Call Tracking: como telefones podem trazer mais resultado na era da mídia digital

A pergunta é: na era digital, qual a importância da ligação telefônica para integrar suas estratégias de marketing?
Segundo o instituto BIA/Kelsey, em 2018, foram realizadas aproximadamente 145,5 bilhões de ligações para empresas via smartphone. Para 2020, a previsão é de 180 bilhões. Portanto, se você acha este meio ultrapassado, é bom reconsiderar sua opinião. Como se vê, o “velho recurso” de ligações ainda ocupa fonte eficiente de captação e conversão de clientes.
Assim como emails, plataformas de comunicações instantâneas e redes sociais, o telefone ganhou sistemas de automatização que permitem otimizar os processos de contato. Através de ferramentas de call tracking, é possível agregar as chamadas telefônicas à suas estratégias, de modo que elas contribuam para aumentar sua relação com clientes e, sobretudo, sua receita.
Assim como nas plataformas de mídia digital, através das ferramentas de call tracking, é possível mensurar seus dados, isto é, as ligações, e segmentar seu público de forma mais eficaz, para que haja melhor distribuição de investimentos entre as campanhas e as diversas mídias utilizadas em sua estratégia. Estes gerenciadores de chamadas são capazes de filtrá-las tanto quantitativa, quanto qualitativamente. Ou seja, por meio da integração com sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente, pode-se observar de perto, não só quantos leads vieram por telefone, mas também a qualidade dos leads que chegam por cada tipo de campanhas de sua estratégia.
De forma bastante geral, o processo acontece de forma conjunta e da seguinte maneira: em seu planejamento, o telefone funcionará como um número máscara para as diversas mídias da campanha, onde você divulgará seu produto ou serviço. Em cada anúncio, será colocado um número de telefone diferente. Por meio do número máscara, sua empresa receberá as ligações, que serão redirecionadas pelo sistema para um número do setor de atendimento, que já poderá conhecer um pouco da jornada de compra do lead, pois saberá qual espécie de mídia o atraiu.
Outro ponto que vale destacar é que, com as tecnologias de speech analytics (de gerenciamento de dados por voz), é possível que se extraia mais informações sobre o cliente em potencial em poucos minutos de conversa, de modo a inseri-lo em outros nichos de compra ou em promoções de exclusividade.
Nota-se porque o telefone ainda continua a ocupar lugar central nas estratégias de qualquer negócio que está adequado, também, à era Voice First. Basicamente, todo mundo anda com um smartphone hoje em dia. E, com funcionalidades como o click to call, entrar em contato via voz com uma empresa, para ter instantaneidade na resposta e a possibilidade de resolver todas as suas dúvidas ao procurar informações tem ficado cada vez mais simples.
Ao chegar a se comunicar por voz com sua empresa, o lead já tem uma grande probabilidade de converter compra, o que pode ser rapidamente resolvido em pouquíssimo tempo de atendimento.
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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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