Por que usar email marketing em sua estratégia de vendas para aumentar resultados?

Em tempos de redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea, há quem diga que os emails não são mais tão eficientes ou não surtem tanto efeito quanto as novas formas de interação com o público. Mas, analisando cuidadosamente esta premissa, nota-se que ela pode não se sustentar, caso o seu objetivo seja assertividade, geração de leads qualificados e conversão.Quando os emails se difundiram através da Internet, começaram a substituir as cartas, notificações e telegramas enviados pelos correios. Basicamente, seu uso era mais particular, prezando por comunicações pessoais. Posteriormente, com as possibilidades que a rede começou a oferecer para o mercado de vendas, de promoção e de propagandas, eles se tornaram um grande meio de divulgação. Inicialmente usado como meio de comunicação de massa, o email para propaganda, durante algum tempo, se tornou sinônimo de spam, mensagens disparadas em larga escala, na maioria das vezes, indesejadas.
No entanto, com o passar do tempo, seu objetivo foi se modificando, de modo que, hoje, os emails, mais do que para comunicação pessoal, são usados para comunicação pessoalizada! Spams, correntes, mensagens de atenção e alertas gerais ganharam mais espaço no facebook ou no whatsapp. Assim, os emails se transformaram em uma opção mais assertiva para conteúdos que se propõem mais diretos, objetivos e importantes. Além de ser uma plataforma, onde a comunicação pode ser um pouco mais extensa, com melhores explicações e mais detalhes.
Por esta razão é que, para uma estratégia de vendas completa, o uso do marketing por email direto pode ser um grande aliado e um grande motor de injeção de capital e de relacionamento com os clientes ou leads para a sua empresa.
Algumas vantagens oferecidas pelo email marketing são:
– rastreamento mais preciso do retorno do investimento. Anunciar em redes sociais ou whatsapp pode ter mais abrangência geral, mas não garante alcançar aqueles que realmente desejam ou precisam do seu produto ou serviço. Com isso, ao alcance do email pode ser mais previsível;
– formato mais flexível: as redes sociais demandam comunicações diretas e rápidas, com conteúdos mais condensados e textos em formatos mais ágeis. É através do email que a empresa mostra autoridade sobre o ramo de negócio em que atua, com conteúdos mais criativos e detalhados;
– baixo custo e alto retorno financeiro: a execução de uma estratégia que utiliza o marketing via email direto é relativamente simples e envolve um domínio (basicamente todos, hoje em dia, têm uma conta de email) e uma ferramenta de email marketing, isto é, uma plataforma que otimiza os procedimentos de envio, como periodicidade e público-alvo, e que, também, analisa as métricas, prevendo e atestando resultados. Estas plataformas têm um custo de investimento baixo (algumas são, inclusive, gratuitas) comparadas às taxas de retorno financeiro oferecidas pelo email.
Apesar de parecer simples, o uso do marketing por email direto deve ser muito bem planejado em sua estratégia de vendas, pois ele não será aquele que irá gerar maiores taxas de conversão, necessariamente. O valor que o email marketing pode ter na sua estratégia está para além do material. É preciso pensar em nutrir e educar seu público, oferecer newsletters, convidar exclusivamente para eventos ou promoções de vendas, atualizá-los sobre seus produtos, serviços e mídias. Como atesta a autoridade do seu negócio no assunto em que atua, o correio eletrônico gera clientes atentos aos seus conteúdos, em busca de resolver seus problemas, gerando fidelidade. E um cliente fiel é mais apto a realizar compras freqüentes do que um seguidor de rede social.
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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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