O avanço da tecnologia e a expansão da internet influenciaram significativamente o comportamento das pessoas, principalmente com a introdução do marketing digital para promoção de negócios, produtos, serviços e outras atividades.
Tanto que o investimento em mídia digital deverá aumentar 12% nos próximos anos. Por outro lado, os meios tradicionais, como jornais e revistas, estão em declínio, com estimativas que variam de 3% a 5%.
Ou, dito de outra forma, a presença digital é essencial para o sucesso no mercado.
Por isso, empresas de diversos segmentos estão buscando investir em marketing digital. No entanto, para quem exerce a advocacia ou atua na área jurídica, é preciso estar atento não apenas às estratégias de marketing online e às tendências do mercado, mas também seguir o Código de Ética da OAB.
É possível ter uma ideia do que se pode ou não realizar dessa forma mantendo uma conduta ética e legalista.
O objetivo do artigo de hoje é discutir alguns dos benefícios mais importantes do marketing digital para o seu escritório de advocacia. Acompanhe a leitura!
O que é marketing jurídico digital e como você o utiliza em seu escritório de advocacia?
O marketing digital desempenha um papel essencial para o sucesso de qualquer negócio, incluindo escritórios de advocacia.
É preciso conciliar as estratégias de divulgação, levando em conta os novos hábitos de consumo, bem como as características únicas do mundo jurídico.
Em geral, o marketing jurídico consiste em um conjunto de técnicas e ações que, quando combinadas, são capazes de atrair potenciais clientes e, mais importante, destacar o posicionamento de uma empresa no mercado.
Além de levar em conta as diretrizes da OAB, o principal objetivo do marketing jurídico é levar conteúdo relevante ao público, com o objetivo de informar o público sobre os conceitos jurídicos em questão. Além disso, o conteúdo precisa ser direcionado, não bastando falar sobre todo e qualquer assunto do meio, mas sim, tratar de temas relacionado ao seu escritório.
Veja abaixo alguns benefícios o marketing digital para escritórios de advocacia
1.Reforçar a autoridade no mercado
Quer você trabalhe como advogado independente ou em um escritório com outros profissionais, você representa sua própria marca. A advocacia é uma profissão muito pessoal que depende de um forte vínculo entre o profissional e o cliente e o marketing digital para advogados pode ser uma ferramenta vital para reforçar sua posição como especialista na área.
2.Conseguir novos clientes
Quando se trata de marketing, o principal objetivo é adquirir clientes. A indicação de clientes anteriores ainda é um aliado valioso para os profissionais da área jurídica. Mas, diante da concorrência cada vez maior, essa estratégia é insuficiente.
Com o marketing jurídico digital, um advogado pode atingir diversos públicos sem gastar muito dinheiro. O mais importante é criar um bom plano e dedicar-se a manter uma imagem positiva.
3.Parcerias de sucesso
Além de obter novos clientes diretamente, o marketing digital pode ser eficaz para um advogado que deseja interagir com outros profissionais.
Se você trabalha sozinho, ter uma equipe de profissionais de outras áreas como aliados pode ser útil para recomendar aos seus clientes. Isso fortalece seu relacionamento e demonstra que sua primeira preocupação é o sucesso do cliente. E, ao contrário do que se pensa, esses comportamentos são essenciais para a fidelização do cliente na representação legal.
Você pode usar o marketing digital para trocar recomendações nas mídias sociais e colaborar nos blogs uns dos outros. Além disso, é possível deixar comentários positivos e recomendar as qualidades do seu parceiro no LinkedIn.
A Mais Resultado é uma empresa de marketing digital com expertise e experiência no ramo de marketing para escritórios de advocacia. Sempre conhecemos o cliente, entendemos suas necessidades e buscamos meios de alavancar seu negócio. Veja agora dois cases de sucesso de clientes do ramo de advocacia!
SEO para escritórios de advocacia
Uma das estratégias adotadas pela Agência Mais Resultado foi o SEO para advogados. SEO é um conjunto de estratégias que visa otimizar seu site e deixá-lo dentro das diretrizes do Google. São diversas técnicas que juntas, garantirão que seu site apareça na primeira página do Google.
Para que possa entender melhor, quando um usuário faz uma pesquisa no Google por uma palavra-chave relacionada ao seu segmento, muito provavelmente, ele clicará nos primeiros resultados de pesquisa e terá a possibilidade de conhecer tal empresa. Então, já imaginou o número de possíveis clientes que seu escritório de advocacia conseguiria se conseguisse um bom posicionamento no Google?
Mas para fazer com que seu site esteja bem posicionado é preciso que seja otimizado com as técnicas adequadas de SEO. Com isso, o site terá mais chances de ser sugerido nos primeiros links da pesquisa.
No caso de advogados, é uma grande oportunidade de ganhar visibilidade gratuita e alcançar novos clientes. Você sabia que mais de 5 bilhões de pesquisas são realizadas diariamente no Google? Você não vai querer ficar de fora dessas oportunidades, não é mesmo?
Leia também: O que é uma agência de SEO?
O que diz o código de ética da OAB com relação à publicidade?
Existe uma falsa ideia de que advogados e escritórios de advocacia não podem usar o marketing para divulgar seus serviços. Desde 1995, na 1ª versão do Código de ética da OAB, já existia o posicionamento expresso sobre esses profissionais terem a possibilidade de fazer publicidade
- CED (Código de Ética e Disciplina). Capítulo IV – “Da Publicidade”. Art. 28. O advogadopode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.
- Provimento 94/2000 – “Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia.” Art. 1º. É permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar, observadas as normas do Código de Ética e Disciplina e as deste Provimento.
TRÁFEGO DE USUÁRIOS
1º Case de sucesso
O trabalho foi iniciado em fevereiro de 2022. Antes do projeto, o site já apresentava tráfego, porém esse número poderia ser melhorado. Projeto ainda recente e com grande evolução.
CONTATOS REALIZADOS NO SITE
Na imagem acima, demonstramos os contatos realizados no site no período, com apenas 2 meses de projeto. Além desses, diversos contatos são feitos através do telefone da empresa.
Imagem: Demonstração dos contatos realizados no período no site.
Veja um depoimento de um dos nossos clientes:
2º Case de sucesso
O trabalho foi iniciado em abril de 2022. Mesmo com 1 mês de projeto já identificamos excelente evolução no tráfego do site.
CONTATOS REALIZADOS NO SITE
Na imagem acima, demonstramos os contatos realizados no site no período, com apenas 1 mês de projeto. Além desses, diversos contatos são feitos através do telefone da empresa.
3º Case de sucesso de escritório de advocacia
TRÁFEGO ORGÂNICO
Iniciamos o projeto de SEO em agosto de 2019. Antes do projeto, o site não possuía tráfego orgânico e por isso, não captava esses clientes em potencial.
Na imagem acima, é representado o tráfego orgânico do site do escritório de advocacia no mês de outubro de 2020. Foram 246 acessos orgânicos (no mês), representando um crescimento de 89,23% em comparação com o mês anterior.
Gráfico de crescimento do tráfego orgânico mensal (antes e depois do projeto).
EVENTOS REALIZADOS NO SITE
Aqui podemos verificar os eventos realizados no site no período. Esses eventos rastreáveis foram feitos na página de formulário de contato e WhatsApp. Além desses, diversos contatos são feitos através do telefone da empresa.
Com o retorno conseguido com o tráfego orgânico do Google, o escritório de advocacia teve a possibilidade de captar clientes potenciais. Esse resultado foi possível com a utilização de estratégias de SEO realizadas pela Agência Mais Resultado.
Nesta outra imagem, vemos o tráfego orgânico desde o início do projeto até outubro de 2020. Veja os números incríveis atingidos:
- 114 acessos de tráfego orgânico, direto e de referência;
- 117 novos usuários através de tráfego orgânico;
- 696 sessões;
- 127 visualizações de páginas;
Se você ficou interessado em ter seu escritório na primeira página do Google e alavancar seus negócios, entre em contato com a Agência Mais Resultado e fale com um de nossos especialistas. Não perca mais tempo! Venha atingir e superar seus objetivos!
Leia também: Vantagens do Marketing Digital para escritórios de advocacia
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