Planejamento de Marketing

Por que contratar uma agência de marketing digital para Planejamento de Marketing?

No mundo atual, não nos resta dúvidas de que as estratégias digitais são imprescindíveis para as empresas conectarem-se com o seu público. Para prosperar neste ambiente cada vez mais digital, as empresas precisam desenvolver um bom planejamento estratégico e efetuar a pesquisa de mercado (benchmarking).

O que é benchmarking no marketing digital?

O benchmarking é o processo através do qual aprendemos observando nossos concorrentes, com o objetivo de compreendermos o nosso próprio negócio. Isso pode ser feito mediante a análise das suas conquistas ou erros, que práticas adotaram, que ferramentas utilizaram ou que estilo de comunicação, imagens ou vídeos foram utilizados. Usamos ferramentas como semrush, ahrefs e ubersuggest (apenas para citar as mais básicas) para analisar a concorrência e suas ações na internet.

Mas porque o Planejamento de Marketing é tão importante?

São inúmeros os motivos, pois um bom planejamento permite à empresa ter visão do mercado em que atua e da concorrência e, otimizar custos e economizar tempo na tomada de decisões. Porém o planejamento de marketing digital deve ter características que permitam a companhia ser competitiva e eficiente a todo instante, em todas as fases do produto, da criação ao pós-venda.

Essas características devem focar em 3 pontos fundamentais para um bom planejamento:

  • Definir de forma clara todos os objetivos e metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo;
  • Delegar as tarefas entre os diferentes setores da empresa e fazer com que eles estejam em comunicação constante, além de serem supervisionados;
  • Analisar e documentar todos os resultados permanentemente.

Afinal, não adianta nada planejar, estudar, organizar, traçar metas, e depois de algum tempo perceber que os resultados estão abaixo do esperado, ou pior: o investimento feito não teve o retorno desejado.

O Roteiro Para Um Planejamento De Marketing De Sucesso

Planejar também envolve etapas e elas podem ser resumidas em um roteiro simples a seguir:

Defina o(s) objetivo(s) principal(is);

  • Foque no público-alvo que quer atingir;
  • Estabeleça um prazo, quer dizer, o tempo em que deseja obter os primeiros resultados e o quanto está disposto a gastar neste período;
  • Nunca deixe de monitorar constantemente os retornos e aferir os números e as ações, pois mudanças de planos são naturais durante o percurso e devem fazer parte do planejamento.

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