Marketing Digital para contadores

Se o marketing digital já foi apenas uma opção para escritórios de contabilidade (e diversos outros negócios), a pandemia mostrou que fortalecer marcas com o marketing digital, dá credibilidade e também serve para informar e atualizar clientes sobre produtos e serviços oferecidos.

Além disso, em uma situação em que é impossível sair de casa e todas as buscas e conselhos são realizados totalmente online, é fundamental ter sua marca listada em um buscador utilizado pelos consumidores.

Por isso, é necessário desenvolver estratégias de marketing para diferenciar as contabilidades na web, assim como desenvolver técnicas que promovam a visibilidade online.

Muitos serviços já estão disponíveis online, incluindo Imposto de Renda, troca e entrega de documentos, conversas por WhatsApp e outros. Oferecer funcionalidade e facilidade ao cliente é fundamental.

O marketing digital como estratégia para escritórios de contabilidade

As práticas do marketing digital estão crescendo em popularidade no setor justamente porque se alinham a uma nova tendência do mercado: a consolidação dos escritórios contábeis online.

Quem tem uma forte presença na internet pode conseguir um perfil de cliente muito lucrativo. Pessoas que preferem buscar esse tipo de serviço na internet, pagando bem pela praticidade e eficiência do modelo.

A mudança nos canais de comunicação e vendas é o que torna o marketing digital para os contadores tão vital. Quem não investir em inovação contábil ficará invisível para os futuros consumidores.

Portanto, entenda melhor esse público e se programe para alcança-los. E para isso, é tão importante contar com a expertise de uma agência de marketing digital especializada para atingir todos os objetivos do seu escritório de contabilidade.

Por que o marketing digital é tão importante para o setor contábil?

Em comparação com as estratégias de marketing tradicional, conseguimos identificar uma série de fatores que tornam esse investimento a opção mais segura para nossos clientes.

Permite encontrar novos clientes.

O primeiro e mais importante benefício é a facilidade com que você pode encontrar novos clientes. Como falado anteriormente, os hábitos dos consumidores mudaram, e hoje, antes de realizar uma compra ou abrir um negócio, é comum que potenciais clientes façam pesquisas online para determinar quais soluções estão disponíveis no mercado, quais empresas estão prestando esses serviços e, mais importante, como manter contato para mais informações.

Ajuda na informação ao público

É possível iniciar um movimento de educação de mercado quando um escritório de contabilidade ou um contador passa a produzir conteúdos de alta qualidade.

Isso significa que, ao fornecer conteúdos e materiais relevantes que realmente ajudarão a esclarecer diversas dúvidas entre seu público, ele começará a educar o mercado, transformando-se em uma verdadeira autoridade no ramo.

Excelente custo-benefício

Quando consideramos o retorno do investimento, vemos que ele também é mais acessível, principalmente quando comparado às estratégias tradicionais de comunicação.

O marketing digital permite que as empresas façam investimentos menores e alcancem excelentes resultados.

Como? Por meio de segmentação de mercado. Em uma estratégia tradicional, como um comercial de televisão a segmentação era muito simples: horas e regiões.

Hoje, com a ajuda do marketing digital, é possível segmentar clientes com base em diversos fatores, como interesses, dificuldades que estão enfrentando, pesquisas realizadas por meio de mecanismos de busca e muito mais.

Isso permite otimizar seus investimentos: ao invés de realizar ações que impactarão um grande número de pessoas que não estão no seu público-alvo. Ou seja, você pode criar uma estratégia que visa apenas aqueles que você acredita que terão interesse em contratar seus serviços, reduzindo o risco de perder dinheiro e aumentar o potencial de conversão.

Aumente a exposição da sua marca.

Como a internet permite que você esteja presente em vários canais e de várias maneiras, você pode aumentar a exposição da sua marca.

Quanto mais contatos potenciais tiverem com sua marca, maior será seu share of mind, e essas pessoas lembrarão do seu nome quando precisarem contratar ou consultar uma referência contábil.

Proximidade do consumidor

A internet também mudou a relação entre empresas e consumidores. Se as estratégias tradicionais de marketing tendiam a tornar a comunicação unilateral, esse não é mais o caso do marketing digital. Os clientes podem se comunicar com as empresas com muito mais facilidade, apresentando seus problemas, registrando reclamações e fornecendo feedback valioso.

Um escritório de contabilidade precisa ser capaz de construir estratégias para se aproximar dos clientes e se atentar aos feedbacks, aproveitando essas novas informações para construir ações mais eficientes para a melhoria do processo.

Medição de resultados com mais velocidade

Uma das vantagens mais notáveis ​​do marketing digital é a facilidade com que os resultados das ações podem ser mensurados.

É possível não apenas segmentar melhor as ações, mas também descobrir de onde vem cada cliente ou potencial consumidor. Saber disso ajudará você a entender quais estratégias estão produzindo os melhores resultados e quais precisam ser revisadas.

Isso o ajudará a revisar seus esforços em cada um deles e direcioná-los estrategicamente para melhorar seus resultados.

Case de sucesso

Após entender a importância do marketing digital para escritórios de contabilidade, veja os resultados alcançados por um cliente do segmento atendido pela Agência Mais Resultado! Entenda na prática o quanto seu escritório contábil pode lucrar com a aplicação de estratégias de marketing digital!

TRÁFEGO DO SITE

O trabalho de SEO foi iniciado em abril de 2021. Antes do projeto, o site não apresentava tráfego orgânico, deixando de atingir uma grande parcela do mercado.

Nessa imagem podemos ver o tráfego no mês de abril de 2022. Foram 187 acessos orgânicos e 768 acessos pagos (no mês), representando um crescimento considerável de possíveis clientes acessando o site da empresa para conhecer os serviços.

EVENTOS (CONTATOS) REALIZADOS NO SITE

Na imagem acima, demonstramos os eventos (contatos) realizados no site no mês de abril de 2022. Além desses, diversos contatos são feitos através do telefone da empresa.

Imagem: Demonstração dos eventos (contatos) realizados no mês de abril de 2022 no site.

VISUALIZAÇÕES

Nesta outra imagem, vemos o tráfego orgânico desde o início do projeto até abril de 2022. Veja os números incríveis atingidos:

  • 676 usuários através de tráfego orgânico;
  • 659 novos usuários através de tráfego orgânico;
  • 933 sessões;
  • 100 usuários através do tráfego pago;
  • 098 novos usuários através do tráfego pago;
  • 703 sessões;
  • 962 eventos orgânicos e 1.011 pagos (formulário de contato, WhatsApp) realizados no site. Número que não registram as ligações realizadas diretamente com a empresa.

Esses são alguns números que demonstram a importância do marketing digital na contabilidade. Com conhecimento, ética e eficiência a Agência Mais Resultado pode fazer o mesmo com o seu site.

Conte com a Mais Resultado para alcançar novos objetivos!

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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