Com a publicidade digital, você alcança as pessoas certas, com a mensagem certa e na hora certa. Você já não depende de que as pessoas passem pelo seu outdoor, assistam ao seu espaço de 30 segundos entre os comerciais de TV ou encontrem o seu anúncio escondido nas páginas de uma publicação local.

Por que anunciar?

Não importa o tamanho ou o tipo de negócio, você pode anunciar por diversas razões: para que as pessoas conheçam sua marca, para criar um burburinho em torno da marca e para fazer com que as pessoas se interessem pelo produto ou serviço que você está anunciando.

Quais são as etapas de uma campanha de publicidade digital?

Os anunciantes sempre se referem a um “funil” de vendas na publicidade que consiste de 3 etapas básicas. A publicidade digital pode ajudá-lo nas etapas do funil, bem como a acompanhar os clientes à medida que eles se movimentam em cada etapa.
  • Etapa 1: Aumentar o reconhecimento da marca
    Antes de persuadir as pessoas a comprarem os produtos ou serviços, primeiro mostre que eles existem. Reconhecimento quer dizer apresentar o produto ou marca ao mundo. Trata-se de contar uma história que possivelmente terão repercussão entre os possíveis clientes.
  • Etapa 2: Fazer com que as pessoas considerem a marca
    Uma vez que já conhecem o produto ou serviço, faça com que as pessoas comecem a pensar neles e a procurar mais informações. No nível da consideração, convém fazer com que as pessoas se cadastrem ou baixem itens relacionados ao produto ou serviço, concluam uma compra ou comprem algo não planejado.
  • Etapa 3: Fazer com que as pessoas comprem
    Chegou a hora de fechar o negócio. Na etapa final, você quer que as pessoas estejam cientes da marca e considerem fazer uma compra online ou offline do produto ou serviço. Convém, também, cultivar novos clientes e fazer com que eles comprem novamente no futuro.

Por que levar em consideração a publicidade digital?

A publicidade digital proporciona diversos recursos úteis e exclusivos para as empresas, tais como:
  • Opções avançadas de direcionamento – O direcionamento é um dos benefícios mais significativos da publicidade online porque oferece a capacidade de mostrar os anúncios para tipos específicos de pessoas. Por exemplo, no Facebook, as pessoas compartilham suas identidades verdadeiras, interesses, acontecimentos e muito mais. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos nesta plataforma, os anunciantes podem direcionar os Anúncios do Facebook para as pessoas mais relevantes para os seus negócios.
  • Controles de orçamento e programação de anúncios – Controle a programação e o orçamento dos anúncios com a publicidade online. A maioria das ferramentas permitem escolher o formato e o local de exibição online dos anúncios. Além disso, os anúncios digitais proporcionam mais flexibilidade do que os anúncios tradicionais. No Facebook, por exemplo, você pode atualizar a programação e o orçamento dos anúncios a qualquer momento.
  • Métricas de desempenho e rastreamento de anúncios – A publicidade digital permite acompanhar o desempenho dos anúncios em tempo real. Caso os anúncios apresentem desempenho abaixo do esperado, basta desativá-los. No entanto, quando um determinado anúncio tem um bom desempenho, você pode aumentar o orçamento para alcançar mais pessoas. Você pode também usar o pixel do Facebook em nossa plataforma para compreender as pessoas que visualizaram e as ações que elas tomaram como resultado dos anúncios.

Como saber se os anúncios digitais foram bem-sucedidos?

As plataformas de publicidade digital fornecem ferramentas para ajudar a medir o êxito das campanhas e a compreender o retorno do investimento sobre os anúncios.
Confira algumas sugestões para entender os resultados dos anúncios e definir metas para melhorar os resultados:
  • Você alcançou as pessoas certas?
    Compare o público definido com os resultados alcançados. Se as pessoas do público-alvo estiverem interagindo com o anúncio, isso é um bom sinal. No entanto, se as pessoas que não fazem parte do seu público estiverem visualizando o anúncio, convém ajustar o público. Por exemplo, escolha um público mais específico.
  • Quanto você gastou por ação?
    Os resultados devem mostrar quanto você pagou por ação no anúncio. Por exemplo, se gastou US$ 25 na campanha e obteve 60 cliques, você teve um custo por clique de cerca de US$ 0,41. Ao longo do tempo, você poderá aumentar o número de ações e reduzir o custo de cada ação.
  • Você gastou o valor previsto no orçamento?
    Mesmo que você defina o valor do orçamento, pode ser que não gaste toda essa quantia, caso o anúncio não seja veiculado para o seu público. Outros fatores, como lances baixos ou a qualidade do anúncio podem influenciar a veiculação. Caso perceba que não está gastando o valor do orçamento, avalie novamente o valor definido.