Para que serve uma agência de marketing digital?

É fundamental para o seu negócio contar com os serviços de uma agência digital? Sim, a resposta é sim! E esse conselho se aplica tanto a grandes corporações quanto a pequenas empresas. O tempo em que era suficiente anunciar em uma grande revista ou em um canal de TV para impulsionar um negócio já passou. Hoje é crucial estar no mundo digital, principalmente quando se trata de conquistar novos clientes. Em muitos casos, uma empresa reconhece a necessidade de ter uma boa estratégia de mídia digital, mas um orçamento limitado, equipe pequena e outras demandas acabam empurrando os planos digitais para segundo plano, impedindo a implementação de novas iniciativas. É aqui que uma agência digital pode fazer a diferença.

Agências de marketing digital têm como função executar ações de divulgação de mídia, proporcionando visibilidade à sua marca e ainda, promovendo a interação com o seu público.

Devido a agência ser um facilitador para o sucesso do seu negócio, é fundamental escolher bem. E por isso, selecionamentos alguns passos para você acertar nessa escolha.

  • Como funciona a agência?
  • Quais as vantagens de contar com esses serviços?
  • Quais serviços são oferecidos?
  • Qual a especialização da agência?
  • Qual o ticket médio?
  • O contrato tem um prazo estipulado?
  • Existe um tamanho de agência definido?
  • A proximidade com minha empresa influencia?

Como funciona a agência digital?

Confira como funciona o fluxo de trabalho com os clientes:

  • Profissionais

Uma agência digital trabalha com pessoas de diversas áreas da comunicação. Publicitários, profissionais de mídia social, designers, especialistas em SEO (aqueles que encontram as palavras certas para usar em textos eficazes para mecanismos de busca como o Google) e redatores costumam estar presentes durante todo esse tempo.

  • Briefing

Este é o ponto inicial para trabalhar com uma agência digital. Todas as informações são coletadas pela agência neste momento para determinar qual produto ou serviço será vendido, também o fortalecimento da marca, o mercado-alvo e os objetivos da empresa. É possível direcionar todas as atividades de marketing e comunicação do cliente com base nessas informações.

  • Execução

Nesta etapa é feito todo o planejamento das ações de marketing que serão realizadas, como também a definição de qual linguagem, conteúdo e canais serão usados. O conteúdo é criado e direcionado ao seu público-alvo dentro dos canais escolhidos. Vídeos no YouTube e redes sociais, blogs, sites, e-mail marketing, entre outros, são várias as opções para realizar uma estratégia de comunicação, e uma agência digital pode ser escolhida conforme a necessidade do negócio.

  • Entrega

É hora de postar seu conteúdo na internet, mas simplesmente compartilhá-lo não é suficiente. Para promover melhorias e também adaptações, é necessário coletar a repercussão do conteúdo e analisá-lo minuciosamente. Analisar as métricas das redes sociais e do e-mail marketing para avaliar o retorno e atingir as metas é uma das habilidades de um profissional de marketing digital.

Quais as vantagens de poder contar com esses serviços?

Esse tipo de empresa se concentra apenas em estratégias e conteúdo de marketing digital. Isso possibilita que o departamento de marketing da empresa seja mais eficiente, reduzindo custos. É fundamental ter uma agência acompanhando tendências e pesquisando novas linguagens e possibilidades para manter sua empresa conectada ao mundo digital e receber os resultados de suas estratégias.

Mas afinal, você sabe escolher uma agência digital adequada?

Para começar, conheça os projetos de sucesso da agência e quais cases estão em cada categoria, para que você possa ter uma noção da metodologia da agência.

Depois disso, descubra quais serviços são oferecidos e se ela atua em diversas áreas ou se especializou em alguma em específico.

E por fim, prática de preços, localização e prazos também são itens importantes para que a escolha seja a correta.

Quais serviços são oferecidos?

Gestão de redes sociais, monitoramento e relacionamento com clientes são alguns dos serviços disponíveis; no entanto, é fundamental que você tenha em mente p que realmente deseja e o que precisa ser atendido pela agência digital que você contrata.

Se o que precisa é uma estratégia mais focada, pode ser mais benéfico investir em uma empresa especializada em seu setor.

Agora, se o seu objetivo é ser mais amplo, uma agência digital que funcione como generalista pode ser uma excelente parceira na sua busca.

Qual é a especialização da agência?

As agências digitais trabalham em diversos ramos, incluindo comércio eletrônico, indústria, tecnologia, educação, imóveis, varejo e outros.

No entanto, há muitos que se especializam em segmentos específicos, proporcionando aos clientes um atendimento personalizado e adequado ao nicho em que atuam.

Qual o ticket médio?

Mas do que nunca, destacar-se no meio midiáticos é a melhor e mais rentável maneira de conquistar autoridade, o engajamento, os cliques e as vendas na digital.

Como resultado, quando você contrata uma agência digital, está investindo no seu negócio, então pense no tipo de retorno que você necessita e quanto está propício a pagar por isso antes de contratar.

O contrato tem um prazo estipulado?

A duração de um contrato para serviços de agência digital pode ser curta, média ou longa; no entanto, a duração do contrato será determinada pelo tipo de atividade a ser executada.

Por exemplo, se você precisar de uma campanha dedicada a uma ocasião específica, como o retorno às aulas, as ações ocorrerão em um curto período de tempo e o contrato será curto.

Agora, se seu objetivo é atrair novos clientes, estabelecer autoridade e promover engajamento, você precisará de mais tempo.

De qualquer forma, recomenda-se um período de pelo menos seis meses para uma aplicação mais detalhada das estratégias.

Existe um tamanho de agência definido?

Isso vai depender do que você procura: atendimento mais personalizado ou uma abordagem mais global.

Levando em conta o tamanho e a demanda, as agências digitais de pequeno e médio porte são capazes de fornecer um atendimento mais personalizado, enquanto as agências maiores oferecem um serviço mais distribuído.

Você deve avaliar qual opção atenderá melhor às suas expectativas.

A proximidade com minha empresa influencia?

Isso vai depender do que você precisa e da infraestrutura física e digital que a agência disponibiliza: se o contato pode ser feito virtualmente, a localização da agência é irrelevante; se houver necessidade de encontros presenciais, quanto mais próximos melhor.

Está indeciso sobre qual agência contratar? Leia este artigo para saber como contratar uma agência digital para ajudá-lo com o seu negócio.

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