A diferença entre impulsionamento de post e anúncio em redes sociais

O Facebook Ads é uma ferramenta indispensável para estratégias de campanha nas redes sociais. Mas, muitas pessoas ainda se confundem quanto às possibilidades dentro dessa plataforma. E, apesar de ambas terem como objetivo potencializar suas campanhas na rede, elas são bem diferentes e você precisará analisar com muito critério qual delas é a melhor para sua estratégia.

Os dois são formatos de anúncio, mas se você não definir a estratégia certa para utilizá-los, você pode não alcançar bons resultados. O impulsionamento é o mais simples de todos. Ele não traz muitas opções de segmentação e vai gerar apenas maior alcance para o post escolhido. Já as campanhas criadas no Gerenciador de Anúncios são mais robustas e capazes de atingir um público bem específico.

Pensando nisso, a Mais Resultado, agência de marketing digital no Rio de Janeiro, criou esse artigo para explicar melhor essa diferença entre anúncio e impulsionamento.

Impulsionamento

O impulsionamento é um tipo de anúncio. Quando alguém impulsiona uma postagem na sua página no Facebook, ele está destacando somente um conteúdo da página. Essa ação é uma forma de atrair a atenção de quem já compra de uma empresa ou de clientes em potencial e aumentar o alcance da sua postagem.

O interessante de se fazer um impulsionamento é pelo fato de que os amigos dos seus seguidores podem ver os comentários da publicação, além da própria publicação. Isso dá mais credibilidade e confiança para seu negócio. Afinal de contas, se um amigo seu comenta no conteúdo daquela página, isso é um indicativo de que a página é interessante.

Esse post aparece em destaque no feed de notícias. Por isso, as chances dessa publicação ser exibida para seu público são grandes. Mas, vale ressaltar que esse conteúdo aparece somente no feed de notícias via mobile ou desktop. Você não consegue definir objetivos de campanha.

O máximo de informações personalizadas em um impulsionamento são:

  • Pessoas que selecionadas através de direcionamentos (local, idade, gênero e interesse);
  • Pessoas que curtiram sua página;
  • Pessoas que curtiram sua página e amigos delas;
  • Públicos personalizados definidos anteriormente.

É muito importante entender seu público antes de fazer um impulsionamento. Como o botão “Impulsionar” aparece logo abaixo de cada postagem, o desejo de clicar ali e usar o recurso é tentador. Avalie antes se o impulsionamento faz sentido na estratégia no Facebook ou no Instagram. 

Anúncio

Criar os anúncios no Gerenciador de Anúncios costuma ser o mais indicado, porque você pode trabalhar com os objetivos de campanha. Os objetivos das campanhas abrem um leque de direcionamento do seu anúncio e garantem uma maior otimização.

Você pode pensar que o impulsionamento faz isso, mas lá o foco acaba sendo no alcance das postagens. Se você está interessado em ter conversões, o Gerenciador de Anúncio é o caminho.

Quando você cria um anúncio no Gerenciador, esse conteúdo não aparece na timeline da sua página, como se fosse uma postagem, a menos que você decida usar um post já publicado como base. Esses anúncios também são mostrados em outras áreas no Facebook, como na barra lateral, por exemplo.

No Gerenciador de Anúncios, é possível setorizar mais o público da campanha. Além de outras vantagens mencionadas abaixo.

Principais diferenças

Possibilidade de efetuar testes

Uma das grandes vantagens de criar anúncios no Facebook é a possibilidade de fazer um teste A/B para entender quais tipos de anúncios funcionam melhor. Textos, imagens e segmentação são experimentados até que você entenda o que dá certo, o que não traz tantos resultados e como as pessoas respondem às campanhas.

Essas variações ajudam a entender qual é o melhor modelo de anúncio a ser veiculado para tirar o máximo de resultado com a sua campanha.

Escolher posicionamentos diferentes

Ao optar pelo impulsionamento de um post, é possível escolher apenas se ele vai aparecer no Instagram, no Feed de notícias do Facebook em dispositivos móveis e no desktop.

Já um anúncio criado pelo gerenciador de anúncios do Facebook possui mais opções de posicionamento, como ao lado do feed de Notícias do Facebook, nos anúncios do Messenger, no Instagram Stories, no Instant Articles e no Audience Network.

Uso de objetivos de anúncio específicos

Quando se escolhe impulsionar um post, pode definir como objetivo obter mais cliques no site, mais envolvimento com a página ou promover um negócio local.

No entanto, ao usar o gerenciador de anúncios, pode escolher outros objetivos específicos como gerar visitas ao estabelecimento, conversões e geração de cadastros, instalação de aplicativo, visualização de vídeo, entre outros.

Controle criativo

As opções de personalização das publicações são maiores ao criar anúncios no Facebook através do gerenciador.

É possível, por exemplo, criar anúncios em carrossel, adicionar descrições específicas e incluir um botão de chamada para ação para incentivar mais pessoas a interagir, entre outras variadas opções.

Uso de recursos de direcionamento avançados

Ao impulsionar post você pode definir seu público por interesses, idade e sexo.

Porém, ao utilizar o gerenciador de anúncios, é possível ir além, criando públicos sobrepostos, públicos semelhantes, até mesmo usar o Pixel do Facebook para criar um público baseado naquelas pessoas que acessaram uma página específica de um site.

Quando usar anúncios do Facebook e publicações impulsionadas?

Os dois formatos podem gerar resultados interessantes para a sua estratégia de marketing digital. A escolha de cada um deles estará sempre atrelado aos seus objetivos, seu contexto de trabalho e o que pretende conseguir com uma campanha no Facebook.

O impulsionamento é uma alternativa indicada para aqueles que pretendem aumentar o alcance de uma publicação específica de forma rápida e prática. E, caso seu negócio tenha mão-de-obra para tocar essa frente da estratégia, o impulsionamento é uma boa forma de começar.

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