Por que criar posts patrocinados no FacebookAds?

Além do fluxo orgânico em sua página, ou seja, daquele público espontâneo que o visita por busca ou por indicação, existe a possibilidade de sua empresa impulsionar suas postagens por meio de posts patrocinados.

Um post patrocinado ou promovido é aquele que você paga para impulsionar nas redes sociais ou nos mecanismos de busca, de modo que sua publicação ou espaço virtual ganhe alcance, visibilidade e, consequentemente, mais cliques, aumentando a possibilidade de conversão.

Neste post, acompanhe a Mais Resultado, agência de marketing digital no Rio de Janeiro, e saiba um pouco mais sobre o assunto.

Público orgânico

Ao fazer uma busca no Google, no Yahoo ou em qualquer outro buscador na internet, um usuário pode ser apresentado para o seu conteúdo. Da mesma forma, um usuário pode indicar o conteúdo de sua empresa para outro, fazendo-o visitar sua postagem ou seu site.

Neste contexto, o seu negócio não teve de investir dinheiro para atrair o público da internet até você. O possível cliente procurou sua marca de forma espontânea.

Essa é uma das grandes vantagens de um bom planejamento em redes sociais. E é por isso que elas têm sido amplamente utilizadas pelas empresas na web para conseguir mais audiência ou consumidores.

 

Posts patrocinados

Post patrocinado ou promovido é uma maneira de fazer publicidade paga para alguma publicação de um perfil comercial nas redes sociais.

Além dos posts, das campanhas, dos feeds e dos stories feitos espontaneamente para atrair público, as redes sociais também oferecem recursos pagos, campanhas elaboradas com a finalidade de aumentar o alcance de sua marca, através de pequenos investimentos.

Os posts patrocinados são uma forma de a sua empresa alavancar os números de visualizações de seus anúncios com maior segmentação, de modo que um público mais específico tome ciência de seus serviços e produtos. Não só mais específico, mas mais interessado nas soluções que você pode oferecer para os problemas dele.

Um post patrocinado pode ser veiculado por texto, por notícia, por imagem, por vídeo ou outro tipo de conteúdo, e será divulgado em vários espaços do Facebook e Instagram: no feed de notícias, na aba lateral, via Messenger ou nos stories.

Para isto, é necessário contratar um gerenciador de postagens pagas.

FaceBookAds

O FacebookAds tem uma interface amigável e intuitiva

 

Posts patrocinados no FacebookAds

O FacebookAds é a ferramenta própria de campanhas pagas da plataforma. Neste modelo, existem duas maneiras de investir para impulsionar suas campanhas:

o cpc – o custo por clique é aquele onde o anunciante opta por pagar para o Facebook por clique do público.

O cpm – no custo por mil, o anunciante opta por pagar a cada mil cliques conseguidos.

Ao utilizar o FacebookAds para promover seu negócio, sua empresa faz com que os usuários da rede não sejam impactados pelo conteúdo por seguir uma fanpage no Facebook. Neste caso, será criada uma segmentação específica para atingir aquele usuário. Isto é, mesmo quem não seguir o perfil da marca será impactado.

O FacebookAds auxilia na criação de um funil de vendas para segmentar os seus objetivos de marketing em 3 opções: reconhecimento, consideração e conversão.

Quando o objetivo é reconhecimento, você se faz presente na memória do seu cliente ou prospect. Ele reconhece em você alguém que fala “a mesma língua” que a dele.

Quando é de consideração, o gerenciador de anúncios expandirá sua campanha para aqueles que já te reconhecem, mas que estão com problemas que podem ser solucionados por você. Assim, sua marca passa a ser uma opção para eles, que irão visitar seu site, instalar aplicativos, se cadastrar, curtir, etc.

Quando o objetivo do anúncio é conversão, o gerenciador irá levar sua campanha para quem está pronto para comprar, mas ainda não se decidiu por você, ou sequer sabe que seu negócio existe. Aqui, o importante é que o público realize a ação mais importante: a compra.

Desta maneira, um funil vai se criando, de modo que é possível criar um planejamento em que a campanha ocorra nestas três etapas, assim como isoladamente.

Vantagens dos posts patrocinados

Além desta segmentação, os posts patrocinados trazem outras vantagens em relação a outras mídias, como baixo investimento (é possível anunciar a partir R$ 5,00) e a possibilidade de mensurar os resultados dos anúncios.

Também, com os posts promovidos, sua rede tem a capacidade de aumentar, porque sua imagem aparece para todos os amigos e amigos de amigos que curtem ou compartilham seu anúncio.

Outra vantagem dos posts patrocinados é seu resultado imediato. Sua publicação pode aparecer para o público imediatamente após a criação, apta a receber cliques e a ser compartilhada.

Você também pode definir o início e o término da campanha, o que é ideal para posts temporários ou sazonais. Na busca orgânica os resultados são mais lentos e não há possibilidade de controlar períodos para ela acontecer.

Dicas para criar posts patrocinados

O FacebookAds tem uma interface bem intuitiva. Basta clicar no botão “criar” que a própria plataforma orienta a geração da campanha que sai pronta para ser publicada.

Mas não basta apenas saber usar o gerenciador de campanha. É preciso que você se atente a alguns tópicos importantes para implementar uma campanha de sucesso.

1 – Saiba seus objetivos e segmente seu público

Para criar uma campanha paga, é preciso que você saiba exatamente quais são seus objetivos, de modo que sua estratégia privilegie ações para um público mais segmentado.

A segmentação, ao contrário do que se possa imaginar, não limita a distribuição da sua campanha. Ao determinar de maneira mais específica o tipo de problema do seu público eu sua marca pode resolver, seus anúncios pagos ganham a possibilidade de atingir aqueles que realmente precisam de você como solução.

Ao conhecer seu público, você pode escolher melhor sobre onde na tela do Facebook sua campanha será veiculada, se no feed, na barra lateral, via Messenger, dentre outras opções.

2 – Utilize imagens

Mas não qualquer imagem. Vale a pena, aqui, contratar um designer que consiga captar a identidade de sua marca, porque o impacto visual de sua campanha tem tanto peso quanto o conteúdo escrito.

As imagens podem ser usadas de várias maneiras. Por exemplo, mesmo que sua poção de anúncio tenha sido para aparecer somente no feed de notícias, ela ainda vai aparecer de maneira diferente a depender da tela onde será apresentada e do dispositivo que o usado pelo usuário (tablet, comutador, smartphone).

Por isso, o Facebook recomenda tamanhos específico para cada imagem.

exemplificar os padroes de imagem para o faceads

Padrões de imagens para o FacebookAds

 

3 – Crie campanhas com finalidades bem definidas

Já dissemos, tenha em mente de forma clara qual o seu objetivo. Criar uma campanha com segmentação abrangente não é bem a finalidade quando se quer resultado com baixo orçamento.

Pode ser mais eficaz criar microssegmentações, assim fica mais fácil atingir uma finalidade específica.

Essas finalidades podem ser modificadas no menu de posicionamentos no gerenciador, como mostrado na imagem abaixo.

exemplo de microssegmentação

Posicionado-se no FacebookAds para afunilar ainda mais seu público

 

4 – Invista em conteúdos interessantes

Um anúncio, para obter sucesso, além de ser segmentado de acordo com o objetivo para alcançar uma finalidade determinada, deve também transmitir sua mensagem de forma clara, criativa e atraente.

Isto se dá através de uma combinação entre texto e mídia (imagem ou vídeo) que informe ao mesmo tempo que mostre como sua marca pode ser uma solução para o problema que o usuário busca resolver.

Para isso, atente-se não só à estética de seu anúncio, mas também às especificidades sugeridas pelo Facebook no momento da criação de sua campanha.

Aproveite para criar legendas instigantes para suas imagens e um call-to-action (botão) voltado para a conversão.

 

Publicando seu post patrocinado

Antes de publicar o conteúdo de sua campanha, certifique de que sua mensagem não agrida às regras de política de uso regulamentadas pelo Facebook, pois a plataforma irá fazer essa conferência.

Não adianta fazer o planejamento de uma campanha para ela ser barrada na hora da publicação.

Outro ponto importante é você estar sempre analisando as métricas de sua campanha, como o comportamento de seu público e a aceitação do nicho pela segmentação que você fez. Assim, é possível manter seu post atualizado e sempre interessante e pertinente.

 

Post patrocinado com Mais Resultado

Toda campanha, seja ela com objetivo de obter público orgânico ou através de investimentos, deve ser bem planejada e estudada.

Cada modalidade de post pago deve focar em um apelo diferente. Por exemplo, quando se quer consideração, sua campanha deve criar ações convidativas e mídias envolventes, ao passo que se o objetivo for conversão, você deve caprichar nos “call to action”.

Para a elaboração correta e assertiva de seu plano de publicidades via web, venha para a Mais Resultado. Com profissionais modernos e atualizados, nossa agência de marketing digital está pronta para entender e dialogar com seu público da maneira mais adequada para suas metas. Acesse nosso site e saiba como resolver os seus problemas.

Author avatar
Mais Resultado
https://agenciamaisresultado.com.br

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.