SEO para Youtube: Como deixar seu vídeo do Youtube no topo das buscas

Hoje, o YouTube tem mais de um bilhão de usuários. Todos os dias, as pessoas assistem vídeos por centenas de milhares de horas, resultando em bilhões de visualizações. E o seu negócio? Você já usa a rede para alavancar seus negócios?

O YouTube é mais do que apenas uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Como resultado, algumas técnicas, como o uso de palavras – chave no conteúdo e o uso de tags, podem diferir das ações utilizadas na criação do conteúdo de texto. É aqui que o SEO do YouTube começa!

Youtubers e marcas que usam a rede, por outro lado, exigem uma estratégia. Não é suficiente apenas postar um vídeo legal. Você deve conhecer a ferramenta de SEO. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o YouTube também funciona como um buscador e rede de pesquisa, como as estratégias certas de SEO para Youtube, você conseguirá um bom posicionamento no ranking dessa plataforma e, consequentemente, aumentará as visualizações.

Continue lendo esse artigo e aprenda a conquistar os melhores resultados em suas estratégias! 

 

Por que ter a sua empresa no YouTube?

Se você ainda está indeciso sobre lançar ou não uma estratégia de marketing digital para o YouTube, ou se seu público-alvo consumirá ou não seu conteúdo na plataforma, temos boas notícias para você.

  • Mais de 300 horas de vídeo são carregadas a cada minuto no YouTube, e é o segundo site mais visitado da internet!
  • Claramente, o site que ocupa o primeiro lugar neste ranking é o Google; no entanto, o YouTube também é relevante em buscas digitais, como:
  • O YouTube está disponível em 91 países;
  • A demanda por vídeos que fornecem conselhos e tutoriais está crescendo a uma taxa de 70% ao ano;
  • Mais da metade de todo o acesso é feito por meio de dispositivos móveis, como resultado, esses acessos envolvem em média um bilhão de celulares.
  • A visita média do YouTube dura 40 minutos;
  • Mais de 1 bilhão de horas de vídeo são assistidas todos os dias.

Concluindo, quem quer que seja o seu público-alvo, ele sem dúvida estará presente. Então, sim, sua empresa deve estar presente na plataforma. E, estar presente não é suficiente. Para ter sucesso neste canal, você deve ter uma estratégia digital adequada.

1. Comece com uma pesquisa de palavras-chave no YouTube. 

A escolha de uma palavra-chave é fundamental para que as pessoas entendam seu conteúdo. Com ele, o Youtube reconhece o tema do seu vídeo, indexa seu conteúdo e facilita a localização dos usuários. Para que isso aconteça, você deve usá-lo em campos específicos, como título, tags e descrição do vídeo. 

Mas antes de tudo, você deve fazer uma busca por palavra-chave. É fundamental que ela esteja vinculada ao seu vídeo; caso contrário, você acabará com resultados ruins que podem prejudicar seu canal. Para iniciar sua pesquisa, você pode fazer o seguinte:

  • Use o recurso de pesquisa de preenchimento automático do YouTube para encontrar os termos mais pesquisados ​​na plataforma e ter ideias de palavras-chave.
  • Benchmark: Examine os vídeos de maior sucesso de seus concorrentes e veja quais termos eles mais usam.
  • Analise as estatísticas do seu canal: esses são os termos que as pessoas que acessaram seus vídeos mais usaram, de acordo com as informações da fonte. Use essas informações para gerar ideias e insights.
  • Keywords Everywhere: Esta é uma extensão gratuita do Google Chrome que exibe uma estimativa do volume de pesquisas diárias no Google e no YouTube.

2. Crie um título atraente.

Depois de pesquisar as palavras-chave que mais combinam com sua empresa, é hora de criar um título cativante para o seu vídeo. É fundamental lembrar que um título bem otimizado deve incluir a palavra-chave, os vídeos com melhor classificação são aqueles que usam a grafia exata da palavra-chave no título. Então, preste atenção nisso.

Além disso, evite escrever títulos muito longos, vídeos com títulos mais específicos e concisos tem melhor desempenho. Como resultado, tente criar um título que tenha entre 47 e 48 caracteres.

3. Use tags no vídeo. 

Tags (ou indicadores) são um fator chave na otimização de SEO no YouTube. Eles são usados ​​principalmente para identificar os tópicos de um vídeo, realizar uma indexação precisa e até sugerir vídeos relacionados. Lembre-se de que as sugestões são uma fonte valiosa de tráfego para seu canal porque são uma pesquisa altamente personalizada.

Recomendamos que você use de 6 a 8 palavras em suas tags. Mais do que isso, é possível que o algoritmo fique confuso.

 

4. Escreva descrições interessantes.

Quando se trata de enviar seu vídeo, você notará que há um campo para preencher com uma descrição. Diga algumas palavras sobre o tema principal do vídeo, o que o espectador vai encontrar e descobrir lá. Você tem até 5.000 caracteres para preencher.

Confira algumas técnicas úteis de descrição de vídeo no YouTube:

  • Mantenha os principais detalhes da descrição no início do texto, pois apenas uma parte dela aparece nos resultados da pesquisa; 
  • Use redação persuasiva;
  • Inclui frases-chave relacionadas ao assunto do vídeo;
  • Convença uma pessoa a fazer qualquer coisa, como comentar, assistir ou se inscrever no canal.
  • Se desejar, você pode incluir links relevantes para o público. 
  • Também é possível utilizar hashtags, mas não mais que 15.

5. Crie vídeos longos. 

Vídeos mais longos são priorizados no YouTube. De acordo com a pesquisa de SEO do YouTube, vídeos com menos de 2 minutos tendem a ter uma classificação ruim. O tempo médio gasto na primeira posição é de dez minutos. Então, tente criar um conteúdo mais aprofundado.

Não se preocupe em não aderir a esta regra; afinal, o que importa é que seu vídeo seja de boa qualidade e agregue valor ao público. Nada justifica fazer um vídeo longo se a maior parte do tempo for de conteúdo monótono.

Maneiras de engajar com o usuário em seus vídeos.

1. As Thumbnails são muito importantes.

Thumbnail é conhecido por ser uma miniatura personalizada. É uma ótima forma de divulgar sua marca e fortalecer a identidade visual da sua empresa.

Em um canal de vídeo como o YouTube, você pode mostrar uma prévia do que será visto no vídeo. Os elementos podem ser utilizados para contextualizar e até servir de resumo do que será discutido.

Uma boa miniatura significa mais cliques e, como resultado, um SEO melhor. Como resultado, sua miniatura deve ser atraente, fazer uso de cores e ícones e demonstrar que você tem a qualidade que o usuário espera. Quanto mais visualizações seu vídeo recebe, mais o YouTube determina que ele é relevante e o coloca nos principais resultados de pesquisa.

2. Comentários no vídeo.

A ideia é incentivar a interação por meio de comentários. Mantenha a opção de comentários aberta para incentivar uma conversa e participação. Como resultado, fique atento a discussões fora de contexto, spammers e comentários negativos ou maliciosos.

Conversa com o seu público, insira vídeos como respostas, e relacione outros em relacionamento com o tópico. Quanto mais interação, melhor.

3. Compartilhar.

O Youtube permite que os usuários compartilhem seus vídeos em uma variedade de plataformas de mídia social. Dentro do vídeo, você pode incentivar o usuário a fazer essa ação.

Quanto mais você divulgar seu vídeo, maior a probabilidade de ele ser visto e maior a probabilidade de ser ranqueado no YouTube.

Principais fatores para ranqueamento do YouTube.

Depois de dedicar tempo e esforço para criar um vídeo, pode ser realmente frustrante vê-lo desaparecer no meio de tantos vídeos no YouTube. É necessário ter um bom ranqueamento e saber avaliar as métricas do seu vídeo para que ele tenha um bom desempenho no YouTube.

Crescimento de inscritos no canal. 

Se alguém se inscrever no seu canal do YouTube depois de ver um vídeo, é um grande sinal de que você tem um conteúdo incrível! A melhor maneira de fazer com que mais pessoas se inscrevam no YouTube é solicitar que elas o façam.

CTR (taxa de cliques): 

Quando alguém pesquisa uma frase específica no YouTube, onde ela clica? O YouTube presta muita atenção a esse tipo de comportamento do usuário. A porcentagem de pessoas que clicam em seu resultado é conhecida como “taxa de cliques” ou CTR. Obviamente, quanto maior ele for, melhor.

YouTube Analytics.

As estatísticas do YouTube Analytics são compiladas a partir dos vídeos enviados, portanto, você deve ter carregado pelo menos um vídeo para ter acesso aos números. 

No seu navegador, abra a página inicial do YouTube.

Depois disso, selecione o menu com as opções mais importantes clicando no avatar (imagem principal do canal) no canto superior direito. Quando isso acontecer, selecione ” YouTube Studio” na opção que aparece.

Por fim, localize a opção “Estatísticas”, localizada no menu à esquerda. Pode ser necessário rolar para baixo para encontrar a opção.

A partir de agora, você tem acesso a todos os relatórios necessários para entender melhor o desempenho do seu canal e o comportamento do público.

Para aproveitar ao máximo as informações do YouTube Analytics, você deve primeiro entender como ele organiza as métricas. 

Cada métrica é acompanhada por indicadores de qualidade (KPIs), que destacam as características únicas do canal e dos vídeos.

Conclusão

Os vídeos são uma ótima maneira de fornecer conteúdo relevante em todas as etapas da jornada de compra de um cliente, desde conteúdo geral até conteúdo específico focado em seu serviço ou produto.

Quando você começa a investir em vídeos, sua autoridade em seu campo cresce, assim como sua credibilidade. Por meio desse posicionamento, seu conteúdo atrai um público qualificado e com alta probabilidade de conversão.

Como podemos otimizar um site para obter melhores classificações nos resultados de pesquisa do Google, podemos otimizar um vídeo para obter maior exposição nos resultados de pesquisa do YouTube.

O Youtube é o segundo motor de busca mais popular do mundo, atrás apenas do Google. Mais de 48 horas de novos vídeos são postados a cada minuto.

Os vídeos têm um alto nível de atração nos resultados de pesquisa do Google, o que pode aumentar drasticamente sua CTR.

 

Saiba mais sobre como melhorar a visibilidade de seus vídeos e outros aspectos de SEO, entre em contato agora mesmo! 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.