01. Marketing para imobiliárias – Cadastrar-se no Google meu Negócio
Essa é uma ferramenta gratuita que facilita a divulgação dos negócios na internet. O Google meu Negócio também fornece estatísticas sobre a movimentação no seu site, mostra avaliações de quem já ficou hospedado e possibilita responder a críticas e dúvidas.
Como fazer o cadastro? É só clicar aqui: Google my Business.
02. Marketing para imobiliárias – Investir em site próprio com motor de reserva
Ter um site próprio é essencial para obter reservas sem depender exclusivamente das OTA’s (Online Travel Agencies). Isso ajuda também a aumentar o faturamento, pois não é preciso pagar comissão aos sites de anúncios. Porém, é preciso que o site conte com motor de reservas integrado no site, para que o calendário de reservas e a precificação de tarifas sejam atualizadas automaticamente entre o site próprio e as OTA’s.
03.Marketing para imobiliárias – Usar chat no site
Quem aluga acomodações de temporada simpatiza muito com
o contato pessoal, bem diferente do que experienciam nos sites de reservas convencionais. Prova dessa necessidade é o suces- so do recurso de troca de mensagens no Airbnb. Como as acomodações de temporada não costumam ter um padrão entre si, é importante você estar disponível para sanar dúvidas rapidamente. O fato de o potencial hóspede poder resolver as incertezas de forma instantânea aumenta as chances de fechar uma reserva no mesmo momento.
Se você tem site próprio, implemente um chat para proporcionar essa via comunicação rápida com os interessados. Isso é um diferencial frente às OTA’s, que não oferecem esse atendimento pessoal. Como segundo passo, para diminuir o trabalho de atendimento, você pode compilar as dúvidas mais frequentes e automatizar as primeiras respostas com um chatbot.
04.Marketing para imobiliárias – Escolher bem as fotos do site
Invista em fotos profissionais, pois a forma como sua propriedade é fotografada tem grande impacto na captação do interesse de quem chega ao site. Escolha os melhores ângulos e iluminação para mostrar todos os cômodos, a fachada do prédio, a cama, os lençóis, mimos (como kit banho, por exemplo), entre outros itens. Tente resumir tudo o que seu imóvel tem de melhor nas fotos.
05. Marketing Digital para imobiliárias – Usar palavras-chave nos textos do site
Lembre-se: as palavras-chave são o segredo para conseguir o máximo possível de resultados de forma espontânea, ou seja, sem precisar investir dinheiro. Por isso, cada texto do site deve ser pensado de forma estratégica, com palavras-chave bem definidas. Isso vale tanto para o site quanto para outros tipos de conteúdo que você disponibilize no site, como artigos de blog para turistas na cidade.
06. Marketing Digital para imobiliárias – Criar conteúdo de turismo no local
Manter um blog no próprio site é uma boa forma de atrair inter- essados na sua região de atuação de forma espontânea, mostrar que a sua equipe é especialista no ramo, construir autoridade sobre o assunto e promover interação com o público. Blogs de empresas que trabalham com aluguel de temporada têm muito potencial para se tornar o principal recurso de informação online sobre a região.
07.
Marketing Digital para imobiliárias – Usar pop-up para criar a própria base de contatos
Não deixe que o visitante vá embora do seu site sem que ele deixe alguma forma de contato. Use um serviço de pop-up para aparecer na tela oferecendo um material bacana (sobre a sua cidade, por exemplo) ou, então, um link para gerar cupom de desconto. Em ambas as situações, é essencial solicitar o email do visitante, assim é possível começar uma relação com o potencial hóspede.
08. Marketing Digital para imobiliárias – Ser claro e apresentar de cara todas as informações sobre o imóvel
Todas as informações que envolvem o imóvel precisam estar facilmente acessíveis. Características, quantas pessoas acomoda, localização, facilidades, o que pode e o que não pode fazer, o que tem e o que não tem. Tudo isso para não dar trabalho ou deixar dúvidas a quem está pesquisando. Lembre-se que o fato de deixar dúvidas dá muita margem para que o visitante acabe desistindo
e fechando com um concorrente que explique melhor as acomodações. O momento da busca é muito rápido, por isso você precisa conquistar o usuário de imediato.
09. Marketing Digital para imobiliárias – Site responsivo
Hoje em dia, com a ampla gama de dispositivos, é indispensável contar com um site responsivo, ou seja, que se adapta a desktops, notebooks, tablets e smartphones, sem que para isso seja necessário alterar o conteúdo ou padrão de layout. Isso é decisivo para a (boa ou má) experiência que o usuário terá ao navegar no seu site.
10. Marketing Digital para imobiliárias – Ter uma página online para captar proprietários
Se a intenção é fazer com que o seu negócio de aluguel de temporada cresça, é bem importante ter uma página reservada para atrair proprietários. Afinal, muitas pessoas não sabem que podem ter uma renda extra a partir do aluguel de temporada sem precisar se preocupar em administrar todos os trâmites que envolvem as reservas.
11. Marketing Digital para imobiliárias – Criar uma marca própria e usar a mesma identidade sempre
Ter uma marca própria passa credibilidade, segurança e profis- sionalismo. Esses três pontos são decisivos no ramo de hospedagem, pois o visitante vai se colocar em uma situação vulnerável estando em outra casa/cidade. Por isso a importância de investir e se preocupar em manter a mesma identidade em tudo que for impresso ou publicado online, seja no site, nas redes sociais, nos anúncios pagos e quaisquer outros pontos de contato com o público.
12.
Marketing Digital para imobiliárias – Inicialmente, não precisa abraçar várias redes sociais
Essa recomendação vale, principalmente, se a equipe de market- ing for enxuta. Afinal, é muito difícil focar em várias redes sociais ao mesmo tempo e obter resultados. Lembre-se que não há nada pior para uma marca de aluguel de temporada do que uma rede social sem postagem. Portanto, mantenha o foco no que é mais efetivo: Facebook e Instagram. Facebook, pelo fato de ser fácil de gerenciar e por transmitir uma forte prova social (passa a impressão de que o seu negócio existe de verdade); e Instagram, porque é considerado uma rede de viajantes.
13. Marketing Digital para imobiliárias – Investir em Facebook Ads para gerar tráfego qualificado
O Facebook Ads é muito estratégico. Segundo pesquisa, 87% dos entrevistados mencionaram usar o Facebook ao longo de todo
o processo de definição de uma viagem. Vale investir uma verba mensal e definir uma segmentação bem estratégica para atrair viajantes interessados nas suas acomodações. Vídeos curtos costumam dar os melhores resultados.
14. Marketing Digital para imobiliárias – Fazer promoções com cupom de desconto
Use as redes sociais (Facebook e Instagram) para sortear estadias e oferecer cupons de desconto. Isso ajuda a ampliar a visibilidade da sua marca e, ao mesmo tempo, contribui para disseminar o negócio de aluguel de temporada. Um exemplo de promoção: “adivinhe que lugar é esse da foto e receba um cupom de desconto por mensagem”.
15. Marketing Digital para imobiliárias -Usar hashtags a seu favor
As hashtags desempenham um grande papel, especialmente no Instagram, e podem realmente ajudar para que suas fotos sejam vistas pelas pessoas certas no momento certo. Isso ocorre porque os usuários geralmente pesquisam as hashtags em que estão interessados. Antes de fazer qualquer publicação, procure as hashtags mais usadas no momento e que tenham relação com a imagem que será publicada.
16. Marketing Digital para imobiliárias – Atendimento exemplar nas redes sociais
Independentemente de uma crítica negativa ou um elogio de um hóspede, é essencial responder publicamente e de forma amigável. Dependendo da gravidade da situação, ofereça de forma pública algo para compensar, como uma nova oportunidade para hospedar-se nas suas acomodações. Se for um problema da propriedade que não tenha causado grandes transtornos, peça desculpas e mencione que este foi um problema pontual que já está resolvido.
17. Marketing Digital para imobiliárias – Interagir em grupos de viajantes no Facebook
O Facebook é ponto de encontro para milhares de viajantes. Existem muitos grupos de destinos específicos, principalmente nas capitais e cidades turísticas. Ser ativo lá de maneira estratégica (dando dicas sobre a cidade, passeios e informações sobre hospedagem quando for oportuno), pode ser um grande diferencial para fechar as reservas em meses complicados, nos quais você precisa garimpar hóspedes.
18. Marketing Digital para imobiliárias – Ter vídeos dos imóveis para uso em vários canais de divulgação
Faça um vídeo simples mostrando todos os cômodos do imóvel, publique-o no Youtube e, sempre que possível, disponibilize-o
no seu site e canais onde você divulga as acomodações. Esse recurso contribui muito para dar ao viajante mais segurança sobre o que esta reservando.
19. Marketing Digital para imobiliárias – Invista em palavras-chave da sua cidade
Invista no Google Adwords para que o seu site apareça para bus- cas qualificadas como “hospedagem na cidade X” e “aluguel de temporada na cidade X”. Simule buscas no Google para espiar os concorrentes (na maioria das vezes as grandes OTA’s) e, a partir daí, crie um anúncio mais atrativo do que os grandes sites de acomodação, que costumam usar anúncios automatizados sem personalidade.
20. Marketing Digital para imobiliárias – Remarketing para anúncios da rede de pesquisa do Google
Esse recurso do Google Adwords permite adaptar as campanhas de publicidade no Google para os usuários que já acessaram seu site. É possível configurar os grupos de anúncios para que eles sejam exibidos mais frequentemente, por exemplo, nas buscas feitas por pessoas que já navegaram pelo seu site ao menos uma vez, mas ainda não efetuaram uma reserva. Manter-se sempre presente maximiza as chances de que a pessoa acesse o sitenovamente e, então, efetue a reserva.
21. Marketing Digital para imobiliárias – Remarketing no Facebook Ads
O remarketing do Facebook é uma estratégia mais barata em comparação ao remarketing do Google Adwords, mas igualmente interessante. Ele vai na mesma linha de exibir os anúncios para pessoas que já entraram no seu site de aluguel de temporada, mas não fecharam reserva. É possível criar anúncios no Facebook direcionados exclusivamente para eles, com o intuito de fazer com que fechem a reserva. Outro ponto bem positivo dessa estratégia são os comentários que surgem no anúncio de quem já se hospedou e resolve elogiar. Eles servem como uma ótima prova social.
22. Criar uma relação constante com a base de contatos
Estipule uma periodicidade e envie emails para a sua base de contatos. Os assuntos podem ser os mais diversos: diferenciais da cidade que atraem os turistas (culinária renomada, passeios turísticos, atrativos para o público infantil); eventos significativos e que movimentam a cidade; promoções de hospedagem para finais de semana e feriado; divulgar pontos positivos do seu negócio, como reviews dos clientes e premiações recebidas em relação à hospedagem. Garanta que quando as pessoas pensarem em viajar para a cidade das suas hospedagens, elas lembrem de você.
Fornecer recompensa por indicação
Quem já se hospedou nos seus imóveis é uma excelente ferramenta para atrair novos hóspedes. Crie uma política de recompensa, oferecendo algo para a próxima estadia em caso de indicações que gerem reservas.
Estimular avaliações positivas
Uma pesquisa apontou que 80% dos participantes lêem de 6 a 12 avaliações antes de fazer uma reserva. Por isso, é bem impor- tante ter avaliações positivas para divulgar os seus imóveis. Para estimular que os hóspedes façam avaliações, logo após o check- out faça contato para agradecer a escolha pela sua acomodação e envie o link de onde é possível incluir uma avaliação.
Usar avaliações positivas para promover os imóveis
Tenha um espaço no seu site para divulgar as avaliações positi- vas, crie posts nas redes sociais com depoimentos dos hóspedes. Encontre formas de fazer uso das avaliações positivas para dar ainda mais credibilidade e segurança ao seu negócio.
Entender o perfil de quem reserva e gosta dos apartamentos
Analise o perfil dos hóspedes que fecham reservas nos seus imóveis e procure identificar qual é o perfil de público. São famílias com filhos, casais ou pessoas solteiras? Qual a média de renda?
O que fez eles optarem pelas suas acomodações? As respostas dessas perguntas são essenciais para poder direcionar suas cam- panhas de marketing.27. Ter uma identidade clara e promover ela sempre
Você trabalha só com imóveis de luxo? Trabalha só com imóveis de determinada região? Aceita pets? Tenha um posicionamento claro sobre seu negócio e invista no marketing pensando nisso. Concentrar-se em um nicho fortalece a sua marca e destaca o seu negócio da concorrência, já que o potencial hóspede que se identificar com o que você está promovendo ficará mais propenso a fechar a reserva com você.
28. Fazer uma coisa de cada vez
O universo online reserva uma imensidão de oportunidades para o marketing do aluguel de temporada, mas é importante manter o foco. Por isso, faça uma coisa de cada vez para não correr o risco de acabar não fazendo nada, deixando várias ações pela metade. Estabeleça um plano, incluindo todas as tarefas que devem ser feitas, e vá executando ponto a ponto – site, Facebook, Instagram, blog, email marketing.
Ter alguém dedicado ao marketing
Para que as suas ações de marketing sejam profissionais do ínicio ao fim, contrate alguém para essa função. Se você é administrador de aluguel de temporada, sabe muito bem que o dia é repleto de inúmeras responsabilidades. É bem provável que você vá priorizar o bom andamento do check-in e check-out do que se dedicar às tarefas ligadas ao marketing. Por isso a importância de contar com alguém que tenha o marketing como prioridade.
Não deixar nunca as coisas paradas no online
A partir do momento que você começou o trabalho de redes sociais e email do seu negócio, não dá para fazer pausas. É essencial manter a periodicidade no universo online. Estabeleça um cronograma de publicações e cumpra à risca.
Responder o Reclame Aqui sempre
O Reclame Aqui é bastante usado para pesquisar a reputação de uma empresa. Muitas pessoas podem deixar de fechar uma reserva se encontrarem algo duvidoso lá. Por isso, é bem importante fazer o cadastro do seu negócio de aluguel de temporada no Reclame Aqui e monitorar possíveis reclamações e ter a chance de respondê-las sempre.
32. Não esquecer dos estrangeiros
Lembre-se: o potencial hóspede estrangeiro precisa se sentir acolhido e com a garantia de que não vai ter que resolver situações ou ir atrás de coisas difíceis em um país onde provavelmente não domina o idioma. Por isso, é fundamental contar com alguém que consiga estabelecer uma boa comunicação em inglês e espanhol com os viajantes estrangeiros, que passe esse acolhimento. Outro ponto é contar com várias formas de pagamento para atender as preferências e necessidades dos clientes.
33. Entender a demanda da sua cidade
Compreenda qual é o turismo existente na sua cidade (lazer, negócios, eventos voltados à educação, etc.) e acompanhe os relatórios do Ministério do Turismo a respeito da sua região. Isso ajuda a identificar quais perfis de pessoas geram mais oportunidades e a direcionar o foco das suas ações de marketing.
34. Marketing Digital para imobiliárias – Usar uma ferramenta de email
Não use o Gmail, Yahoo, Hotmail, etc. para se comunicar com a sua base de contatos. Existem diversas ferramentas de email marketing que podem ser usadas de forma gratuita e são peça-chave para chegar a todos os contatos sem dificuldades técnicas e pare- cer profissional. O Mailchimp é uma das boas opções. Para quem possui até 2000 contatos, não há custo algum para utilização.
Enviar emails relevantes e sempre indicar uma ação
Não envie emails convencionais, com excesso de informação. Seja pessoal e mantenha o foco no propósito daquele email. Para gerar resultado, é preciso ser direto. Por isso, antes mesmo de começar, pense no objetivo do email e deixe clara a ação que você espera do usuário, como por exemplo efetuar uma reserva.
Criar emails com tom pessoal
Coloque a criatividade para funcionar e crie textos com tom pes- soal, como se fosse uma conversa, de forma que a pessoa que está recebendo queira continuar a leitura. Tenha em mente que o email não pode parecer um panfleto, não pode ser chato. Indicamos usar um template bem simples, como se você estivesse enviando um email pessoal para os seus conhecidos. Ah, dica importante: não envie somente imagens no corpo do email, isso maximiza as chances de que o seu email caia na caixa de spam do destinatário.
37. Saber como é a concorrência e promover o seu diferencial
Estar sempre atento ao que os concorrentes estão oferecendo é essencial: acompanhe o site, as redes sociais e outros canais que eles tenham disponíveis. Isso te dá informações para identificar o que você pode oferecer como diferencial.
38. Ter conversa entre as áreas de marketing e vendas
Com várias estratégias rodando, é bem importante que as áreas de marketing e vendas estejam sempre alinhadas. Essa sintonia é decisiva para conseguir identificar o que está funcionando de fato, quais campanhas de marketing precisam ser aprimoradas e ter novas ideias a partir das considerações apontadas pela equipe de vendas.
39. Medir reservas usando o Google Analytics
Gerar reservas é o que importa para o seu negócio, e medi-las no Google Analytics é essencial para conectar as ações de marketing digital com os resultados. É possível ter informações como: as cidades que mais fecham reservas, quantas vezes uma pessoa entra no site até fechar uma reserva, quanto custa para você conseguir uma reserva, de onde elas vêm (e-mail marketing, anúncios do Google Adwords, posts em redes sociais ou campanhas via Facebook Ads). Tudo isso é facilmente mensurável no Google Analytics e proporciona domínio do seu negócio. Quando as reservas caírem, por exemplo, você vai saber o que fazer.
40. Foque no básico do marketing
Lembre-se sempre que marketing não é um conjunto de fatores que inexplicavelmente dão resultado. Inclusive, não é preciso de ações virais incríveis, uma marca com conceito forte, vídeos caríssimos e ajuda de influencers. De maneira direta, é preciso encontrar na internet quem está interessado em hospedagens na cidade onde você atua, fazer com que essas pessoas acessem o seu site e, então, convencê-los a fechar a reserva. Não é mágica, é uma ciência exata. Tente focar no básico do marketing e não em tendências, branding ou fórmulas absurdas adotadas por grandes empresas.
Conclusão
Como você pode perceber, a gama de possibilidades que o marketing oferece para o mercado de aluguel de temporada é imensa. Embora, inicialmente, possa parecer difícil colocar em prática todas essas ações, é importante considerar cada uma delas, planejar um cronograma e, então, implementar aos poucos.
Essas 40 dicas conversam entre si e formam um conjunto completo capaz de expandir a visibilidade da sua marca, alavancar as reservas e trazer cadavez mais resultados sem precisar aumentar o investimento financeiro.
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.