Qual o tempo de aprendizagem de uma campanha no Facebook e Instagram?

Se você está tentando aumentar o alcance e as vendas de seu negócio usando uma campanha de mídia social, como o Facebook e o Instagram, pode se sentir frustrado ao não obter resultados rápidos. Mas antes de desistir, é importante entender que todas as campanhas de mídia social passam por um tempo de aprendizagem para atingirem os resultados esperados.

Neste artigo, vamos discutir o que é a fase de aprendizagem e fornecer algumas dicas para que consiga finalizar essa fase com êxito. Vamos lá?

Mas, o que é Fase de Aprendizagem?

Quando a plataforma dá início à distribuição dos anúncios, seja quando uma campanha nova é lançada ou quando existe uma edição significativa em determinada campanha ativa como a mudança de um criativo ou orçamento, ainda não possui todos os dados necessários para uma distribuição de forma ideal.

Para obter essas informações, o Facebook mostra seus anúncios a diferentes perfis e pessoas para aprender sobre quem está disposto a interagir com seus anúncios e concluir a ação desejada. Basicamente, é um período de testes, onde o algoritmo precisa aprender qual segmentação seu público terá mais resultado.

Trata-se de um período atrelado à janela de conversão. Quando o objetivo é vender determinado produto, a janela indicada é de 7 dias, assim, a fase de aprendizado irá durar 7 dias.

Durante esse período, seu anúncio será veiculado com foco em gerar 50 conversões. Esse volume é necessário para que o Facebook consiga conhecer seu perfil de usuários que convertem e veicular seus anúncios para outras pessoas similares, fazendo com que sua campanha performe melhor. Nesse período o desempenho de sua campanha não é o melhor, pois, existe uma instabilidade na distribuição e resultados, afetando o custo por ação, geralmente mais elevado.

Porém, é um erro, parar uma campanha antes de 7 dias, pois, você não teve o tempo mínimo para que o Facebook conseguisse finalizar a fase de aprendizado.

Se aparecer a mensagem “Em aprendizagem” em algum dos seus anúncios, não se preocupe e dê o tempo necessário para todos os dados sejam recolhidos.

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Em alguns casos, esse período pode expirar e caso o Facebook não tenha conseguido concluir a fase com êxito, ou seja, não tenha atingido as 50 conversões, ele dispara um alerta para que você possa fazer os ajustes necessários.

Existem ajustes nesse período de aprendizado

É fundamental entender que toda alteração ou edição que você fizer no anúncio do Facebook Ads, pode alterar a fase de aprendizado, mesmo já estando concluída.

Isso acontece, caso esteja definindo o orçamento diário da campanha ou conjunto de anúncio e aumente o valor do investimento. A questão é que se aumentar mais de 30% do valor investido, pode ocorrer de resetar a veiculação do anúncio e retornar para a fase de aprendizado.

Então, antes de publicar seus anúncios, faça uma boa conferência, pois, é fundamental que nenhum ajuste seja feito nesse período, ou a fase de aprendizado será reiniciada.

Veja algumas edições que podem resetar seu aprendizado:

  • Mudar consideravelmente o orçamento da campanha;
  • Alterar consideravelmente o valor do lance;
  • Mudar qualquer informação no anúncio;
  • Mudar o direcionamento;
  • Mudar o posicionamento (onde os anúncios serão mostrados);
  • Criar um novo anúncio;
  • Pausar o conjunto por mais de 7 dias.

Na fase de aprendizado, os resultados serão instáveis

Ocorre com frequência anunciantes mais ansiosos pausarem suas campanhas durante a fase de aprendizado devido ter resultados abaixo do que gostariam. Isso acontece, devido o Facebook Ads ainda não ter conseguido identificar o perfil ideal de público para veicular seus anúncios. Nesse período o Facebook vai fazer muitos testes.

Como falamos anteriormente, o Facebook precisa de 50 conversões. Após isso, cruza esses perfis e veicula seus anúncios para usuários similares.

É possível continuar vendendo mesmo que essa fase não seja concluída com êxito, mas mesmo assim é necessário otimizar as campanhas em busca da finalização dessa fase com êxito.

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Atenção na quantidade de anúncios ou conjuntos

Outro erro frequente que pode evitar que seus conjuntos saiam da fase de aprendizado é ter muitos anúncios dentro de um único conjunto.

O Facebook estipula um máximo de 6 anúncios por cada conjunto, mas dependendo do seu orçamento diário, é mais indicado trabalhar com 2 ou 3 no máximo.

O que também pode prejudicar a finalização da fase de aprendizado com êxito é ter muitos conjuntos em uma única campanha. Isso acontece porque o orçamento diário é pulverizado em vários conjuntos. Tente imaginar você tendo um investimento diário de R$100,00 e decide criar 5 conjuntos para a campanha. O que pode ocorrer é que um conjunto pode gastar menos do que precisaria e com isso, não concluir a fase de aprendizado. Por isso, é importante ter cuidado com a quantidade anúncios e conjuntos.

Conclusão

A fase de aprendizado é simples, porém fundamental. Não existe uma regra que te impeça de interferir, mas respeitar esse processo é fundamental para que possa atingir resultados melhor no Facebook Ads.

Principalmente para quem está iniciando, a vontade de fazer alterações que possam influenciar no desempenho é natural. Mas dê o tempo necessário ao algoritmo. Acredite no processo de obtenção de dados, distribuição e definição de pessoas da plataforma!

Lembre-se que tanto você quanto o Facebook desejam alcançar os mesmos objetivos. Não verifique a campanha diversas vezes ao dia e deixe que a fase de aprendizado seja concluída naturalmente!

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