Ter um site não é só importante. É fundamental em qualquer estratégia de marketing digital.
E antes que você pergunte, sim, você precisa criar o seu, mesmo que o seu negócio seja local, mesmo que não faça sentido você ter um e-commerce e mesmo que sua empresa já esteja presente nas redes sociais.
Sendo assim, para você entender porque o site faz toda a diferença, preparamos este artigo.
Continue aqui conosco e veja:
- Quais as utilidades de um site?
- 5 motivos por que você deve ter seu site
- Quais os pontos de atenção na hora de criar o seu site e como mantê-lo trabalhando ao seu favor?
Quais as utilidades de um site?
É comum no mercado as pessoas compararem o site à casa própria e as páginas nas redes sociais a um imóvel alugado.
Quando o seu contato com o público é todo concentrado nos perfis do Facebook, Instagram, LinkedIn, por exemplo, você não é o dono do espaço.
Além disso, fica vulnerável e arrisca perdê-los (ou limitar a quantidade de interação com os seguidores) de uma hora para a outra, caso a plataforma seja encerrada, derrube sua conta, mude regras para entregar seu conteúdo, entre outras infinitas possibilidades.
Não que você não deva usá-las em suas estratégias. Claro que sim.
Mas sem se tornar refém. Para isso, é bom contar com um endereço próprio para se relacionar com usuários, leads, clientes e toda a comunidade.
Por meio dele, as pessoas têm acesso, por exemplo, a:
- seus canais de contato;
- informações fáceis de serem encontradas do que você oferece, dos seus pontos de venda e horários de funcionamento;
- conteúdos institucionais, como sua missão e visão, seus valores e posicionamento;
- conteúdos relevantes, que o ajudam a atrair visitantes e consolidar sua autoridade no mercado;
- nos casos dos e-commerces, um ponto de venda virtual etc..
5 motivos pelos quais você deve ter seu site
Na prática, por que você precisa ter o seu? Vamos detalhar isso agora.
Para sua empresa ser facilmente encontrada por usuários interessados
Todos os dias um monte de gente entra no Google e busca informações sobre o seu segmento de mercado e possivelmente também sobre a sua marca.
Quando você tem um site – especialmente se ele é otimizado por meio de estratégias de SEO e se ele tem um blog com conteúdos relevantes para o seu público – você direciona essas pessoas para lá.
Para agregar credibilidade à sua marca
Outra analogia comum que as pessoas fazem no mercado é a do site como um escritório próprio e das redes sociais como um ambiente público, onde todos estão circulando, inclusive seus concorrentes.
E segue a pergunta: em quais desses espaços você levaria o seu cliente para conversar ou fechar um negócio? Qual deles passa mais profissionalismo, estrutura, aproximação e credibilidade?
Para fortalecer relacionamentos com seu público
Sites bem feitos significam qualidade de relacionamento.
Afinal, você tem total controle sobre tudo e pode melhorar a experiência do usuário que navega por lá, de forma que ele se sinta atendido em todas as suas dúvidas e expectativas com eficiência, empatia e proximidade.
Entre outras possibilidades, dá para oferecer:
- conteúdos úteis que ajudem ou entretenha suas personas no dia a dia (por meio de blogs e materiais ricos);
- interações, com respostas aos comentários dos blogs;
- páginas com carregamentos rápidos;
- chatbots com atendimentos 24 horas (mesmo quando a sua equipe não está trabalhando);
- informações fáceis de serem encontradas sobre dúvidas comuns;
- vídeos explicativos.
Para poder investir em estratégias de maior atração e conversão
Existem algumas estratégias do marketing digital que demandam site com domínio próprio para que elas possam ser executadas.
Por exemplo, o Inbound Marketing, que tem como intenções:
- atrair usuários;
- transformá-los em leads (alguém que deixou o contato, permitindo que continue sendo nutrido por conteúdos da sua empresa);
- fazer a conversão;
- continuar o relacionamento indefinidamente, encantando o cliente também no pós-venda.
É no site que grande parte dessas ações acontecem.
Para atingir seus objetivos de branding e comerciais com excelente custo-benefício
Além de contribuir para aumentar suas vendas (de forma direta ou indireta), um site estratégico e bem construído é um grande aliado do seu branding por diversas razões.
E com custo relativamente baixo em comparação com outras formas de fazer isso.
Cada vez que o usuário tem uma experiência positiva nas suas páginas, cada vez que o seu endereço aparece com destaque nas pesquisas dos buscadores, cada vez que alguém encontra um conteúdo útil no seu blog, tudo isso vai se somando e agregando para fortalecer a sua marca.
Quais os pontos de atenção na hora de criar o seu site e como mantê-lo trabalhando ao seu favor?
Se você chegou até aqui, você já deve estar concordando que ter um site é imprescindível.
Mas não basta apenas criar um.
Em vários momentos deste artigo, a gente usou os termos “site bem feito”, “site bem construído”, “site estratégico”, “site otimizado” etc.. E não foi à toa.
Para que ele traga os resultados desejados, dois passos são fundamentais:
- Que ele seja criado por profissionais especializados. Que saibam, por exemplo, como o layout pode colaborar para a ordem de leitura ou para uma navegação satisfatória, que comandos devem proporcionar maiores conversões, como as páginas podem ser rapidamente carregadas etc..
- Depois que estiver pronto, é necessário que você o veja como um organismo vivo. Ele deve estar sempre sendo nutrido com bons conteúdos, trabalhado conforme as práticas recomendáveis de SEO, avaliado e reavaliado para otimizar as conversões, enfim, aberto a tudo que possa potencializar o seu retorno.
Para tudo isso, conte com a Mais Resultado. Do registro do domínio ao monitoramento e melhoria constante das suas páginas, temos uma equipe multidisciplinar, que trabalha de forma integrada e estratégica em todas as demandas do marketing digital.
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