Qual o tempo de aprendizagem de campanha no Google Ads?

Toda empresa que deseja trabalhar com tráfego pago, inevitavelmente vai considerar o Google Ads. Até porque estamos falando do maior mecanismo de busca do mundo, com média 8,5 milhões de acessos diariamente.

Já que o número de pesquisas é gigantesco, seja para uma esclarecer uma dúvida, pegar uma receita ou encontrar um fornecedor, o Google é a chave para o sucesso de diversas marcas.

Sempre esclarecemos dúvidas ou damos dicas sobre tráfego orgânico e pago e esclarecemos suas diferenças. O orgânico que exige um pouco mais de paciência e o pago que tem resultados mais rápidos.

Mas apesar de obter resultados mais rápido que o orgânico, para ter sucesso nos anúncios do Google Ads também é preciso ter um pouco de paciência.

Nesse artigo vamos esclarecer um pouco mais sobre o que é como a campanha em aprendizado do Google Ads funciona. Continue lendo e confira!

O que é uma Campanha em Aprendizado do Google Ads?

Quando um anúncio é criado no Gogle Ads, algumas pessoas ficam sem entender por que a campanha demora um tempo para começar a rodar, ficando em “aprendizado” por um período.

Mas se a campanha foi criada e o dinheiro investido, qual o motivo de não iniciar imediatamente?

Para entender essa questão, vamos esclarecer primeiro dois conceitos fundamentais: lances inteligentes e pixel de conversão.

Pixel de Conversão é um código instalado no site para ratrear e identificar padrões de compra dos usuários. Com ele, o Google define dados como faixa etária, horários de compra, localização, produtos mais adquiridos e outros comportamentos do seu público-alvo. Quanto mais informações reunir, mais dados pode fornecer ao Google, que usará seu algoritmo para entregar anúncios ao público ideal.

Quando uma campanha é criada no Google Ads, é possível definir o Custo por Clique (CPC) de forma manual, ou seja, não utiliza a automatização do Google para veicular anúncios para quem a máquina entende ser o público ideal. Quando o CPC manual é utilizado é informado ao Google que seu anúncio seja exibido para qualquer pessoa que busque por determinadas palavras-chave de sua campanha, mesmo que seja um público que não tenha tanto potencial.

Com lances inteligentes, o Google utilizará dados além dessas palavras-chave para definir o público com potencial de compra. Ou seja, vai analisar todo o contexto das pesquisas dos usuários.

Todo o trajeto percorrido nas pesquisas realizadas por uma pessoa é levado em consideração e armazenado pelo Google. A partir dessas informações os lances inteligentes se baseiam para que os anúncios sejam entregues para o público com potencial de compra.

Agora que entendemos esses conceitos, vamos entender melhor a campanha em aprendizado do Google Ads.

Sempre que uma campanha é criada, alterada ou reativada depois de uma pausa, utilizando as estratégias de lances inteligentes, o Google precisará recolher dados que foram reunidos pelo pixel de conversão da página do site, com o objetivo de obter informações dos padrões de compras dos usuários.

Em suma, uma campanha em aprendizagem ocorre quando o Google estuda as informações de inteligência coletadas através do pixel de conversão, para entender o comportamento dos usuários e, assim, otimizar a performance de cada anúncio.

Isso também ocorre nos casos de campanhas sem histórico ou editadas de forma significativa. A final, o Google terá que se adequar a todas as alterações.

Campanha em aprendizagem

Leia também: Qual o tempo de aprendizagem de uma campanha no Facebook e Instagram?

Qual o tempo de aprendizagem de uma campanha do Google Ads?

Esse processo pode durar de 7 a 15 dias, em média. Durante esse período, o Google fará toda a leitura dos dados que foram coletados pelo pixel de conversão.

Pode parecer muito tempo, mas é importante considerar o grande número de informações coletadas. Além disso, é levado em consideração que o comportamento do usuário está sempre em movimento e a todo tempo chegam novas informações.

Por isso, saiba que esse prazo é necessário e importante para o sucesso da sua campanha. Se planeje com antecedência para evitar perdas durante esse processo.

Dicas fundamentais

Veja algumas dicas importantes para evitar apuros durante o período de aprendizagem do Google Ads:

1. Não faça alterações aleatoriamente

Como falamos anteriormente, qualquer mudança significativa na campanha pode sinalizar ao Google que será necessário incorporar a alteração ao seu estudo.

Por exemplo, uma campanha destinada para homens e mulheres, porém se decidiu alterar e alcançar apenas o público feminino agora. O Google vai precisa consultar o pixel de conversão para encontrar novos padrões que se encaixem nesse público atual.

Estruture bem suas campanhas desde o início. Mas caso tenha que fazer alterações, tente fazer todas de uma vez e entenda que a campanha entrará em novo período de aprendizado do Google Ads.

2. Trabalhe com campanhas teste

Caso ainda tenha dúvidas com relação a configuração da campanha, faça campanhas teste. Sempre evite fazer alterações em campanhas que já estejam performando e dando resultado ao seu negócio. Caso tenha interesse em testar determinado público-alvo ou outra variável, faça outra campanha que sirva como teste para essas novas variáveis.

Dessa forma, se a campanha teste falhar, você terá evitado perder os dados da campanha que está performando bem.

Campanha teste

3. Seja paciente e confie no processo

Essa é uma dica importantíssima para quem está criando uma campanha no Google Ads.

Quando se opta por otimizar uma campanha e conseguir resultados melhores, é importante entender que o período de aprendizagem será o fator crucial para obter os resultados esperados. Principalmente nos casos de campanhas que não tenha histórico ou passaram por mudanças na estratégia.

É fundamental confiar no processo e nas estratégias adotadas para ter o tempo como aliado e não inimigo. Lembre-se que o objetivo do Google é fazer você gerar leads e aumentar suas conversões. Afinal, se você atingir seus objetivos com os anúncios, continuará investindo na plataforma e todos ganham.

O período de aprendizagem é importante e necessário para seus resultados sejam alcançados e seu investimento seja aplicado de forma eficaz.

Conte com a equipe da Mais Resultado! Aqui temos experiência e conhecimento para seu negócio alcance os objetivos desejados no marketing digital.

Clique aqui e fale com nossos especialistas!

Leia também: Quanto custa investir no Google Ads?

 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.