Por que contratar uma agência de marketing digital para Planejamento de Marketing?
No mundo atual, não nos resta dúvidas de que as estratégias digitais são imprescindíveis para as empresas conectarem-se com o seu público. Para prosperar neste ambiente cada vez mais digital, as empresas precisam desenvolver um bom planejamento estratégico e efetuar a pesquisa de mercado (benchmarking).
O que é benchmarking no marketing digital?
O benchmarking é o processo através do qual aprendemos observando nossos concorrentes, com o objetivo de compreendermos o nosso próprio negócio. Isso pode ser feito mediante a análise das suas conquistas ou erros, que práticas adotaram, que ferramentas utilizaram ou que estilo de comunicação, imagens ou vídeos foram utilizados. Usamos ferramentas como semrush, ahrefs e ubersuggest (apenas para citar as mais básicas) para analisar a concorrência e suas ações na internet.
Mas porque o Planejamento de Marketing é tão importante?
São inúmeros os motivos, pois um bom planejamento permite à empresa ter visão do mercado em que atua e da concorrência e, otimizar custos e economizar tempo na tomada de decisões. Porém o planejamento de marketing digital deve ter características que permitam a companhia ser competitiva e eficiente a todo instante, em todas as fases do produto, da criação ao pós-venda.
Essas características devem focar em 3 pontos fundamentais para um bom planejamento:
- Definir de forma clara todos os objetivos e metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo;
- Delegar as tarefas entre os diferentes setores da empresa e fazer com que eles estejam em comunicação constante, além de serem supervisionados;
- Analisar e documentar todos os resultados permanentemente.
Afinal, não adianta nada planejar, estudar, organizar, traçar metas, e depois de algum tempo perceber que os resultados estão abaixo do esperado, ou pior: o investimento feito não teve o retorno desejado.
O Roteiro Para Um Planejamento De Marketing De Sucesso
Planejar também envolve etapas e elas podem ser resumidas em um roteiro simples a seguir:
Defina o(s) objetivo(s) principal(is);
- Foque no público-alvo que quer atingir;
- Estabeleça um prazo, quer dizer, o tempo em que deseja obter os primeiros resultados e o quanto está disposto a gastar neste período;
- Nunca deixe de monitorar constantemente os retornos e aferir os números e as ações, pois mudanças de planos são naturais durante o percurso e devem fazer parte do planejamento.
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