Quais são os principais KPIs de uma consultoria de SEO?

Quando se trata de internet, sites e posicionamento nos mecanismos de busca, um dos fatores mais significativos é o projeto de SEO.

Mas você já sabe o que é SEO? Search Engine Optimization é um dos aliados mais importantes para quem tem um projeto de internet.

Por fim, essa abreviação refere-se a todas as técnicas usadas no trabalho de otimização que permitem classificar seu site entre os primeiros de uma página de pesquisa do Google, Yahoo ou Bing.

Após o lançamento de qualquer projeto de SEO, é fundamental acompanhar alguns indicadores-chave de desempenho (KPIs). Por fim, os KPIs que mostrarão o desempenho do seu projeto de SEO e se ele está produzindo resultados efetivos.

Se você reconhece que SEO é uma estratégia fundamental para o seu negócio, fique de olho nos KPIs de SEO. Eles podem ajudá-lo a descobrir se sua estratégia está produzindo os resultados desejados ou se você precisa mudar de estratégia para obter melhores resultados. E isso é fundamental, pois ninguém quer investir e não obter o retorno esperado, certo?

Mas você sabe identificar os principais indicadores do SEO? Entende sua real importância? No artigo de hoje vamos te mostrar as principais métricas de SEO de forma simples e objetiva. Confira!

Primeiramente, O que é SEO?

SEO é um conjunto de estratégia do marketing digital que visa potencializar e melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. O Google, atualmente, é o maior buscador do mundo.

Estima-se que sejam feitas mais de 40 mil pesquisas no Google a cada segundo. Ou seja, você pode ver o Google como uma grande biblioteca, com acesso a milhões de informações de temas variados.

Todos os usuários da internet, utilizam o Google e outros buscadores para encontrar conteúdos, fornecedores, produtos e muito mais. Mas com tanta opção, como o mecanismo de busca definirá os sites que aparecerão nas melhores posições? É justamente nessa hora, que entra o SEO.

Os buscadores, usando mecanismos, realizam buscas aprofundadas em seus acervos em frações de segundo.

Os sites que são capazes de entregar o melhor conteúdo e fazê-lo rapidamente nesta varredura aparecem primeiro nas páginas de resultados.

Para começar, SEO envolve compreender como os algoritmos realizam essa pesquisa e como um domínio pode se destacar para ser encontrado mais facilmente pelos mecanismos de busca.

Mas lembre-se sempre que o objetivo é criar um site e conteúdo para os usuários, pois os algoritmos são criados com eles em mente.

Como resultado de um bom SEO, o site aparecerá com mais frequência e, muito provavelmente, terá mais visitantes.

O que são os KPIs de SEO?

KPI é uma sigla que quer dizer Indicador Chave de Performance, ou seja, uma maneira de medir se as ações adotadas estão sendo realmente efetivas dentro da estratégia.

Mas tenha em mente que os KPIs não são apenas métricas. Métricas são dados brutos sobre o seu negócio que nem sempre estão vinculados aos objetivos da sua empresa.

O KPI, por outro lado, é algo que é criado por métricas. Ou, em outras palavras, uma métrica na forma de porcentagem ou número que se relaciona com o desempenho do seu negócio. Confira a comparação:

  • O número de leads gerados no site é uma métrica;
  • O custo de aquisição por lead (o valor investido dividido pelo número de leads gerados) é um KPI.

Ficou mais claro agora?

Agora, quando pensamos em SEO, os KPIs desempenham um papel fundamental na validação desse investimento. Eles são usados ​​para mostrar quanto retorno trouxeram de volta para a empresa na forma de aumento de tráfego para o site, menores taxas de rejeição de páginas e até ganho financeiro.

Mas como definir os KPIS de SEO para meu negócio?

A forma como você define os KPIs da sua empresa vai depender muito do tipo de negócio que você tem e quais seus objetivos com o SEO.

Uma pessoa que trabalha em uma agência de marketing digital, por exemplo, deve defender o investimento em SEO do cliente. Os resultados das análises são apresentados e, se necessário, novas estratégias devem ser implementadas ao longo do caminho.

Se você é um empreendedor que deseja saber mais sobre o tema ou se é responsável por essa área em sua empresa, precisará apresentar resultados que atendam a metas pré-estabelecidas. E podem ser vários: aquisição de leads, aumento de vendas, lançamento de produtos, uma promoção específica e assim por diante.

Principais KPIs do SEO que precisam de seu acompanhamento

Apesar de mudar conforme o segmento e objetivo, alguns KPIs são básicos do SEO e precisam ser analisados. Veja abaixo:

Sessões orgânicas

As sessões orgânicas rastreiam as visitas ao seu site através de mecanismos de pesquisa como Google.

Uma sessão é definida como uma visita ao site, as ações realizadas pelo usuário durante essa visita e a saída do usuário do site. Um único usuário pode ser responsável por diversas sessões.

Se um usuário se tornar ocioso, a sessão expirará após 30 minutos de inatividade.

O crescimento do tráfego orgânico é o indicador de desempenho mais importante, pois se alinha mais claramente com o objetivo fundamental do SEO: obter mais visitantes para o seu site.

QUAIS SAO OS PRINCIAPIS KPIS

Ranking de palavras-chave

Uma classificação de palavras-chave é quando suas palavras-chave específicas são posicionadas nos principais mecanismos de busca como Google. Ou, em outras palavras, quanto mais próximo você estiver da primeira posição, melhor.

Naturalmente, existem algumas palavras-chave mais fáceis de classificar, como o nome da sua empresa ou palavras-chave longas e altamente segmentadas. Outros já farão parte do projeto de SEO mais a longo prazo.

Por esse motivo, é fundamental ter um KPI da classificação de palavras-chave, pois melhorias na classificação de palavras-chave são o primeiro passo para alcançar outros objetivos-chave, como aumento de tráfego, leads e vendas.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição também é uma métrica muito importante, pois mede a porcentagem de sessões que o usuário carrega a página, mas sai imediatamente, sem executar ação alguma.

Obtemos a taxa de rejeição dividindo o número de sessões que não foram interativas pele número geral de sessões.

  1. Tempo de carregamento da página

O tempo de carregamento da página é fundamental. Se seu site demorar demais para carregar, é bem provável é pouco provável que o usuário tenha paciência de aguardar para navegar nele. Com isso, automaticamente, retorna para a página de pesquisas e procura por outro site.

Desta forma, o usuário terá menos probabilidade de após navegar no site, sair sem converter em vendas, pois sua primeira experiência foi frustrante.

Leads / Conversões

Este é um KPI fundamental porque está intimamente ligado ao objetivo principal da empresa: aumentar sua base de clientes e aumentar as vendas.

Os dois primeiros fatores de classificação buscam atrair visitantes ao seu site através dos mecanismos de pesquisa. Porém, qual a ação que você deseja que esses usuários executem após acessarem seu site?

Muito provavelmente, seu interesse é gerar lead e consequentemente, resultar em uma venda.

Um lead é todo tipo de contato com clientes em potencial, e pode vir através de:

  • Envio de formulário de contato;
  • Inscrição na Newsletter;
  • Cadastro para webinar;
  • Chamada telefônica;
  • Compra finalizada.

Se configurar eventos e metas no Google Analytics, terá a possibilidade de rastrear seus leads em diversas dimensões:

  • Sua taxa de conversão é maior no computador ou no mobile?
  • De quem o acesso é maior? Homens ou mulheres?
  • Quais páginas geram mais leads?

Ainda existe a possibilidade de se configurar funis de meta, com o objetivo de identificar as páginas que seus usuários saem do site e assim, poder fazer melhorias e gerar mais negócios concretos.

Aumentar o número de leads, além de atrair mais visitantes ao site é o reflexo de que seus usuários estão concluindo ações desejadas cada vez mais.

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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