SEO para e-commerce

Pode até parecer óbvio, mas um dos primeiros passos que um usuário dá ao decidir fazer uma compra online é pesquisar o produto em buscadores como o Google. Segundo o Sebrae, 92% de todo o tráfego de busca é direcionado para a primeira página do buscador, e 33% desses usuários encontram o que procuram no primeiro resultado orgânico.

Para se ter uma ideia, o mecanismo de busca mais famoso do mundo recebe mais de 100 bilhões de buscas mensalmente. Por isso, os comerciantes de todos os segmentos devem estar cientes das maneiras de destacar organicamente seus produtos enquanto competem pelo melhor posicionamento nesse incrível mecanismo de pesquisa.

Você quer saber como o SEO para e-commerce ajuda seus produtos a ter um melhor posicionamento nas pesquisas online? Continue lendo!

O que é SEO?

O SEO para e-commerce é uma das ferramentas mais práticas e econômicas para aumentar suas vendas online. SEO (Search Engine Optimization) se refere a estratégias de otimização para buscadores como o Google. O objetivo desta técnica é atrair tráfego orgânico e qualificado para o seu site.

A importância do SEO para sua loja online

Um dos objetivos mais importantes para os gerentes de e-commerce é que seu site esteja entre as primeiras sugestões do Google em uma busca orgânica.

Para que isso funcione — e consiga manter a página sempre em destaque — é necessário muito trabalho e atualização, além é claro, de uma boa plataforma de ecommerce.

Ao pesquisar produtos na internet, uma única palavra pode gerar milhões de resultados, e a maioria dos usuários nunca passa da primeira página. Por isso, é fundamental que seu negócio apareça entre os primeiros resultados.

No entanto, esse trabalho não é imediato, mas investindo nas palavras certas e desenvolvendo estratégias baseadas no comportamento do consumidor, é possível, inclusive, competir com as grandes marcas.

Técnicas de SEO para e-commerce que você deve usar

Apesar de ser pouco conhecido ou desvalorizado por alguns negócios, o SEO oferece muitas oportunidades de crescimento, mesmo em um mercado competitivo como o que temos hoje.

De acordo com pesquisas, 32% das empresas brasileiras não utilizam nenhuma estratégia de SEO.

Descubra quais são as otimizações essenciais para o sucesso do e-commerce da sua empresa!

Uma boa otimização de SEO para lojas virtuais começa com a seleção de palavras-chave desejáveis. Esses são os termos mais usados ​​nos campos de busca do Google, por exemplo.

É possível gerar milhares de visitas ao seu site organicamente a partir do momento em que uma frase adequada é escolhida.

No entanto, o usuário deve encontrar o que procura; se isso não acontecer, seu site pode ser penalizado.

Além de escolher uma palavra-chave, existem alguns outros requisitos para otimizar uma página. Veja os principais pontos!

1.Faça uso de URLs boas

Uma URL otimizada deve ser atrativa, relevante e compatível com a palavra-chave da página. Ela deve ser descritiva e clara. Uma dica é usar hífen para separar palavras e tornar a URL mais legível.

Além disso, evite dar espaços, sublinhar e usar caracteres incomuns, o que pode dificultar as pesquisas.

Uma boa URL pode ajudar no sentido semântico, indicando claramente do que se trata a página. Também ajuda na relevância, já que permite maior tráfego de referência nos mecanismos de pesquisa e links, pois URLs bem escritas ajudam na ancoragem dos textos quando os links são compartilhados em outros lugares.

2.Faça uma pesquisa de concorrência

O benchmarking, ou análise da concorrência, é uma prática comum no mundo dos negócios. A prática é conhecida como skyscraper no caso da análise de SEO do concorrente.

Atualmente existem ferramentas que auxiliam na localização de palavras-chave utilizadas pelos concorrentes. Um bom exemplo é o MozBar. Essa plataforma coleta dados como URLs, títulos de páginas, meta descrições, H1, H2 e links internos e externos.

Além disso, analisando o site da concorrência, é possível identificar aspectos como linguagem, informações e a abordagem da marca.

Isso não significa que você deva copiá-lo, mas lembre-se sempre: essa é uma das etapas do planejamento que pode fornecer informações úteis na sua busca por melhores resultados.

3.Investir em Link Building

O Link Building é uma das fases de SEO que mais exige esforço do criador de conteúdo. Existem duas formas de criar esse tipo de link: interno e externo.

A criação de links internos é mais fácil porque depende exclusivamente do produtor vincular outros textos e produtos em seu próprio site. Externo refere-se à citação do seu site em outros sites.

Para indexar as páginas, os mecanismos de busca utilizam uma variedade de fatores, um dos quais é a presença de links. Ou seja, quanto mais sites confiáveis ​​recomendarem você, melhor para o SEO do seu site.

4.Tenha páginas responsivas

O uso de smartphones para compras online superou o de outros dispositivos. Apesar desses números, várias marcas continuam investindo pouco em sites responsivos.

Além de dificultar a navegação do usuário, muitas compras são in por falta de recursos cruciais.

O Google reconhece os sites responsivos e dá prioridade nos resultados de pesquisa.

Por isso, as páginas mobile são aquelas que são flexíveis e adaptáveis ​​o suficiente para realizar transações e compras online de forma intuitiva e segura.

5.Tenha uma boa descrição do produto e meta descrição.

Em SEO, descrição e meta descrição também são significativas. Várias marcas usam descrições padrão, muitas das quais são fornecidas pelo fabricante e replicadas em vários sites.

No entanto, os mecanismos de busca, como o Google, valorizam descrições claras, objetivas e personalizadas.

No caso das meta descrição trata-se daquele pequeno bloco de texto que na busca com um breve resumo da página. Esse texto deve ter no máximo 160 caracteres e ser atrativo o suficiente para que o usuário clique no link.

Se você está pensando em SEO para sua loja online, temos uma boa notícia para você: a Agência Mais Resultado possui profissionais qualificados para usarem as melhores estratégias para que seu ecommerce apareça nas primeiras posições dos mecanismos de busca.

E para demonstrar melhor o quanto o SEO faz diferença nas vendas, mostraremos abaixo um case de sucesso de um dos nossos clientes do ramo de brinquedos online. Confira!

Case de sucesso

Agora veja a evolução desse cliente de ecommerce de brinquedos que conta com a consultoria em marketing digital da Agência Mais Resultado e se surpreenda!

TRÁFEGO DO SITE

TRÁFEGO DO SITE ECOMMERCE

Podemos destacar o tráfego orgânico do site da loja virtual no mês de abril de 2022. Foram 7.060 acessos orgânicos (no mês), representando um crescimento de 40.000% desde o início do projeto.

CONTATOS REALIZADOS NO SITE

eventos realizados no site

Na imagem acima, demonstramos os eventos (contatos) realizados no site no mês de abril de 2022 com 730 contatos realizados através do site. Além desses, diversos contatos são feitos através do telefone da empresa.

Imagem: Demonstração dos eventos (contatos) realizados no mês de abril de 2022 no site.

TRÁFEGO DESDE O INÍCIO DO PROJETO

Tráfego desde o início do projeto de SEO

Nesta outra imagem, vemos o tráfego orgânico desde o início do projeto até abril de 2022. Veja os números incríveis atingidos:

  • 325 usuários através de tráfego orgânico;
  • 571 novos usuários através de tráfego orgânico;
  • 628 sessões;
  • 740 visualizações de páginas;
  • 403 eventos orgânicos (formulário de contato, WhatsApp, leads, neurologic e outros) realizados no site. Número que não registram as ligações realizadas diretamente com a empresa.

Taxa de conversão e valor de venda orgânica desde o início do projeto

Nessa outra imagem podemos ver a taxa de conversão e valor de venda orgânica desde o início do projeto.

Diante do avanço digital as compras on-line estão mantendo um crescimento considerável. Logo, ingressar neste mercado trará muitos benefícios para o sucesso da sua empresa.

Contudo, vale ressaltar, que é importante se destacar da concorrência e para isso não basta ter o site e sim ter estratégias de marketing digital adequadas.

Conte com a Mais Resultado para alcançar esses objetivos!

Aproveite para ler mais sobre marketing digital para e-commerce.

Leia também: Como aumentar as vendas do e-commerce com marketing digital

Author avatar
Agência Mais Resultado

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.