Qual o tempo de aprendizagem de uma campanha no Facebook e Instagram?

Se você está tentando aumentar o alcance e as vendas de seu negócio usando uma campanha de mídia social, como o Facebook e o Instagram, pode se sentir frustrado ao não obter resultados rápidos. Mas antes de desistir, é importante entender que todas as campanhas de mídia social passam por um tempo de aprendizagem para atingirem os resultados esperados.

Neste artigo, vamos discutir o que é a fase de aprendizagem e fornecer algumas dicas para que consiga finalizar essa fase com êxito. Vamos lá?

Mas, o que é Fase de Aprendizagem?

Quando a plataforma dá início à distribuição dos anúncios, seja quando uma campanha nova é lançada ou quando existe uma edição significativa em determinada campanha ativa como a mudança de um criativo ou orçamento, ainda não possui todos os dados necessários para uma distribuição de forma ideal.

Para obter essas informações, o Facebook mostra seus anúncios a diferentes perfis e pessoas para aprender sobre quem está disposto a interagir com seus anúncios e concluir a ação desejada. Basicamente, é um período de testes, onde o algoritmo precisa aprender qual segmentação seu público terá mais resultado.

Trata-se de um período atrelado à janela de conversão. Quando o objetivo é vender determinado produto, a janela indicada é de 7 dias, assim, a fase de aprendizado irá durar 7 dias.

Durante esse período, seu anúncio será veiculado com foco em gerar 50 conversões. Esse volume é necessário para que o Facebook consiga conhecer seu perfil de usuários que convertem e veicular seus anúncios para outras pessoas similares, fazendo com que sua campanha performe melhor. Nesse período o desempenho de sua campanha não é o melhor, pois, existe uma instabilidade na distribuição e resultados, afetando o custo por ação, geralmente mais elevado.

Porém, é um erro, parar uma campanha antes de 7 dias, pois, você não teve o tempo mínimo para que o Facebook conseguisse finalizar a fase de aprendizado.

Se aparecer a mensagem “Em aprendizagem” em algum dos seus anúncios, não se preocupe e dê o tempo necessário para todos os dados sejam recolhidos.

fase-de-aprendizagem-facebook

Em alguns casos, esse período pode expirar e caso o Facebook não tenha conseguido concluir a fase com êxito, ou seja, não tenha atingido as 50 conversões, ele dispara um alerta para que você possa fazer os ajustes necessários.

Existem ajustes nesse período de aprendizado

É fundamental entender que toda alteração ou edição que você fizer no anúncio do Facebook Ads, pode alterar a fase de aprendizado, mesmo já estando concluída.

Isso acontece, caso esteja definindo o orçamento diário da campanha ou conjunto de anúncio e aumente o valor do investimento. A questão é que se aumentar mais de 30% do valor investido, pode ocorrer de resetar a veiculação do anúncio e retornar para a fase de aprendizado.

Então, antes de publicar seus anúncios, faça uma boa conferência, pois, é fundamental que nenhum ajuste seja feito nesse período, ou a fase de aprendizado será reiniciada.

Veja algumas edições que podem resetar seu aprendizado:

  • Mudar consideravelmente o orçamento da campanha;
  • Alterar consideravelmente o valor do lance;
  • Mudar qualquer informação no anúncio;
  • Mudar o direcionamento;
  • Mudar o posicionamento (onde os anúncios serão mostrados);
  • Criar um novo anúncio;
  • Pausar o conjunto por mais de 7 dias.

Na fase de aprendizado, os resultados serão instáveis

Ocorre com frequência anunciantes mais ansiosos pausarem suas campanhas durante a fase de aprendizado devido ter resultados abaixo do que gostariam. Isso acontece, devido o Facebook Ads ainda não ter conseguido identificar o perfil ideal de público para veicular seus anúncios. Nesse período o Facebook vai fazer muitos testes.

Como falamos anteriormente, o Facebook precisa de 50 conversões. Após isso, cruza esses perfis e veicula seus anúncios para usuários similares.

É possível continuar vendendo mesmo que essa fase não seja concluída com êxito, mas mesmo assim é necessário otimizar as campanhas em busca da finalização dessa fase com êxito.

Facebook Ads

Atenção na quantidade de anúncios ou conjuntos

Outro erro frequente que pode evitar que seus conjuntos saiam da fase de aprendizado é ter muitos anúncios dentro de um único conjunto.

O Facebook estipula um máximo de 6 anúncios por cada conjunto, mas dependendo do seu orçamento diário, é mais indicado trabalhar com 2 ou 3 no máximo.

O que também pode prejudicar a finalização da fase de aprendizado com êxito é ter muitos conjuntos em uma única campanha. Isso acontece porque o orçamento diário é pulverizado em vários conjuntos. Tente imaginar você tendo um investimento diário de R$100,00 e decide criar 5 conjuntos para a campanha. O que pode ocorrer é que um conjunto pode gastar menos do que precisaria e com isso, não concluir a fase de aprendizado. Por isso, é importante ter cuidado com a quantidade anúncios e conjuntos.

Conclusão

A fase de aprendizado é simples, porém fundamental. Não existe uma regra que te impeça de interferir, mas respeitar esse processo é fundamental para que possa atingir resultados melhor no Facebook Ads.

Principalmente para quem está iniciando, a vontade de fazer alterações que possam influenciar no desempenho é natural. Mas dê o tempo necessário ao algoritmo. Acredite no processo de obtenção de dados, distribuição e definição de pessoas da plataforma!

Lembre-se que tanto você quanto o Facebook desejam alcançar os mesmos objetivos. Não verifique a campanha diversas vezes ao dia e deixe que a fase de aprendizado seja concluída naturalmente!

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