BBB 22: Mais um ano fazendo história no marketing e como as marcas podem se beneficiar

O Big Brother Brasil 2022 começou e as expectativas já estavam em alta antes mesmo do lançamento do reality. Em mais um ano o programa se confirma e amplia sua relevância para mais uma estréia em 2022. 

E o que está no topo de todos os assuntos são as vendas da Globo, que neste momento já superou o que fizeram na edição anterior. A emissora fez uma grande estratégia de confirmação dos 20 participantes neste ano, apresentando-os a cada comercial de uma única tarde da emissora. Mas, além de prover entretenimento ao público, principalmente no período de pandemia, o BBB traz importantes táticas e oportunidades para os negócios e divulgação de marcas. 

Está na hora das empresas definirem como usarão o reality para aumentar suas vendas. Por exemplo, no final do programa foi comprovado que os patrocinadores que geraram algum conteúdo ou atividade patrocinada na rede oficial do programa ou até mesmo ao vivo, alcançaram um alto nível de lucro em cima de seus investimentos como nunca houve antes. Além de ser um fenômeno cultural, o reality movimenta o mercado e o povo brasileiro. 

Como o BBB 22 pode ajudar no seu marketing

O programa já está na sua vigésima segunda edição, e até mesmo aqueles que não assistem ou gostam do programa precisam admitir que assim que o reality começa é o assunto principal de muitas conversas, seja no trabalho, com a família ou nas redes sociais. É importante estar antenado e aproveitar para se beneficiar do momento para o marketing digital da sua empresa. Confira algumas ações que podem ser desenvolvidas para garantir que o seu marketing digital também faça sucesso nessa época.

1. Ter um bom planejamento

É vital que seja elaborado um bom planejamento e estratégia, pelo menos a médio prazo, para se construir um marketing estruturado e que possa conversar com os clientes. Um exemplo disso, são alguns participantes que já deixam vídeos gravados pré-programa, que conversam com o que é desenvolvido no decorrer do reality, utilizando um bom planejamento cronológico. Planeje sua estratégia de comunicação e marketing pensando no futuro e defina conteúdos que sejam envolventes e relevantes, é importante estar antecipado nas comemorações anuais e saber desenvolver boas estratégias para cada momento, alinhando e pensando no que pode gerar valor para sua marca.

2. Construa uma estratégia omnichannel 

Essa estratégia de negócio envolve a conexão de conteúdos entre vários canais diferentes de comunicação, melhorando a experiência do seu público e fortalecendo o relacionamento entre o offline e o online. Essa estratégia pode ser usada para a integração de loja física e virtual, atingindo consumidores de diferentes canais em uma única experiência, como por exemplo, proporcionar ao cliente a verificação de disponibilidade de produtos ou a opção de retirar o produto em lojas físicas, operando de forma que se completem. Muitas marcas durante ações no programa disponibilizaram Qr Codes e cupons, levando o público para os aplicativos e sites. Explore os diversos canais de comunicação e marketing de forma que se integrem e façam uma boa usabilidade ao consumidor. 

3. Invista em influenciadores 

O marketing de influenciadores pode ser uma estratégia que faz sentido para sua empresa, pois se baseia na credibilidade e nas recomendações. Muitos participantes, até mesmo após o programa, ganham destaque nas redes socais e adentram no mercado de influenciadores. As marcas podem aproveitar essa estratégia pontual e definir um participante que tenha o perfil do seu consumidor, não apenas por número de seguidores ou inscritos em algum canal. É importante também entender se aquele novo influenciador tem os mesmo valores e objetivos da marca e checar antigas atividades que podem gerar ruídos ou situações de crise. 

4. Tenha um identidade com seu público

Na hora do paredão, muitos participantes do reality aderem ao recurso de atrair defensores e criam uma identidade que se assemelha a pequenos grupos que possam se identificar. Se certifique de alinhar sua missão, visão e valores de acordo com o que você vende, tenha fornecedores, funcionários e preços que combine com sua marca. Crie vínculos com esse público estabelecido, promovendo vendas já garantidas ao seu segmento.

5. Supere as expectativas

O ano mal começou e os olhos do público já estavam voltados para a estreia do reality. Apesar das hipóteses de participantes já estarem sendo divulgadas, a Rede Globo, estrategicamente, usou seus intervalos de programação para apresentar os “brothers e sisters”.  Os espectadores tiveram de monitorar a programação global durante todo o dia para saber e divulgar esses novos participantes.

Levando em conta essa tática, busque aumentar o engajamento da sua marca por meio das redes sociais, otimizando as vendas e superando as expectativas do seu consumidor, seja num lançamento de produtos ou serviços ou até mesmo criando um planejamento para inovações dos produtos e serviços atuais. 

6. Repita estratégicas que já funcionaram bem 

Nos últimos anos de Big Brother Brasil, foi perceptível o sucesso da comunicação hiperconectada com a mistura de desconhecidos e conhecidos na mídia, repetindo mais uma vez a dose de sucesso.

Avalie e repita estratégias de marketing bem sucedidas. Defina o que não funcionou no passado e pode ser melhorado, e o que pode trazer vantagens de planejamentos que já funcionam. Reúna dados concretos de engajamento e de vendas em períodos diferentes, e como o consumidor reagiu a essas estratégias. 

Quer gostemos ou não do reality, é evidente que o entretenimento gerado por ele é uma fonte de aprendizado para os profissionais de marketing e marcas. Sendo assim, entenda o que é relevante para você e a partir disso crie um planejamento e estratégia com um propósito definido para alcançar os resultados esperados.

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