O Youtube hoje é a maior plataforma de criação conteúdo de todo o mundo. Dentre as mídias sociais ele fica atrás somente do facebook, se comparado ao número de usuários ativos. O Youtube recebe mais de 2 bilhões de usuários todo mês e está disponível em mais de 70 línguas. Imagine então, o potencial que essa ferramenta tem para promover conteúdo, marcas e pessoas. As possibilidades são quase infinitas, levando em consideração que a plataforma está sempre em constante atualização.
Dentro do Youtube existem inúmeras formas de comunicação, a mais famosa de todas é o formato de anúncio trueview. Dentro desse formato encontramos as seguintes formas:
Anúncios gráficos – No formato de banner posicionado ao lado direito do vídeo.
Anúncios de sobreposição – No formato de banner posicionado na base do vídeo.
Anúncios em vídeo puláveis – Anúncio em vídeo que pode aparecer no início, no meio ou no fim do vídeo que está sendo executado. Pode ser pulado após 5 segundos.
Anúncios em vídeo não puláveis – Formato de vídeo que pode aparecer no início, no meio ou no fim. Essa configuração de anúncio pode conter até 20 segundos e não pode ser pulado pelo usuário.
Anúncios bumper – Pode aparecer antes do início do vídeo que será executado. Este formato de anúncio contém no máximo 6 segundos de duração.
Cartões patrocinados – Cartão que aparece por alguns segundos na lateral do vídeo em exibição.
Anunciando no Youtube:
A principal forma de anunciar no Youtube é definitivamente através do vídeo marketing, formato altamente moldável para sua necessidade. Neste padrão, você pode trabalhar sua identidade de marca, promover lançamento de novos produtos ou serviços, impulsionar o awareness da marca, as possibilidades são quase infinitas.
O Youtube também possibilita que sua campanha seja veiculada de maneira mais assertiva para seu público alvo. É recomendado que o conteúdo produzido seja de 15 ou 30 segundos. Cabe lembrar que a aplicação permite que o usuário tenha acesso direto à página de vendas ou link do anunciante, facilitando assim conversão do anúncio.
Produzindo no Youtube:
Dentro do Youtube todo assunto é pertinente, isso independe do seu tipo de negócio ou especialidade. Iniciar uma produção de conteúdo no Youtube, pode ser um formato interessante para que você e sua marca adquiram relevância.
Criar conteúdo num canal pode ajudar a posicionar sua marca no meio em questão, afinal diariamente pessoas buscam informações na internet e por consequência acabam dentro do youtube. Em seu vídeo, ao atender as necessidades do usuário, seu negócio passa credibilidade para quem assiste, podendo em longa data tornar seu negócio referência sobre os assuntos debatidos no canal.
A produção de conteúdo pode ajudar também a informar seu cliente sobre seus serviços. Como exemplo, podemos citar um canal feito por um cirurgião plástico, nele, o médico explica todos os procedimentos que são realizados em sua clínica, embasa como as operações são realizadas, apresenta as possíveis intercorrências e como é o período de recuperação. Esse conteúdo ajuda a dar credibilidade ao cirurgião e pode ocasionalmente aumentar a procura de seus serviços. Ele agora pode ser visto como referência no youtube.
Todo conteúdo produzido no canal pode ser utilizado como ponte para outros serviços de comunicação do negócio. As redes sociais, o blog e o site institucional são os principais canais trabalhados em associação. É de extrema importância que a comunicação de uma empresa alcance diversos formatos de mídia.