Mídia programática: o que é e como funciona

A mídia programática é a compra de mídia automatizada pelo sistema. Nesse sistema, a negociação é feita através de um leilão em tempo real. Através dos dados gerais, é possível segmentar por comportamento, tecnologia e localização, de acordo com o perfil do usuário e o momento da jornada de compra.

Já que é completamente programático, o método de compra de mídia dispensa o contato entre os proprietários de sites e anunciantes. Portanto, esse é um processo eficiente, lucrativo e rápido para todos que estão envolvidos.

A mídia programática utiliza certas plataformas e algoritmos para garantir a compra de grandes e melhores espaços de mídia, de uma maneira inteligente. É uma tecnologia que chama muito a atenção pelo seu crescimento em um curto período de tempo. Uma maneira de revolucionar a forma de vendas no espaço publicitário, traz muitas vantagens para os anunciantes e também para os publishers.

A mídia programática pode ajudar na estratégia de marketing digital da empresa

A mídia programática trouxe facilidade ao processo de compra de anúncios online. Trouxe também mais relevância, pois grande parte das estratégias está concentrada na compra de audiência e não de canais. Uma outra grande diferença são as segmentações, que permitem que a mensagem seja muito bem personalizada e direcionada para cada público-alvo.

A mídia programática é indicada para todos os tipos de negócios, pois traz muitos benefícios para as empresas. Além disso, é recomendada para aumentar o reconhecimento, despertando o desejo de compra nos usuários.

Com uma boa estratégia, a mídia programática consegue auxiliar na performance, gerando vendas ou leads.

Quem é quem na mídia programática

DSP (Demand Side Platform) – Plataformas empregadas para a compra de mídia em tempo real. É através delas que o anunciante faz pesquisas na Ad Exchanges.

DMP (Data Management Platform) – Plataformas que são responsáveis por todo o monitoramento dos usuários. Isso é feito a partir da inserção de cookies e assim há condições de fazer entregas que sejam mais segmentadas de acordo com os interesses da marca.

SSP (Supply Side Platform/Sell Side Platform) – Através das SSPs que acontece a venda do inventário. Nessas plataformas, os publishers oferecem um inventário disponível.

Ad Exchange –É como um marketplace de publishers, onde são reunidos inventários de vários tipos de sites que estão interessados em comercializar espaços publicitários em suas páginas.

Trading Desk – Operações que são especializadas na compra via DSP. As agências trabalham como uma mesa de operação, em que otimizam investimentos e promovem entregas de outros tipos de serviços.

Vantagens da mídia programática

Eficiência – Na mídia programática, a eficiência é um dos grandes diferenciais. Nesse caso, há uma grande possibilidade do anunciante chegar ao público de interesse, de uma maneira mais certeira.

Monitoramento – Uma vantagem que também é muito importante, já que todos os processos são monitorados. Dessa forma, o anunciante tem uma grande precisão para aferir o que se passou com cada campanha.

Custo – Mesmo que o valor do anúncio não deva ser considerado essencial, para que haja definição do uso da mídia programática, existe uma vantagem nessa questão. Na maioria dos casos, há a realização de leilões e não de preços fechados. Essa questão tem um peso muito grande também, que é o volume de inserções. E é incomum vincular o pagamento à exibição.

Como incluir a mídia programática na estratégia digital

Para se beneficiar dessa estratégia, as empresas precisam:

  • Entender todas as estratégias da mídia programática;
  • Planejar a campanha;
  • Escolher uma boa parceria para gerenciar todas as campanhas.

 Além de tudo isso, é necessário ter atenção também em alguns pontos, que são:

  • O objetivo de cada campanha;
  • O público-alvo;
  • Ser criativo.

A mídia programática pode trazer mais eficácia para o marketing

A mídia programática é muito eficaz e é uma ótima estratégia de marketing digital. Muitas empresas fazem anúncios digitais diretamente com os canais, e sem negociação ou interação humana.

Assim, todo esse processo, além de ser ágil e descomplicado, faz com que a empresa tenha uma comunicação ainda mais eficaz. Portanto, com todo o poder e agilidade que a mídia programática tem, ela pode trazer muito mais eficiência, em todos os aspectos.

 

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