Marketing: Persona, Público Alvo e Nicho de Mercado (2021)

Devo começar esse artigo afirmando que o Marketing é uma ciência muito híbrida! Sim, você pode aplicar as estratégias do Marketing em todos os ramos da sua vida, tanto na área pessoal quanto na profissional. Mas, assim, o marketing é tão amplo, mas tão amplo, que se você não focar numa área, facilmente irá se perder. É possível sacar um pouquinho de cada segmento, mas é importante se dedicar e se especializar em um pra ter uma especialização e um diferencial.

 

Uma das matérias mais importantes que tive na faculdade (Comunicação e Marketing) foi Comportamento do Consumidor, que me fez entender que, nem sempre, o que é bom para você será bom para o outro e que cada pessoa é segmentada de acordo com os gostos e preferências dela, e isso nós chamamos de Persona. Não existe um serviço/produto que atenda 100% das pessoas, por isso é preciso ter um público alvo, para se dedicar a esse público e conseguir satisfaze-lo o máximo possível.

 

Mas o que é exatamente um público alvo? Bem, o público alvo é um grupo seleto de pessoas para quem sua empresa irá oferecer os serviços e produtos, de modo a segmenta-los e ter sucesso na satisfação dos desejos desse público. Pode-se escolher um público alvo tendo em mente a idade, o sexo, localização, profissão, poder aquisitivo e até cultura. Essa seleção de público é bem abrangente, não considerando dados mais específicos das pessoas.

 

Já a Persona é como se imaginássemos um personagem que seria perfeito para o negócio da empresa, enxugando mais o público alvo.

Por exemplo:

Uma empresa que vende automóveis imagina um cliente chamado Ricardo, com 25 anos, analista de TI, com salário de 3500, que mora na zona oeste do Rio de Janeiro, solteiro e more sozinho em sua casa própria. Percebe-se que são dados bem mais específicos e mais detalhados. Pronto, essa será uma das personas da empresa, e assim ficará mais fácil segmentar esses clientes e oferecer o produto certo para eles, com base no estilo de vida e as possíveis necessidades que esses clientes têm.

 

Contudo, dentro da persona ainda existe o nicho, que muita gente confunde com a própria persona. O nicho é, na verdade, aquele público que não tem seus problemas totalmente resolvidos pelo serviço ou produto oferecido pelo mercado. Utilizando o exemplo acima, digamos que a persona Ricardo fique plenamente satisfeita com um carro X, que atende totalmente suas necessidades. Porém, esse mesmo carro só atende parcialmente as necessidades de algumas pessoas dessa mesma persona. Pronto, aí está um nicho, que nada mais é do que uma parcela de pessoas que não tem suas necessidades totalmente satisfeitas mesmo fazendo parte de uma persona perfeita.

 

São diferenças pequenas, mas fazem diferença no fim das contas. Dependendo do serviço ou produto que sua empresa vá oferecer, é preciso saber a quem oferecer para satisfazer com excelência O segredo do seu sucesso é o quanto você consegue satisfazer seu público.

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