Antes de falar dos aspectos que levam a um rebranding, é importante entender do que ele se trata e quais são os sinais que indicam que sua marca precisa de um.
O Rebranding, nada mais é que uma revitalização em sua marca, mas ele não se trata apenas de uma mudança e renovação da identidade de uma marca, um rebranding envolve a modificação dos elementos visuais, posicionamento, estratégia de marketing e até mesmo a cultura organizacional de uma empresa.
Ele é geralmente realizado quando uma marca precisa se reposicionar, se modernizar, alcançar novos públicos, superar crises, acompanhar as tendências de mercado ou passar por fusões e aquisições. O objetivo do rebranding é, principalmente, fortalecer a imagem da marca, aumentar sua relevância e impulsionar o crescimento de um negócio.
No entanto, é de suma importância ressaltar que o rebranding não se trata apenas de alterações superficiais na aparência de uma marca, como apenas atualizar sua logo. Ele deve refletir uma mudança mais profunda, que inclui a visão, os valores e a proposta de valor da empresa, além de envolver uma estratégia de comunicação para apresentar a nova identidade aos stakeholders, incluindo funcionários, clientes e parceiros comerciais.
Um rebranding eficaz, além de incluir várias etapas, como a criação de um novo logotipo, redesign do site, atualização da identidade visual, revisão das mensagens de marketing, alterações na embalagem do produto, entre outras ações, é aquele que cria uma identidade autêntica e coerente, capaz de gerar autoridade, conexão emocional com os consumidores e diferenciar a marca da concorrência.
Uma das perguntas que mais intriga CEOs e gestores de empresas é “Como saber se minha empresa precisa de um rebranding?” Pois, existem vários sinais que podem indicar que sua marca precisa passar por um rebranding, como, por exemplo:
- Falta de conexão com seu público alvo;
- Mudança na direção estratégica da empresa;
- Reputação prejudicada;
- Desejo de modernização;
- Queda de vendas;
- Novos produtos e,
- Falta de diferenciação dos concorrentes.
Se sua marca ou empresa está passando por algum desses aspectos, é importante e válido planejar um rebranding. Mas atenção: É fundamental que o rebranding seja cuidadosamente planejado e executado, levando em consideração a análise de mercado, pesquisa de público-alvo, compreensão das necessidades dos seus clientes e uma estratégia de implementação adequada. Além disso, é essencial monitorar os seus resultados e ajustar a estratégia conforme necessário para garantir que o rebranding atinja seus objetivos e gere impacto positivo no seu negócio e não sejam esforços em vão.
No mundo dos negócios, a evolução e a mudança são constantes, por isso, as marcas precisam se adaptar para se manter relevantes aos olhos dos clientes e competitivas diante dos concorrentes, por isso, o rebranding pode ser uma estratégia de posicionamento de marca. Confira a seguir passos que podem te ajudar na tomada de decisão em seguir o processo de rebranding:
1- O primeiro passo do processo é avaliar a situação atual de sua marca. Antes de embarcar em qualquer ideia, é necessário fazer um panorama profundo de sua realidade. Avalie todos os pontos principais, como: sua identidade visual, seu posicionamento de mercado, seu público alvo, seus concorrentes e os pontos fortes e fracos da sua marca.
Se faça perguntas como:
- Minha identidade visual ainda me representa?
- Minha identidade visual comunica o que eu quero?
- Minha identidade visual passa a mensagem que eu preciso?
- Como eu me coloco no mercado?
- Eu sou visto como eu gostaria?
- O meu concorrente chama mais atenção que eu?
- Eu curo as dores do meu cliente?
2- Defina seus objetivos. Seus objetivos e metas precisam estar claramente postos no papel. Seja sincero e pontue quais pontos deseja alcançar com as mudanças.
3- Hora de definir sua estratégia. Com base em sua análise, tanto da sua realidade como de seus objetivos, é hora de desenvolver uma estratégia clara, objetiva e eficaz. Determine como você enxerga sua marca, como você deseja que ela seja vista, defina sua visão, missão e valores, identifique pontos de design que precisam ser renovados e não esqueça de montar um plano de comunicação para comunicar das futuras mudanças as partes interessadas internas e externas.
4- Envolva as partes interessadas. Uma marca ou empresa é formada de pessoas, dessa forma, é muito importante ouvir todas as partes. Funcionários, parceiros, gestores e clientes-chave do processo. Exponha suas ideias e busque feedback que te ajude a construir uma nova imagem.
5- Desenvolva uma nova identidade visual. Sendo um dos principais elementos do rebranding, a identidade visual precisa ser elaborada com calma e com ajuda de designers especializados, apenas eles vão te ajudar a definir uma nova logo que comunique, nova paleta de cores que condizem com seu negócio, uma tipografia adequada e os valores da marca.
6- Ainda com o designer, atualize todos os seus materiais de marketing. Assim que sua nova identidade visual estiver desenhada e aprovada, atualize todos os seus materiais, como: site, embalagens, rótulos, redes sociais, materiais impressos, campanhas de tráfego pago.
7- Comunique a mudança. Um rebranding só é eficaz quando comunicado de forma correta. Utilize todos os seus canais de comunicação para fazer uma ampla campanha e não esqueça de dar ênfase nas melhorias e no quanto elas vão impactar positivamente seus clientes.
8- Por fim, monitore. Monitorar de perto o retorno do público é de suma importância para assim conseguir mensurar os resultados.
Com um projeto adequado e uma atuação cuidadosa, o rebranding pode ajudar a sua marca a se destacar, a se destacar no mercado e alcançar novos patamares de negócios. Ficou interessado em saber mais sobre como melhorar seu posicionamento diante de outras marcas e dos seus consumidores? Não perca tempo. Entre em contato com a Mais Resultado agora mesmo e vamos iniciar juntos o processo de rebranding da sua marca. Juntos, vamos criar uma identidade visual marcante, uma estratégia de marketing eficiente e uma nova experiência para os seus clientes. Não espere mais, o sucesso da sua marca está a apenas um passo de distância.
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