O marketing digital facilita a conquista de resultados mesmo para aqueles que não tem tempo ou dinheiro para investir. Antes que você se desespere achando que é um bicho de sete cabeças, a Agência Mais Resultado criou essa lista de dicas para te ajudar a realizar grandes ações e otimizar os seus retornos.
1. Conte com uma ferramenta de CMS
As plataformas de CMS (Content Management System que, em português, seria Sistema de Gestão de Conteúdo) são uma das ferramentas mais úteis para administrar os conteúdos online nas suas páginas — seja site ou blog. Essas soluções são voltadas principalmente para quem não tem muito conhecimento do assunto.
Com esse recurso, é possível criar, publicar e gerenciar tudo o que vai aparecer nas suas páginas. Porém, a grande vantagem é que o CMS facilita tudo isso, otimizando o seu tempo de produção e botando o conteúdo em si como foco do que vai ser publicado e os caminhos para isso.
2. Simplifique o servidor
Falar em servidor assusta muitas pessoas na hora de montar um site. Afinal, para quem não é profissional do ramo, parece um aspecto muito técnico e complexo. Ao utilizar ferramentas como o WordPress, por exemplo, a hospedagem pode ser feita por meio da WP Engine, uma solução mais prática e livre de preocupações.
3. Mantenha o seu site sempre atualizado
No caso de lojas virtuais (especialmente no caso de lojas virtuais), o site é o equivalente a uma loja física. Portanto, é essencial manter a página sempre atualizada, publicando conteúdos regularmente e deixando outras informações importantes — como contato, endereço e logo — atualizadas. Um site desatualizado pode afastar clientes em potencial.
4. Invista em Marketing de Conteúdo
O comportamento do cliente mudou bastante nos últimos anos e, para ter sucesso, é preciso acompanhar essas mudanças. O Marketing de Conteúdo é, sem dúvidas, uma excelente alternativa para fortalecer o relacionamento entre marca e consumidor, além de gerar valor com conteúdos relevantes para a atração de leads.
Ações como criar um blog podem facilitar esse processo, já que, dessa forma, é possível pode publicar materiais que ajudem a persona da empresa a solucionar as suas dores, problemas e, é claro, alcançar os seus objetivos. Assim, como disponibilizar esse conteúdo em posts nas redes sociais.
5. Produza com qualidade e eficiência
É importante criar um checklist para conferir antes de publicar os seus conteúdos. Existem várias coisas fundamentais que precisam ser lembradas na hora da produção e nenhum detalhe deve passar em branco.
Ao criar um checklist para a produção dos conteúdos, garantir a qualidade dos post antes de publicá-los se torna mais fácil. Dessa forma, a marca pode ter certeza que o conteúdo irá agradar seu público e produzirá os melhores resultados.
Alguns exemplos de itens que devem entrar nesse checklist são:
- Facilidade de leitura;
- Escaneabilidade;
- URL;
- CTA;
- Metadescrição;
- Imagem.
Vale lembrar que a frequência também influencia nos resultados, especialmente nas redes sociais. Mesmo com conteúdos de qualidade, as publicações não atingirão tantas pessoas caso elas não tenham uma frequência.
6. Produza de acordo com o Funil de Vendas
O Funil de Vendas, também conhecido como jornada de compra, é o processo ou caminho que qualquer pessoa atravessa, desde a descoberta da sua marca até a efetiva decisão de compra. Por isso, entender os seus estágios e como alimentar cada um deles é muito importante na hora de produzir conteúdos.
7. Não apenas produza, promova também
Dentre as dicas de Marketing Digital, essa talvez seja uma das mais importantes: além de produzir um conteúdo relevante para os usuários, também é muito importante promovê-los. Afinal de contas, cada vez mais empresas estão adotando estratégias de marketing de conteúdo. Então não adianta produzir se ninguém está vendo. É preciso dizer para o público que a empresa está produzindo conteúdo útil e relevante.
Por isso, técnicas como as newsletters, que é muito mais do que um simples email marketing, são uma forma de se aproximar do usuário ao enviar diretamente conteúdos ainda mais relevantes e específicos para o estágio do funil em que ele se encontra ou mesmo para fazer um compilado com os melhores conteúdos do mês.
Além disso, investir em links patrocinados é uma alternativa extremamente eficaz, gerando resultados de maneira rápida. Não basta produzir, é preciso utilizar os canais certos para alcançar quem você busca atrair para o seu negócio.
8. Domine o SEO
Dentro do Marketing Digital, é possível destacar a sua marca pagando por espaços, algo mais próximo da publicidade tradicional. Outra opção é investir em estratégias que gerem tráfego orgânico para as suas páginas. Uma delas é o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas e ações para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca.
Todas as empresas querem aparecer entre os primeiros resultados. Inúmeras pesquisas já mostraram que as pessoas clicam apenas nos primeiros links e quase nunca depois da primeira página.
Seguindo algumas práticas, como o uso correto de palavras-chave, conteúdo de qualidade e no tamanho certo, diagramação seguindo alguns padrões, otimização das imagens e outras ações, você consegue destacar, gratuitamente, a sua marca nas pesquisas do Google, por exemplo.
9. Não foque apenas no tráfego orgânico
Sim, é ótimo conseguir atrair leads por meio de um bom ranqueamento nos mecanismos de busca sem gastar nada. Porém, você não deve focar 100% das suas atenções nesse método de atração. No Google, por exemplo, links patrocinados aparecem antes dos resultados orgânicos e é preciso se destacar nesses lugares também.
10. Aplique o design responsivo
Um dos fatores de ranqueamento é a experiência que o usuário vai ter ao acessar a sua página. Portanto, invista em um design responsivo, ou seja, que se adapte aos diferentes tamanhos de tela e tipos de dispositivos. Garanta que a experiência proporcionada no desktop seja a mesma em smartphones, por exemplo.
11. Conheça a fundo o seu usuário
Para que qualquer uma das dicas de Marketing Digital funcione, é preciso pensar na experiência proporcionada ao usuário. Para isso, o primeiro é, sem dúvidas, conhecer a fundo o seu consumidor. Por isso, trabalhe com conceitos como o de persona, por exemplo, que permitem uma oferta mais precisa do que o usuário está buscando.
Saiba quais são as suas preferências, desejos, comportamento, enfim, obtenha o máximo de detalhes possíveis sobre quem você quer convencer a comprar os seus produtos e/ou serviços. Só assim irá proporcionar uma experiência satisfatória para o usuário com a sua marca, do conteúdo oferecido até o design das suas páginas.
12. Pense na performance da sua página
Encher as suas páginas com imagens pesadas e diversas abas é inútil e inconveniente se, na prática, o usuário não estiver satisfeito. Por isso, pensar na performance do site é muito importante. Use somente as imagens mais necessárias e foque em uma página com um baixo tempo de carregamento, o que evita que o usuário simplesmente saia por conta da demora.
13. Fique atento às preferências do usuário
Outro ponto-chave entre as dicas de Marketing Digital é a adaptabilidade da sua empresa aos desejos e preferências dos usuários. Um anúncio que funcionou seis meses atrás não é certeza de novo sucesso. É preciso monitorar o comportamento de quem você quer impactar e, assim, garantir que a sua experiência sempre seja satisfatória.
14. Utilize os canais certos
Parte fundamental para fornecer uma experiência agradável ao usuário é entender quais são os canais que ele mais utiliza. De acordo com o seu público ou área de atuação, estratégias de e-mail marketing podem ser mais eficientes do que grandes ações em redes sociais, por exemplo.
Saber o canal certo para se comunicar pode significar um maior sucesso das suas ações e campanhas de Marketing.
15. Valorize o mobile
O uso de smartphones e outros dispositivos móveis é cada vez maior, representando, por exemplo, 43% das transações online no mercado brasileiro. Portanto, é preciso que o seu site esteja preparado para atender a esse público, garantindo que todos os recursos estejam disponíveis nos diferentes tipos de dispositivos.
16. Esteja presente nas redes sociais
O Social Media Trends 2019 mostra que 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais e 62,6% delas já consideram essas plataformas como fundamentais para as suas estratégias de Marketing Digital. Os principais benefícios são: divulgação da marca, engajamento com os usuários e aumento de vendas e número de clientes.
Esses números são impossíveis de ignorar. É fundamental, portanto, que a sua empresa esteja presente nas redes sociais. Nesses canais, é possível divulgar, por exemplo, os conteúdos produzidos em seu blog, anunciar promoções, tirar dúvidas, solucionar problemas, criar um relacionamento com o seu consumidor e fortalecer a presença digital da sua marca.
17. Pratique as principais tendências
Outra dica importante é ter atenção aos comportamentos e tendências dos usuários nessas plataformas. No Instagram, por exemplo, 500 milhões de usuários utilizam o recurso Stories diariamente e, deste número, 1/3 dos mais vistos são publicações de empresas. É essencial saber o que faz sucesso e o que não funciona em cada rede social.
18. Use os anúncios pagos nas redes sociais
As redes sociais também têm espaços e recursos destinados para anúncios, que podem aumentar o alcance das suas publicações. Portanto, não foque apenas nas técnicas orgânicas de atração dentro desses canais e utilize as ferramentas de anúncio para destacar a sua empresa e até mesmo aumentar as suas conversões, por exemplo, com o Facebook Ads.
19. O monitoramento é fundamental
A principal diferença entre o online e o offline é a possibilidade de metrificar em tempo real o desempenho das suas campanhas. Ficar atento ao rendimento de cada ação é extremamente importante.
Dessa forma, é possível identificar quais estratégias funcionam com o público, quais precisam ser modificadas e aquelas que, definitivamente, não vão gerar resultados positivos para a sua empresa. Assim, as ações se tornam mais precisas e a empresa pode focar no que realmente funciona, evitando gastos desnecessários.
20. Pense na relação a longo prazo
Construir uma relação entre consumidor e marca não é simples, mas é preciso ter consciência de que esse é um planejamento a longo prazo. Algumas ações precisam focar em resultados rápidos, porém, é importante pensar também na fidelização de clientes e isso passa diretamente por ações com resultados mais demorados, mas extremamente fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.