Qual a importância do backlink na sua estratégia de SEO?

Atualmente os mecanismos de buscas como o Google, são utilizados por usuários para encontrar respostas e soluções para suas dúvidas. Para empresas, é um espaço que oferece oportunidades de ter produtos e conteúdos em destaque, possibilitando que os usuários interessados encontrem por meios de estratégias de SEO e também fortalecimento de marca com backlinks.

Quem trabalha com Marketing Digital sabe muito bem que estratégias de SEO são essenciais para trazer tráfego orgânico para sites ou blogs, e que backlinks de qualidade são extrema importância nessa estratégia.

Mas nem todo mundo tem ciência dessa informação e por isso, não faz uso desse recurso incrível. Infelizmente poucas pessoas entendem a real importância da otimização de sites para um negócio online.

Vemos pessoas que pensam que é um tráfego que pode ser comprado, mas quem trabalha com SEO sabe que não é bem assim. Otimização de sites é algo mais complexo e que necessita de diversas estratégias.

É importante deixar claro que diversos são os critérios para posicionamento de uma página e que está em atualização constante. Mas com muito estudo, é possível entender alguns fatores e criar estratégias visando rankeamento do Google.

São diversas ações, umas fáceis, outras mais complexas, que são realizadas regularmente, tais como: geração de conteúdo, melhorias nas páginas, SEO On Page, identificação de palavras-chave e outros.

Um fator muito importante na estratégia de SEO é backlink de qualidade. E entender o que são e os tipos de backlinks é muito importante. Conhecer a lógica por trás dos backlinks é fundamental para que o SEO seja utilizado de forma eficaz, e assim, atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo, além de aumentar as oportunidades de negócios, trazer mais relevância ao site e credibilidade à marca.

Confira ao longo do artigo mais detalhes sobre o assunto!

Backlinks – O que são?

No Marketing Digital, backlinks é todo link de determinado site que aponta para outros sites diferentes, podendo trazer relevância. O link tem como objetivo, direcionar usuários de determinada página para outra, seja dentro do site ou para outra página distinta. A segunda forma é a mais comum e que representa realmente o backlink, pois traz autoridade, melhora a experiência e fornece informações necessárias para o usuário se tornar um cliente real.

Além disso, toda página com backlinks geralmente, é bem classificada por buscadores, pois expressa que é importante para outros sites, melhorando assim, o posicionamento nessas plataformas. Por isso, a importância deste recurso para as estratégias de SEO.

Mas é importante ressaltar, que essa utilização de backlinks precisa ser feita de maneira planejada e estratégica para que gere tráfego de qualidade.

Por isso, a importância de entender que nem todo link pode ser um backlink, seus benefícios e relevância para o SEO, e assim, conseguir fazer bom uso e obter ótimos resultados.

backlinks

Na imagem acima, temos um exemplo de backlink. CELULARES INTERMEDIÁRIOS linkados para um outro artigo com tema relacionado “Me ajuda, qual celular bom e barato eu devo escolher?”

Qual a importância de backlinks para o SEO?

Ter um bom ranqueamento nos resultados de buscas está relacionado a diversos aspectos e um deles é o uso de backlinks. Porém, isso não significa que utilizar backlinks em demasia irá deixar seu site nas primeiras posições. É fundamental estratégia e inteligência.

Para que o direcionamento de determinado backlink tenha boa referenciação, é necessário que tenha algumas características como: relevância, confiabilidade e utilidade. Dessa forma, ele pode ser considerado eficiente.

Outro ponto importante é que os assuntos abordados nas duas páginas sejam semelhantes ou que o público-alvo e audiência estejam alinhadas, de modo que se tenha uma “troca”, criando não apenas valor para tais páginas, mas também que possa favorecer conversões futuras.

Os mecanismos de busca como o Google, considera esses backlinks como recomendações para sua página, ou seja, é como se uma outra página demonstrasse ao usuário que o seu conteúdo é confiável e com relevância.

Backlinks são importantes, mas sua qualidade e não quantidade. Ter backlinks de qualidade é fundamental para estratégias de SEO.

Identificando bons backlinks

A estratégia de bcklink gera resultados promissores para as empresas envolvidas nesse processo de troca de link, desde que essa ação seja realizada atendendo as características necessárias para construção de links de excelência como no caso de uma página intuita e bem programada.

Assim, com a criação da estratégia de backlinks é necessário estar atento a diversos fatores, como:

  • Boa autoridade de domínio e página;
  • Texto âncora de boa qualidade;
  • Novo domínio (caso seja necessário);
  • Urls claras e simples;
  • Posicionamento do link da página de forma adequada;
  • Inserção dos links naturais;
  • Link de imagem ou texto;
  • Mercado e público dos sites envolvidos;
  • Tipo de link

Tipos de Backlinks

Entenda que existem diversos tipos de links que podem ser direcionados para seu site, e isso vai influenciar no seu posicionamento nos resultados de busca.

O Google fornece recomendações para proprietários de sites quando criam links, isso para ajudar a informação de relevância do link.

  • Links Nofollow: são links configurados para não oferecer relevância ao site de destino, ou seja, o Google vai ignorar ou dar pouco valor à ele.
  • Links Dofollow: são os mais importantes para o SEO, pois dão relevância ao site final. Todo link que não seja Nofollow, será automaticamente, Dofollow. E melhor para seu site, se o link for o mais natural possível.
  • Inbound Link: é o link de algum site, apontado para o seu de forma simples (Link externo).
  • Outbound Link: é o link do seu site direcionado para outro site (Link de saída).
  • Internal Link: é o link do seu site para ele próprio.

Vantagens de usar backlinks

Já citamos nesse artigo algumas vantagens da estratégia de backlinks, mas é importante ressaltar, da forma mais clara possível, principalmente, para que se possa sanar possíveis dúvidas de usuários antes de iniciarem a utilização de backlinks em suas estratégias de marketing digital.

Veja os principais benefícios da utilização de backlinks de qualidade:

  • Melhora a notoriedade da marca (Brand Awareness);
  • Facilita construções de relacionamentos;
  • Excelente custo-benefício;
  • Qualifica e aumenta a notoriedade do domínio;
  • Aumenta visitas ao site.

Considerações importantes

Com tantos benefícios interessantes e que são excelentes para as estratégias de SEO, apostar em backlinks é uma forma de conseguir bons resultados para sua empresa.

Porém, é fundamental entender que nem todo site da internet é indicado e bom para Link Building.

Por exemplo, deve-se evitar sites de baixa autoridade e qualidade. Os sites populares, de alta autoridade e confiáveis, são sempre os mais indicados.

Portanto, se você deseja obter resultados concretos com Link Buiding para crescer na internet, entre em contato com a Agência Mais Resultado.

Nós estudaremos todas as estratégias para encontrar o melhor para sua empresa e aumentar suas buscas orgânicas.

 

leia:

 

https://agenciamaisresultado.com.br/vantagens-do-seo-local/

 

Por que devo investir em SEO?

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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