tom sério demais ao usá-la.

Uma boa ideia é destacar fotos e vídeos que destaquem curiosidades e fatos importantes sobre diferentes doenças e tratamentos. Procure usar imagens de alta qualidade, que atraiam os seguidores.

4- LinkedIn

É uma rede social com objetivo profissional, ou seja, você pode se conectar tanto com seus pacientes quanto com colegas de profissão.

Sendo assim, além de ser um canal de marketing essa rede também é um bom lugar para fazer networking e promover sua marca pessoal.

Use o LinkedIn também para expor artigos publicados em periódicos médicos, mostrar sua capacitação e histórico profissional.

 

5 estratégias de como colocar o site do consultório médico na primeira página do Google

1 – Ter um blog

O primeiro passo para aumentar a visibilidade da sua clínica no Google é ter um blog. É neste espaço que são vinculados os conteúdos essenciais para se destacar neste site de busca.

Sem um blog fica muito difícil fazer que um site ganhe evidência nas primeiras páginas, já que o Google faz uma busca de acordo com os conteúdos escritos inseridos nas pesquisas.

Por exemplo, quando alguém digita no Google “o que fazer para diminuir a pressão arterial”, o buscador procurará por sites que ofereçam esta resposta.

Trata-se de uma resposta em texto. Se você tiver um blog com este conteúdo, as chances de você aparecer logo nos primeiros resultados desta pesquisa são muito maiores.

 

 

2 – Aplicar estratégias de SEO

Saiba que essa estratégia é um dos pilares de como colocar seu consultório médico na primeira página do Google. SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de ações aplicadas aos textos que aumentam a visibilidade dos seus conteúdos no Google.

Além de aumentarem o número de visitantes a um site/blog, essas técnicas geram maior autoridade pelo fato de posicionar o conteúdo entre os principais resultados de pesquisa.

Conheça algumas técnicas: Linkbuilding gerando conteúdo atraente na Web e fazendo a coexão desse conteúdo com outrso conteúdos, Monitorar e melhorar a reputação online através da ferramenta  Semrush onde é possível acompanhar os concorrentes. Aumentando as referências de pacientes através do google meu negócio com uso de ferramentas como a bten.  Desenvolvendo estratégias contínuas de marketing digital como email marketing, videomarketing com youtube e taboola.

 

3 – Usar palavras-chave específicas

Uma das estratégias mais importantes de SEO é usar nos textos palavras-chave específicas de acordo com a área de especialidade médica. Por exemplo, se você é ortopedista, é necessário que seus conteúdos trabalhem palavras-chave relacionadas a essa área. É por meio dessas palavras (usadas nas pesquisas do Google), que seu conteúdo é mais facilmente encontrado.

É com base numa lista de palavras-chave que são definidas as pautas do blog. Ou seja, não se trata somente de escrever artigos, mas sim, de elaborá-los de forma estratégica. Isso é o que gera os resultados esperados. O google vai achar as palavras escritas no blog e posicionar nas buscas , por isso é tão importante o planejamento.

 

4 – Produzir textos com frequência

Para que seu consultório médico fique na primeira página do Google, os textos devem ser produzidos e publicados com frequência. Este fator faz toda diferença para aumentar o poder de alcance do conteúdo. O ideal é produzir de 1 a 2 textos por semana. Cada texto deve ter de 500 a 1.000 palavras.

Outra vantagem de produzir textos com frequência é que eles atuam como fonte de informação também para as redes sociais. Ou seja, são conteúdos utilizados em diversas situações, gerando resultados em diferentes mídias pela internet.

 

5 – Vincular anúncios no Google

Esta é outra maneira eficiente de colocar seu consultório médico na primeira página do Google. Os anúncios trazem resultados rápidos para quem deseja aumentar rapidamente o fluxo de atendimentos dentro de um curto espaço de tempo. Esta ação deve estar vinculada à geração de conteúdos no blog. Combinadas, essas duas ações geram resultados consistentes.

 

Quais são as limitações legais do Marketing Médico? Quais as práticas ilegais no marketing médico?

O Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão responsável por fiscalizar e normatizar a prática médica no Brasil, define alguns parâmetros que devem ser seguidos para a prática de marketing neste setor. Entre as proibições do CFM, está a publicação de preços de procedimentos, modalidades de pagamento aceitas e/ou eventuais descontos.

Além disso, os médicos não podem se apresentar como “o melhor”, “o mais capacitado” e nem prometer “resultados garantidos”. A divulgação de práticas ou técnicas que não são comprovadas cientificamente também é proibida, de modo a evitar que o paciente seja enganado ou lesado de alguma forma.

Anunciar uma especialidade que você não possui

É totalmente proibido e considerado antiético pelo Conselho Federal de Medicina anunciar um tipo de especialidade na qual você não possui conhecimentos.

Além de ser proibido os anúncios dessa “especialidade”, não é permitido uma comunicação indireta, ou seja, não se pode deixar “brechas” para que os pacientes entendam que você atende em determinada área da medicina.

A comunicação sobre determinada área de atuação só é permitida para os profissionais que possuem especializações em áreas e funções reconhecidas pelo CFM.

Para fiscalização e cumprimento destas normas, o CFM conta com conselhos regionais que são responsáveis por investigar possíveis violações e condutas ilegais. Quando identificadas, estas ações são passíveis de advertências, multas e até suspensão de licença (dependendo da gravidade da situação).

Anunciar equipamentos como forma de mostrar sucesso

O investimento realizado em uma clínica realmente pode ser muito alto, principalmente se levarmos em consideração os diversos tipos de equipamentos existentes no mercado com cada vez mais tecnologia.

E após realizar todo esse investimento na clínica, você pode ter uma enorme vontade de divulgá-lo.

No entanto, essa prática é proibida pelo CFM, não sendo permitido a sua divulgação através das redes sociais.

Uma alternativa bastante interessante que você pode aplicar é o inbound marketing, ou seja, você pode elaborar conteúdos que mostram a importância desses equipamentos para o diagnóstico, tratamento dos pacientes no seu blog ou no blog da clínica.

Selfies com pacientes

As selfies são uma mania das redes sociais, as pessoas tiram uma sempre quando podem, seja com a comida no almoço, com os amigos na rua, em uma viagem ou mesmo na sala de aula.

Contudo, selfie e consultórios não combinam, até porque muitos procedimentos podem causar constrangimentos no paciente.

Imagine um paciente que está sob efeito de anestesia, de algum medicamento ou procedimento: ele não está em seu juízo perfeito, então, seria fácil convencê-lo a tirar uma selfie para postar nas redes sociais. Desse modo, é proibido um médico fazer esse tipo de propaganda problemática.

Exibir fotos de pacientes com antes e depois

Algo que é bastante utilizado nas redes sociais, são as famosas fotos de “Antes” e “Depois”, mas é importantíssimo mencionar que essa prática não é aceita pelo CFM, podendo gerar penalizações. Diferente dos Dentistas que tem outro regimento, médicos ou estabelecimentos de assistência médica não podem publicar imagens de “antes e depois”. Além disso, o CFM orienta a investigação por parte dos Conselhos Regionais de publicações feitas por pacientes ou terceiros, de modo reiterado e/ou sistemático, de imagens desse tipo nas mídias sociais. É importante saber que, mesmo que o seu paciente publique nas redes sociais dele, você não pode fazer repost nas suas redes. Mas e se o paciente permitir o uso dessas fotos? Mesmo assim, o seu uso é proibido pelo regulamento de marketing médico. O motivo desse tipo de ação ser proibida pelo CFM é que os pacientes não podem estar expostos com o objetivo de divulgar o profissional e/ou seus serviços.

Ter seu nome envolvido em anúncios de marcas

O regulamento de marketing médico não permite também que o médico participe de anúncios de produtos ou marcas, mostrando os seus benefícios ou vantagens.

Essa proibição também se aplica para as propagandas enganosas, entidades sindicais e associações médicas.

Promessas de resultados garantidos

É comum vermos por aí promessas de investimentos com lucro garantido ou produtos que fazem milagres na pele na primeira semana de uso.

Para o marketing médico, é proibido fazer promessas nos anúncios. Isso porque todo tipo de procedimento tem seus riscos, nada é tão simples para que um médico possa garantir 100%.

Induzir as pessoas a fazerem determinado procedimento sem elas saberem dos seus reais riscos é um ato criminoso.

 

Como desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing para clínicas? 

Uma das melhores formas para entender e aplicar estratégias de Inbound Marketing é através do funil de vendas. Este funil indica os diferentes estágios e planos de ação que devem ser aplicados no relacionamento com a sua persona.

O funil pode ser dividido em quatro etapas. Veja quais são elas a seguir.

Atração 

Como o próprio nome já diz, é a fase em que o objetivo é levar o público até o seu conteúdo/site. Portanto, a atração é a etapa inicial de todo o processo de Inbound marketing para clínicas.

Neste caso, as principais estratégias utilizadas pelo Inbound para atrair seu público-alvo são: 

  • Anúncios em Redes sociais;
  • Estratégia de SEO com textos de Blog;
  • Uso adequado de palavras-chave na compra de anúncios no Google Adwords.
  • Vídeos no youtube

Aqui o mais importante é focar na criação de conteúdos educativos e relevantes sobre seu setor de atuação. Pense quais são as dúvidas mais frequentes em sua clínica e busque saná-las em seu site ou redes sociais.

Conversão

O primeiro passo da estratégia já foi realizado na fase de atração e seu paciente em potencial está em seu site. O que fazer com isso? Agora é hora de converter este visitante em lead, ou seja, é o momento de conquistar seu contato (e-mail, whtasapp, telefone etc).

Para conquistar um lead, é importante desenvolver alguns gatilhos digitais, como por exemplo: 

Esses gatilhos devem ser visualmente interessantes, de modo a despertar a atenção do visitante. Além disso, eles devem estar localizados em pontos estratégicos do site, como em banners ao final de textos de blog, por exemplo.

Relacionamento 

Após conseguir o contato de seu visitante, é preciso desenvolver estratégias de aproximação, ou seja, fazer com que este indivíduo engaje e se interesse pelo seu conteúdo/serviço. Esta etapa é importante inclusive para manter os leads em sua base de contatos.

A fase de relacionamento é o momento em que seu negócio tem de conquistar a confiança do lead. Por isso, o desenvolvimento de conteúdos úteis é fundamental para manter a atenção do público.

Nesta etapa, são utilizadas estratégias como: 

  • E-mail marketing;
  • Segmentação de leads de acordo com critérios-chave para sua instituição (lead scoring);
  • Fluxos de trabalho;
  • CRM integrados. 

Aqui, frequência e qualidade são as palavras-chave para ter sucesso com a estratégia.

Análise de resultados 

Toda estratégia precisa de um acompanhamento de métricas para que seja avaliada sua eficácia. Ao olhar os resultados é possível analisar se a estratégia está adequada e caso contrário, sua empresa deve fazer modificações para torná-la mais assertiva.

Neste sentido, existem algumas plataformas e ferramentas que permitem que seja feito um acompanhamento de dados, é o caso do Google Analytics e RD Station, por exemplo.

Mas afinal, quais resultados devem ser avaliados? Listamos alguns números que podem ser estratégicos para o Inbound Marketing de clínicas médicas: 

  • Taxa de conversão das landing pages;
  • Tempo de permanência dos usuários em seu site;
  • Acessos orgânicos ao site;
  • Número de leads, oportunidades e vendas obtidas através do Inbound;
  • Ranqueamento das páginas do site.

Vale ressaltar que a análise de resultados deve ser uma tarefa recorrente na estratégia de Inbound Marketing para clínicas.

VÍDEO MARKETING PARA MÉDICO(A)S

Como o uso de videos podem ajudar na sua estratégia de inbound marketing?

Uma maneira muito eficaz de fidelizar seu paciente é através dos vídeos. Eles são mais pessoais, como se você estivesse conversando cara a cara com o paciente. Com ele, você poderá mostrar que tem um cuidado em tirar as dúvidas que ele tiver. Além de entender do assunto, passando mais confiança na hora de decidir fazer uma cirurgia e decidir o médico.

Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não se assuste! Se você não se sente seguro para gravar vídeos, comece criando o conteúdo em um formato que você se sinta mais à vontade. Você pode fazer isto escrevendo um texto, por exemplo, ou criando um podcast.

Para ajudar você a dar o pontapé inicial, trouxemos um passo a passo de como fazer um vídeo para fidelizar seus pacientes:

O primeiro passo é escolher os assuntos dos seus vídeos:

O tema ideal é aquele em que você consiga cruzar esses três fatores fundamentais. São eles: as dúvidas mais frequentes dos pacientes, os procedimentos ou tratamentos que você mais gosta de fazer e aqueles que geram mais lucro para a sua clínica.

O segundo passo é gravar o vídeo:

Não se preocupe, você não precisa de um equipamento de última geração ou de uma super edição. Você pode gravar até mesmo pelo celular, apoiando em um tripé ou em algum local onde ele fique estável. Tenha apenas o cuidado de que o áudio esteja nítido, para que seu paciente consiga entender tudo que você disse. Se necessário, pode utilizar um microfone conectado diretamente ao celular para captar o áudio.

O terceiro passo é disponibilizar esse conteúdo:

Você pode disponibilizar seus vídeos nas redes sociais. O principal que você deve ter em mente é a periodicidade. Se você se dispôs a postar um vídeo por semana, toda quarta-feira, você deve manter essa regra.

É claro que é possível aumentar essa frequência a medida que se sentir confortável ou notar um maior engajamento com seus pacientes. Assim, você acostuma o seu público e ele já vai estar esperando os novos conteúdos sempre que você postar.

Por que criar um Youtube para médicos? 

Atualmente, toda e qualquer empresa que deseja ampliar sua divulgação e alcance precisa desenvolver uma estratégia de Marketing Digital. Afinal, essa é a forma mais rápida, eficaz e até mesmo mais economicamente viável de alcançar o público-alvo.

Além disso, as pessoas estão cada vez mais recorrendo à internet para se informar sobre temas relacionados à saúde. Segundo relatório divulgado pelo Google, uma a cada 20 pesquisas realizadas na plataforma está relacionada a dúvidas sobre doenças.

Por isso, é fundamental que estas pessoas tenham acesso a informações de canais confiáveis, ou seja, de profissionais capacitados para oferecer informações corretas e conscientes.

E o Youtube é uma das redes sociais de maior alcance atualmente, sendo a segundo plataforma de pesquisa mais utilizada em todo o mundo, ficando atrás apenas do Google.

Logo, criar um canal de Youtube para médicos é uma excelente forma de criar autoridade e estabelecer uma relação de confiança com seu público-alvo.

Outras dicas para Youtube para médicos

  • Na descrição do vídeo, certifique-se de chamar o público para alguma ação. Você pode, por exemplo, direcioná-los para o seu site, e/ou para suas redes sociais.
  • Nada de vídeos muito extensos, eles podem fazer o seu engajamento cair. Dê preferência para criação de vídeos de cerca de 5 a 10 minutos.
  • Divulgue os vídeos produzidos no Youtube em outras redes sociais como Instagram, Facebook e Linkedin.
  • Use thumbnails bem produzidas para despertar o interesse do público. A imagem deve indicar qual será o conteúdo do vídeo, e você pode também utilizar algum texto  de impacto para atrair atenção.
  • Faça transmissões ao vivo no seu canal. O Youtube geralmente prioriza este tipo de conteúdo.
  • Use esses vídeos no linkedin, facebook e instagram

5 vídeos criados pela Mais Resultado para Médicos ou Dentistas

 

Como criar uma estratégia no LinkedIn para médicos?

O LinkedIn é uma rede social voltada para a área profissional, logo ela requer uma estratégia de conteúdo muito singular. Tudo o que é publicado deve ter um objetivo, sendo o principal deles, o de expor suas habilidades.

Listamos algumas dicas que podem ajudá-lo a deixar seu perfil mais atrativo. Confira:

Criação do perfil no LinkedIn para médicos

O primeiro passo para criar um LinkedIn para médicos é o cadastro do seu perfil. É ali que você deverá inserir suas informações, como a formação acadêmica, histórico profissional, prêmios recebidos etc.

Seja estratégico no seu resumo

O resumo é um campo no perfil no LinkedIn no qual você deve fazer uma breve apresentação pessoal.

Portanto, é importante incluir neste campo quais são as suas principais habilidades e competências comportamentais. Além disso, você deve deixar claro também seus objetivos profissionais e qual é a sua especialidade médica.

Mas seja objetivo nesta descrição, tente resumir tudo isso em poucas palavras.

Utilize palavras-chave

As palavras-chave nada mais são que os termos mais comuns da sua área de atuação. Elas são importantes pois é dessa forma que os outros usuários podem encontrar seu perfil nas buscas dentro da rede social.

Tenha claro, portanto, quais palavras são mais estratégicas para o seu segmento e certifique-se de incluí-las em suas postagens.

Crie conteúdos relevantes 

Os conteúdos no LinkedIn para médicos devem ser propostos de modo a criar autoridade na sua área de atuação profissional. Por isso, as publicações costumam ser mais sérias e diretas.

Uma boa estratégia dentro do LinkedIn é aproveitar o espaço na plataforma que funciona como se fosse um blog. Ali você pode produzir artigos focados em assuntos específicos da sua especialidade.

Apresente informações que serão relevantes para os usuários da rede. Como por exemplo,  situações da sua vivência profissional que podem agregar algo para outros profissionais ou conhecimentos que adquiriu em determinado congresso.

Faça networking dentro da rede social

O LinkedIn é uma excelente oportunidade para se conectar com outros profissionais da saúde de todo o mundo. Esse contato pode ser extremamente benéfico para sua formação, uma vez que é possível trocar experiências a qualquer momento.

E não somente com médicos da sua especialidade, mas também outros profissionais que podem contribuir para sua formação empreendedora, como é o caso da área de finanças, marketing, gestão, etc.

Uma boa estratégia de networking no LinkedIn para médicos é participar de grupos dentro da rede social. Procure grupos de áreas do seu interesse e participe dos debates e troca de experiências dentro deste espaço.

Solicite e faça recomendações

O LinkedIn conta com uma função dentro da rede em que as pessoas devem fazer recomendações sobre a sua atuação profissional. Esta é uma excelente estratégia para criar autoridade e aumentar sua visibilidade.

Neste campo as pessoas poderão avaliar os seus serviços e qualificação, destacando os seus diferenciais. Por isso, peça para colegas de trabalho e até pacientes para escreverem recomendações suas e faça o mesmo no perfil deles.

 

Como estabelecer uma estratégia no Instagram para médicos? 

Para elaboração é preciso muito cautela na produção e tratamento do conteúdo divulgado. Entretanto, isso não significa que você não possa atrair a atenção de pacientes para as suas redes sociais.

Preparamos algumas dicas para ajudá-lo a montar uma estratégia assertiva, confira:

Defina sua persona

A definição da persona deve ser o primeiro passo de qualquer estratégia digital. Afinal, toda a estratégia deve girar em torno dela, dessa forma você certifica-se de estar levando seu conteúdo para a pessoa certa, para quem você realmente quer atingir.

A ideia é entender com quem você lida no dia a dia, descobrir qual é a melhor forma de se comunicar com ela. Após essa definição, será possível criar conteúdos muito mais assertivos e específicos.

Dê dicas de saúde

Na estratégia de Instagram para médicos é interessante utilizar o marketing de conteúdo para produzir informações úteis e relevantes para os pacientes. Aproveite para dar dicas de saúde, educar a sociedade sobre temas importantes e incentivá-los a abrir mão de hábitos autodestrutivos.

Entretanto, é proibido consultar, diagnosticar e prescrever à distância. O adequado é que o profissional avalie os pacientes presencialmente para ter um diagnóstico real e mais preciso.

Também, não é permitida a divulgação de dados que possam alarmar a sociedade. O profissional pode conceder entrevistas para trazer informações e conceitos importantes, mas nunca causar pânico entre as pessoas.

Aproveite os recursos da plataforma

A criação de uma estratégia de Instagram para médicos pode ficar mais dinâmica e interativa se utilizado os recursos da plataforma. Um dos principais e que possui um excelente alcance são os Stories. 

É possível utilizar também os destaques no seu perfil. Local em que você pode deixar fixado informações importantes como os serviços da sua clínica/consultório, dicas de saúde, dúvidas comuns, etc.

O IGTV também é outro recurso dentro do Instagram que vem ganhando cada vez mais visibilidade. Dentro desta página da própria ferramenta é possível postar vídeos de mais de um minuto, chegando a até 60 minutos. Podem ser criados conteúdos mais elaborados e detalhados sobre certos tópicos de sua área de atuação.

Abuse do Reels, essa ferramenta tem a maior taxa de entrega orgânica. Os vídeos curtos são ótimos para criar vinculo afetivo com sua audiência.

Faça entrevistas com sua equipe através de lives para mostrar a qualidade do seu corpo de funcionários e colaboradores.

5 clientes da Mais Resultado com perfis médicos no Instagram que vale a pena se inspirar!

1- https://www.instagram.com/oftalmoday/

2- https://www.instagram.com/clinicadeolhosbenchimol/

3- https://www.instagram.com/riodayhospital/

4- https://www.instagram.com/clinicagaldinocampos/

5- https://www.instagram.com/clinicamaismedicinadequalidade/

 

TIKTOK e KWAI

Quem observa os 738 mil seguidores que Karoline Landgraf reuniu em seu perfil no TikTok pode se surpreender ao descobrir que a ginecologista de 34 anos entrou na rede social apenas em fevereiro. No início do ano, após decidir focar os atendimentos em casos ginecológicos — antes ela também atuava como obstetra —, a médica de Vitória, no Espírito Santo, ficou com medo de ver o número de pacientes cair pela metade. Na época, já pensando em atrair um público maior e mais variado, contratou uma agência de marketing para ajudá-la a profissionalizar seu perfil no Instagram.

A ideia, como ela conta, era postar conteúdos relevantes, informações e sugestões médicas relacionadas à sua área de atuação. A partir disso, pretendia criar um público de potenciais clientes, que passasse a acompanhar seu trabalho pelas redes. Em algum tempo, conseguiu chegar à marca de cinco mil seguidores na rede social.

A entrada no TikTok, no entanto, veio por acaso. “Eu colocava todos os vídeos que fazia no TikTok no privado, para repostar no Insta. Mas, numa dessas vezes, postei sem querer como público. Uns três dias depois, quando voltei para fazer outro vídeo, vi que aquele último tinha 180 mil visualizações.” Surpresa com o sucesso, decidiu tornar públicos todos os outros posts que tinha feito de forma privada na rede social. “Aí os vídeos começaram a viralizar um atrás do outro.”

Assim como no caso de Karoline, redes sociais — com destaque para o Instagram e TikTok — têm sido usadas cada vez com mais frequência por médicos no Brasil e no exterior para divulgar informações de saúde para seus seguidores. E também como uma forma chamar a atenção para o próprio trabalho, atrair clientes ou até conseguir algum retorno financeiro com publicidade para marcas.

A própria Karoline diz que evita fazer muitas publis para não incorrer em um problema ético. Propaganda de medicamentos, então, nem pensar. Mas faz ocasionalmente publicidade de produtos distantes de sua prática profissional, como os voltados para a depilação. Para não cair em algum comportamento contrário às determinações dos órgãos que regem a profissão, a ginecologista contratou uma advogada, que a ajuda a avaliar o conteúdo de suas redes sociais.

Como atrair pacientes e influenciar pessoas?

No primeiro vídeo que postou no TikTok — hoje com quase 2 milhões de visualizações —, Karoline ensina de forma fácil como descobrir que a mulher está ovulando. Enquanto mexe a cabeça ao som da música ao fundo, ela mostra uma imagem do muco que, ao sair da vagina, indica o processo de ovulação. “O formato ajuda a passar as informações, mas é muito superficial. Serve só como um alerta, para a pessoa conhecer e depois buscar mais informação ou mesmo uma consulta.” Atualmente, ela diz atender online pacientes que vêm do mundo inteiro. Devido à demanda, deixou de lado as consultas por planos de saúde; hoje só atende de forma particular.

Ao mesmo tempo em que é fácil derrapar em conteúdo impróprio, muitos médicos também enxergam as redes como forma de continuar visíveis e atrair novos clientes, especialmente num momento difícil como o da pandemia. De acordo com Navarro, esse sentimento tem sim motivo para existir. Algumas pesquisas já apontam que a maioria dos pacientes procuram as redes sociais dos médicos antes de decidir marcar uma consulta.

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Depoimentos dos nossos clientes:

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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