Ter um perfil no Google Meu Negócio é fundamental para atrair novos clientes e fechar novos negócios, mas sem um monitoramento adequado você pode ser vítima de ataques e “brincadeiras” nocivas, e ainda, correr sérios riscos de ser prejudicado e não aparecer de forma positiva para seu público de interesse.
Sabemos que é difícil construir uma credibilidade e obter novos clientes. E para valorizar todo o esforço aplicado é importante que se tenha cuidado e esteja atento às trapaças de concorrentes ou pessoas negativas existentes no mundo virtual.
Mas não precisa desesperar! Nesse artigo falamos detalhadamente sobre o assunto para que você possa fortalecer seu cadastro, se blindar contra possíveis armadilhas e, principalmente, saiba como lidar com a situação.
A concorrência muitas vezes se utiliza de meios errados para competir nos resultados do Google. E, infelizmente, utilizam artifícios que possam prejudicar a reputação e visibilidade de outros perfis. Por isso, ter o conhecimento de suas fraquezas e como proteger seu perfil do Google Meu Negócio é essencial.
Citaremos abaixo algumas formas de como empregados descontentes, clientes insatisfeitos e concorrentes sem ética podem prejudicar a imagem do seu perfil do Google Meu Negócio. Fique atento à todas as ações, verifique-as constantemente e mantenha contato com a ajuda do GMN, se necessário!
Possíveis problemas com o perfil do Google Meu Negócio
Envio de fotos para o GMN
Fotos negativas ou inapropriadas: por se tratar de uma plataforma que envolve colaboração do público em geral, qualquer pessoa tem a possibilidade de enviar uma imagem ou foto para seu perfil do Google Meu Negócio.
Devido a isso, fotos inapropriadas ou mesmo, que não condizem com seu perfil, podem ser atreladas por engano ou propositalmente. Isso pode gerar alguns problemas ou desconfortos. Vamos pensar! Se você faz uma pesquisa no Google relacionada à uma churrascaria e ao entrar em um perfil de seu interesse, encontra fotos sem relação ao segmento, como roupas, peixes, massa e outros, pode gerar confusão e até mesmo quebra de confiabilidade.
Acompanhar as fotos que são atreladas ao seu perfil do GMN é fundamental para evitar tais situações.
Respostas de comentários no perfil do Google Meu Negócio
Respostas não adequadas ou com informações falsas: como falamos anteriormente, por ser uma plataforma colaborativa, qualquer pessoa pode fazer um comentário ou questionamento no seu perfil. E você já imaginou a possibilidade de existirem comentários que não sejam relacionados ao seu negócio ou mesmo de um ex-funcionário insatisfeito? Infelizmente isso pode ocorrer caso você não fique atento ao seu perfil.
Caso tenha alguma intenção maldosa no comentário ou na pergunta, o seu perfil pode ser afetado. Por isso, fique atento e tenha muito cuidado com tudo que é incluído ao seu perfil do Google Meu Negócio.
Esse é apenas um exemplo de assunto não relacionado ao serviço da empresa.
O Google envia uma notificação no momento que é feita uma pergunta ou resposta no seu perfil. Fique atento!
Mas é possível remover as respostas e perguntas indesejadas? Remover não é possível, mas pode ser sinalizada como inapropriada e manter contato com a Central de Ajuda do GMN e solicitar que analisem seu pedido.
Google Meu Negócio perguntando se o usuário conhece determinado local
Respostas incorretas no “Conhece esse lugar?”: o GMN normalmente pergunta aos usuários se conhecem determinado local. Sua intenção é coletar informações verdadeiras e precisas de pessoas que frequentem ou conheçam de fato o local. Após obter um certo número de respostas, exibe em seu perfil profissional essa informação.
Mas infelizmente no mundo virtual, podemos encontrar pessoas que não respondem de forma honesta. Um bom exemplo é se o Google pergunta se a sua empresa possui entrada acessível para cadeiras de rodas. A sua empresa possui, porém um concorrente desleal pode dizer o contrário e fazer com que sua empresa deixe de atrair esse público alvo.
O fato é que seja qual for a resposta dada, será levada em consideração pelo Google e ser considerada uma resposta verdadeira.
Alteração de endereço no mapa do GMN
É muito comum usuários se guiarem através do endereço cadastrado no perfil do Google Meu Negócio. Mas você sabia que problemas podem ocorrer? Sim! Pode acontecer se o proprietário da ficha cadastrar o endereço errado ou mesmo, ter ocorrido uma alteração indevida no mapa. Isso não corre com frequência, mas é uma possibilidade que pode gerar danos à sua imagem, além de perder clientes interessados nos seus produtos ou serviços.
O que pode dar errado nas avaliações do GMN?
Uma excelente forma de crescer seu negócio, é ter uma boa avaliação dos clientes no Google. A quantidade, constância e qualidade das avaliações são pontos levados em consideração na hora do Google organizar quais negócios aparecerão nas primeiras páginas de busca. Então podemos afirmar que ter muitas avaliações é reflexo de que está tudo ok? Nem sempre. Entenda o motivo!
Repostar avaliações falsas e críticas: Mesmo sendo possível conseguir que uma avaliação falsa seja excluída pelo Google, ela pode ser repostada por pessoas com más intenções. Você acaba entrando em um ciclo de apagar review falso e o mesmo ser repostado. Isso gera um desconforto desnecessário.
Postagens seguidas de avaliações 4 estrelas: essa é uma estratégia leviana utilizada e que é difícil de ser identificada tanto pelo Google quanto pelo dono do estabelecimento. Por ser uma classificação considerada positiva, pode passar despercebida. Mas se a média de pontuação de sua ficha é próximo de 5, como 4,8, seguidas avaliações falsas 4, podem afetar consideravelmente seu perfil, mesmo que de forma lenta.
Criação de uma ficha com nome de algum concorrente: mesmo sendo antiético, infelizmente ocorre. Uma pessoa má intencionada cria um perfil falso no nome de um concorrente e faz uma avaliação ruim no seu perfil. Fato que gera descontentamento e estresse entre duas empresas e difícil de ser identificada.
Curtir variadas vezes algum comentário negativo: críticas destrutivas podem afetar diretamente na tomada de decisão de outro cliente, e pior ainda, se essa crítica ficar no topo do perfil quando os clientes filtrarem por “mais relevantes”. Se tiver muita repercussão, mesmo artificialmente, pode ser exibido em primeiro lugar pelo Google.
Marcar avaliações positivas como inapropriadas: basicamente é quando de forma maldosa, uma pessoa classifica determinada avaliação positiva como inapropriada diversas vezes. Como consequência, a avaliação válida, pode ser até mesmo, excluída indevidamente pelo Google.
Avaliações falsas e ruins em outros sites: ações que não são feitas diretamente no GMN. Por exemplo efetuar avaliações medianas ou ruins no Facebook. Essa nota geral é exibida no seu perfil de negócios e pode comprometer a imagem da sua empresa.
Conclusão
Hoje destacamos algumas formas possíveis de prejudicar um perfil do Google Meu Negócio. Nosso objetivo é reforçar a importância de acompanhamento e gestão de sua ficha do GMN, para evitar riscos como os mostrados aqui.
O seu perfil profissional é uma excelente ferramenta de divulgação e merece sua atenção! Acompanhe todos os comentários, avaliações, perguntas e respostas! Isso fará toda a diferença!
Conhece outro meio de pessoas com más intenções prejudicarem algum perfil do Google Meu Negócio? Compartilhe seu conhecimento conosco deixando seu comentário!
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IPX Info
Avaliações negativas falsas que tem ocorrido com muita frequência no Google meu negócio muitas vezes por parte de concorrentes prejudicando empresas honestas e que trabalham de forma séria tem um ponto importantíssimo que deve ser observado com atenção antes que a empresa acabe com sua reputação desastrosamente manchada.
A mesma força que a plataforma do Google meu negócio possui para contribuir na divulgação do seu negócio essa força pode virar-se contra você negativamente por conta das avaliações falsas difamando sua empresa.
Imagine o número de possíveis clientes que podem ler as falsas avaliações negativas e acreditar que realmente sua empresa é ruim, isso acaba tornando-se um marketing reverso, negativo causando indisposições com marcas e clientes afastando-os de você.
A teoria do Google de que você deve responder profissionalmente mesmo as falsas avaliações negativas não funcionam na prática, pois o efeito que gera para quem ler os comentários negativos pouco importará o teor de sua resposta.
Não há outro meio senão excluir a empresa do Google, seria o mais sensato e menos prejudicial a se fazer pela boa imagem de sua empresa.
Enquanto a plataforma do Google meu negócio não resolver a questão dos falsos perfis colocando falsas avaliações simplesmente para prejudicar as empresas a melhor solução é excluir a empresa do Google.
Para o Google meu negócio seria muito simples resolver essa questão disponibilizando nas configurações da conta da empresa a opção de habilitar ou desabilitar comentários.
Acredito que falsos reviews sejam eles negativos ou positivos não contribuem para transmitir aos usuários
uma noção real da qualidade de serviços e produtos de qualquer estabelecimento cadastrado no Google meu negócio, pois trata-se de falsos reviews.
A situação que menciono aqui não trata-se de uma relação entre cliente e comércio onde teoricamente poderia seguir-se as diretrizes do Google
respondendo as avaliações na tentativa de melhorar a experiência de ambos os lados, trata-se de malfeitores que usam a plataforma do Google meu negócio
para propagar o ódio, a inveja e distorcer a imagem de estabelecimentos, causando também um impacto negativo para a credibilidade da plataforma.
Atualmente é muito comum usuários ficarem na dúvida quanto ao teor das avaliações encontradas no Google por conta dessa situação.
Cuidado com o marketing negativo!