Por que é tão importante ter um site?

Ter um site não é só importante. É fundamental em qualquer estratégia de marketing digital.

E antes que você pergunte, sim, você precisa criar o seu, mesmo que o seu negócio seja local, mesmo que não faça sentido você ter um e-commerce e mesmo que sua empresa já esteja presente nas redes sociais.

Sendo assim, para você entender porque o site faz toda a diferença, preparamos este artigo.

Continue aqui conosco e veja:

  • Quais as utilidades de um site?
  • 5 motivos por que você deve ter seu site
  • Quais os pontos de atenção na hora de criar o seu site e como mantê-lo trabalhando ao seu favor?

Quais as utilidades de um site?

É comum no mercado as pessoas compararem o site à casa própria e as páginas nas redes sociais a um imóvel alugado.

Quando o seu contato com o público é todo concentrado nos perfis do Facebook, Instagram, LinkedIn, por exemplo, você não é o dono do espaço.

Além disso, fica vulnerável e arrisca perdê-los (ou limitar a quantidade de interação com os seguidores) de uma hora para a outra, caso a plataforma seja encerrada, derrube sua conta, mude regras para entregar seu conteúdo, entre outras infinitas possibilidades.

Não que você não deva usá-las em suas estratégias. Claro que sim.

Mas sem se tornar refém. Para isso, é bom contar com um endereço próprio para se relacionar com usuários, leads, clientes e toda a comunidade.

Por meio dele, as pessoas têm acesso, por exemplo, a:

  • seus canais de contato;
  • informações fáceis de serem encontradas do que você oferece, dos seus pontos de venda e horários de funcionamento;
  • conteúdos institucionais, como sua missão e visão, seus valores e posicionamento;
  • conteúdos relevantes, que o ajudam a atrair visitantes e consolidar sua autoridade no mercado;
  • nos casos dos e-commerces, um ponto de venda virtual etc..

5 motivos pelos quais você deve ter seu site

Na prática, por que você precisa ter o seu? Vamos detalhar isso agora.

  • Para sua empresa ser facilmente encontrada por usuários interessados

Todos os dias um monte de gente entra no Google e busca informações sobre o seu segmento de mercado e possivelmente também sobre a sua marca.

Quando você tem um site – especialmente se ele é otimizado por meio de estratégias de SEO e se ele tem um blog com conteúdos relevantes para o seu público – você direciona essas pessoas para lá.

  • Para agregar credibilidade à sua marca

Outra analogia comum que as pessoas fazem no mercado é a do site como um escritório próprio e das redes sociais como um ambiente público, onde todos estão circulando, inclusive seus concorrentes.

E segue a pergunta: em quais desses espaços você levaria o seu cliente para conversar ou fechar um negócio? Qual deles passa mais profissionalismo, estrutura, aproximação e credibilidade?

  • Para fortalecer relacionamentos com seu público

Sites bem feitos significam qualidade de relacionamento.

Afinal, você tem total controle sobre tudo e pode melhorar a experiência do usuário que navega por lá, de forma que ele se sinta atendido em todas as suas dúvidas e expectativas com eficiência, empatia e proximidade.

Entre outras possibilidades, dá para oferecer:

  • conteúdos úteis que ajudem ou entretenha suas personas no dia a dia (por meio de blogs e materiais ricos);
  • interações, com respostas aos comentários dos blogs;
  • páginas com carregamentos rápidos;
  • chatbots com atendimentos 24 horas (mesmo quando a sua equipe não está trabalhando);
  • informações fáceis de serem encontradas sobre dúvidas comuns;
  • vídeos explicativos.

 

  • Para poder investir em estratégias de maior atração e conversão

Existem algumas estratégias do marketing digital que demandam site com domínio próprio para que elas possam ser executadas.

Por exemplo, o Inbound Marketing, que tem como intenções:

  • atrair usuários;
  • transformá-los em leads (alguém que deixou o contato, permitindo que continue sendo nutrido por conteúdos da sua empresa);
  • fazer a conversão;
  • continuar o relacionamento indefinidamente, encantando o cliente também no pós-venda.

É no site que grande parte dessas ações acontecem.

  • Para atingir seus objetivos de branding e comerciais com excelente custo-benefício

Além de contribuir para aumentar suas vendas (de forma direta ou indireta), um site estratégico e bem construído é um grande aliado do seu branding por diversas razões.

E com custo relativamente baixo em comparação com outras formas de fazer isso.

Cada vez que o usuário tem uma experiência positiva nas suas páginas, cada vez que o seu endereço aparece com destaque nas pesquisas dos buscadores, cada vez que alguém encontra um conteúdo útil no seu blog, tudo isso vai se somando e agregando para fortalecer a sua marca.

Quais os pontos de atenção na hora de criar o seu site e como mantê-lo trabalhando ao seu favor?

Se você chegou até aqui, você já deve estar concordando que ter um site é imprescindível.

Mas não basta apenas criar um.

Em vários momentos deste artigo, a gente usou os termos “site bem feito”, “site bem construído”, “site estratégico”, “site otimizado” etc.. E não foi à toa.

Para que ele traga os resultados desejados, dois passos são fundamentais:

  • Que ele seja criado por profissionais especializados. Que saibam, por exemplo, como o layout pode colaborar para a ordem de leitura ou para uma navegação satisfatória, que comandos devem proporcionar maiores conversões, como as páginas podem ser rapidamente carregadas etc..
  • Depois que estiver pronto, é necessário que você o veja como um organismo vivo. Ele deve estar sempre sendo nutrido com bons conteúdos, trabalhado conforme as práticas recomendáveis de SEO, avaliado e reavaliado para otimizar as conversões, enfim, aberto a tudo que possa potencializar o seu retorno.

Para tudo isso, conte com a Mais Resultado. Do registro do domínio ao monitoramento e melhoria constante das suas páginas, temos uma equipe multidisciplinar, que trabalha de forma integrada e estratégica em todas as demandas do marketing digital.

Entre em contato e vamos marcar uma conversa. Nosso escritório físico na Tijuca e nosso site estará sempre de portas abertas para você.

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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