Se você deseja ter uma presença online, deve começar com um site responsivo.
Você já reparou que, nos últimos anos, nos tornamos cada vez mais conectados à internet? Ainda mais com o celular! Essa mudança no comportamento do consumidor não é apenas uma impressão; a cada ano que passa o número de residências conectadas aumenta no Brasil.
A tecnologia está tão conectada ao nosso dia a dia que se tornou parte integrante da nossa rotina. Para trabalhar, conversar com amigos, assistir programas de televisão, conhecer novos produtos, pagar contas, solicitar transporte ou entrega de comida. E, o mais importante, a ação que interessa a todas as empresas: comprar!
Ainda mais com a pandemia, quando não podíamos sair de casa, nossos hábitos de compras mudaram quase que inteiramente para a internet.
E esse é o ponto importante para as empresas. Se você quer conquistar novos clientes e fazer novas vendas, deve investir para estar presente no ambiente digital. Por isso, ter um site responsivo pode ser o primeiro passo para entrar nesse universo com o pé direito.
O que é design de site responsivo?
O método de design responsivo permite que o conteúdo e a aparência geral do site sejam ajustados com base no dispositivo que o usuário está usando para vê-lo.
O que caracteriza um site responsivo?
O design responsivo permite que o conteúdo e a aparência geral do site sejam ajustados com base no dispositivo que o usuário está usando para vê-lo. Em outras palavras, é fundamental que um site seja responsivo para que seja exibido corretamente em qualquer dispositivo.
Por exemplo, se você estiver lendo este artigo em seu telefone e virar a tela agora, a página será redimensionada para caber na sua nova tela. A mesma coisa acontece se você abrir em um tablet ou qualquer outro dispositivo.
O conceito responsivo
Não deve haver um número infinito de soluções personalizadas para cada novo grupo de usuários. Obviamente, não poderemos fazer isso usando sensores de movimento e robótica. O design responsivo exige uma maneira mais abstrata de pensar.
No entanto, algumas ideias já estão sendo implementadas: layouts fluidos, consultas à mídia e scripts que podem criar páginas da web. Mas, quando citamos design responsivo, precisamos deixar enfatizar que estamos falando de mais do que apenas uma tela ajustável e imagens que se redimensionam automaticamente, mas sim uma forma completamente nova de pensar o design.
Como funcionam os sites responsivos?
Um site responsivo é criado com o objetivo de ajustar e redimensionar em variados tamanhos, também chamado de pontos de interrupção. Tais pontos são larguras dos navegadores que possuem uma consulta de mídia CSS específica, que muda o layout do navegador quando está em um intervalo específico.
Dito de uma forma mais simples, quando se altera a largura do navegador, seja para redimensionar ou visualizar em um dispositivo móvel, o código responde e altera o layout automaticamente.
Por que é vital ter um design responsivo?
Devido à sua adaptabilidade, o design responsivo tornou-se um requisito crucial para qualquer site. Mas, por que é tão significativo? Aqui estão alguns dos motivos mais importantes:
Experiência do usuário
O design responsivo garante que usuários tenham uma excelente experiência nos sites, independente do dispositivo usado.
Isso tem sido cada vez mais vital nos últimos anos; afinal, se um site não atender às expectativas de seus usuários, eles o abandonarão e procurarão outro.
Conteúdo
Para usuários de dispositivos móveis, o design responsivo garante que consigam ver o conteúdo e as informações primeiro, em vez de apenas um pequeno trecho devido a restrições de tamanho.
Aprovação do Google
O design responsivo facilita para o Google atribuir propriedades de indexação a determinada página, ao invés de ter que indexar várias páginas separadas.
Isso, claro, melhora sua classificação no mecanismo de busca, porque o Google favorece sites que priorizam dispositivos móveis.
Economia da produtividade
Há algum tempo, os desenvolvedores precisavam criar sites diferentes para desktops e dispositivos móveis. Agora, o design responsivo possibilita a atualização de conteúdo em um único site em vez de várias versões, economizando tempo dos profissionais.
Menor taxa de rejeição.
Um site responsável também pode reduzir o número de visitantes que chegam ao site e saem sem que tenham tido alguma interação.
Isso depende totalmente da experiência do usuário, pois se ele não gostar do site, as chances de fechar a página e retornar às suas buscas são muito altas.
É fundamental se atentar à esse índice, pois em casos de taxas elevadas, o Google pode perceber isso como um sinal de que seu site não oferece boa experiência ao usuário – além de não ter conteúdo relevante. Dessa forma, seu site pode perder posições nos resultados do Google.
Aumento das vendas.
À medida que cresce o número de pessoas que têm acesso à internet por meio de dispositivos móveis, cresce também o número de pessoas que compram online usando esse método. Se um cliente pode iniciar seu processo de compra com um notebook e concluí-lo com um smartphone, isso pode resultar em mais transações de vendas.
Velocidade da página
A velocidade com que um site carrega tem impacto direto na experiência do usuário e na classificação em buscadores como o Google. O design responsivo garante que as páginas carreguem na mesma velocidade em todos os dispositivos, impactando positivamente na classificação e na experiência do usuário.
Concluindo
É fundamental que seu site seja responsivo para proporcionar aos usuários uma experiência de navegação perfeita, além de adequação aos mecanismos de busca e maior relevância nas buscas. Independentemente do seu nicho ou objetivos para o marketing digital, busque ter um site responsivo. Por fim, ninguém pode vacilar diante das demandas do mercado, principalmente quando se trata do Google. Então, não perca tempo!


