O que faz um videomaker?

imagem 1 videomaker

Há alguns anos, lhe dissessem que a profissão de videomaker muito requisitada, você muito provavelmente teria fica cético. Porém, nos últimos anos, os vídeos passarem a ser a revolução da internet, especialmente em estratégias de marketing. Porém, saber produzi-los adequadamente que diferencia um profissional. Saiba mais, como ser um videomaker nesse artigo!

Filmmaker ou Videomaker?

Filmmaker é o profissional que produz. Uma pessoa que cria narrativas voltadas para a indústria cinematográfica, seja curta, média ou longa, é conhecida como roteirista. Além disso, ele não trabalha sozinho. Profissionais, como diretores, editores audiovisuais e roteiristas auxiliam nessa atividade.

imagem 2 videomaker

A diferença mais significativa é que um videomaker trabalha sozinho na grande maioria do tempo. A produção, a criação e a edição de um vídeo são feitas por este profissional. Cuidam de todas as etapas da produção, contando com estrutura bem menos e enfrentam muito perrengues. Por isso, estar bem organizado é essencial.

Depois de ganhar notoriedade na década de 1990 com a popularidade dos videoclipes e, claro, com o surgimento de novas tecnologias e equipamentos de captura audiovisual, a profissão ganhou cada vez mais espaço na produção de vídeos direcionados à internet. Isso exige, além das habilidades técnicas, estar atento a tudo o que acontece no mundo.

Videomaker – O que precisa fazer?

Como dito anteriormente, as funções de um videomaker são inúmeras. É possível que você seja o melhor profissional para esta função? Veja o que faz esse profissional.

Pré-produção

Esta é uma etapa do planejamento do projeto. O videomaker participa de reuniões para determinar quais ideias devem ser incluídas na produção. Em seguida, você deve preparar um briefing para estruturar o projeto, necessário para determinar quais equipamentos são necessários.

O roteiro é criado nesta fase. Devem constar nele as orientações necessárias para a produção de vídeo.

Produção

É hora de fazer o vídeo. O videomaker deve se ater ao roteiro e organizar todo o set para a filmagem, incluindo posicionamento de câmera e iluminação.

Quais são as etapas da produção de um vídeo

Apesar de poder trabalhar com auxiliares nesta função, ele também é responsável pela direção de cenas. Isso é recomendado para reduzir a probabilidade de erros futuros.

Pós-produção

O nível de profissionalismo exigido nesta fase é muito alto. É quase certo que o vídeo produzido precisará ser editado. Um bom videomaker verificará se a produção foi concluída conforme o planejado e, em seguida, passa para a etapa de edição, sem deixar de desmontar o cenário quando a etapa anterior estiver concluída.

Durante o processo de edição, é necessário cortar cenas, melhorar a qualidade visual e de áudio e adicionar os efeitos especiais. Você se lembra do roteiro que foi criado na primeira fase? Ele também deve ficar de olho nisso também.

imagem 4 videomaker

Quando essas tarefas forem concluídas, é hora de compartilhar o conteúdo. Mas primeiro, o videomaker exporta o arquivo e o verifica novamente para ver se algo deu errado.

Que serviço você pode oferecer?

Atualmente, há uma variedade de oportunidades para este trabalho nas mídias sociais. Muitas empresas, criadores de conteúdo, produtores de conteúdo, empreendedores e outros necessitam muito desse trabalho porque a maioria só consegue gravar um vídeo amador e não tem ideia de como editá-lo, colocá-lo nos formatos adequados das redes sociais ou até mesmo criar um ambiente correto com iluminação e som.

Veja alguns serviços que podem ser oferecidos por um videomaker:

  • Produção e edição de vídeo de cursos online;
  • Edição de vídeos (Instagram e YouTube);
  • Eventos presenciais;
  • Eventos online;
  • Vídeos de lançamento de infoprodutos;
  • Gravação de trailers e muito mais.

Videomaker – o que o futuro reserva à profissão?

O mercado de videomakers é muito promissor. Suas possibilidades acompanham o crescimento dos vídeos para a internet, e assim cada vez mais empresas fazem uso dessa estratégia de marketing.

Portanto, se você está pensando em investir na profissão, saiba que muitas são as possibilidades! Se prepare de conhecimento e garra, que o sucesso virá!

 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.