Hoje em dia é quase impossível andar sem ver nenhum outdoor. Especialmente, em estradas. O anúncio em outdoor atinge diversas camadas sociais diariamente e é uma das mídias de anúncio mais baratas no mercado.
Por isso, a Mais Resultado, agência de marketing digital no Rio de Janeiro, criou esse artigo para exemplificar as vantagens e mostrar os custos do outdoor.
Vantagens do outdoor
Alta cobertura
O outdoor é uma mídia de grande impacto, consegue alcançar muitas pessoas, é uma mídia de massa. Tem o poder de atingir diferentes pontos da cidade, todas as classes sociais e diversas faixas etárias, transmitindo a mesma mensagem e imagem.
Determinar a cobertura é essencial para o objetivo da campanha, para isso você terá que escolher o tamanho da sua divulgação (no quarteirão, no bairro, no estado ou até mesmo em todo o país). Essa definição é feita pela escolha dos pontos de cada outdoor.
Full time e massificação
Traduzindo a expressão em inglês: “o tempo todo”. Exibição 24 horas por dia, durante 14 dias e em um espaço de 27 metros quadrados. No entanto, se não houver iluminação artificial em seu entorno, sua visibilidade noturna será reduzida.
Além disso, o outdoor não pode ser desligado e nem pode ser afetado por bloqueadores de anúncio, ou seja, é uma mídia compulsória (que você não espera ver, mas é forçado a vê-la).
Alto impacto e fixação
Pelo seu tamanho padrão (27m²) e pela objetividade da mídia, garante uma mensagem com alto poder de visualização e impacto no público que visualiza.
Os anúncios em outdoor tem o poder de fixar a mensagem e as marcas expositoras na mente do consumidor, se utilizando da rotina do público. Exemplo: uma pessoa passa todos os dias pelo mesmo local para ir ao trabalho. Visualiza o outdoor todos os dias e a mensagem ou marca exibida é gravada automaticamente na mente deste potencial cliente. É um processo subconsciente, cientificamente comprovado.
Maleabilidade
Pode-se usar outdoor no quarteirão, no bairro, no estado ou mesmo em todo país, tendo uma grande flexibilidade em termos de regionalização, dimensão e formas de uso;
Oportunidade
Por ser bissemanal (14 dias), é uma excelente alternativa para anunciar liquidações, promoções, cursos, exposições e qualquer outro produto e serviço sazonal;
Econômico
Calculando o CPM (custo por mil) da mídia, que consiste no valor de investimento para exibir o anúncio para mil pessoas ou mil impressões da peça, vemos o quanto o outdoor é econômico.
Continue acompanhando o próximo tópico para saber mais.
Custo do Outdoor
O custo de um outdoor, se comparado à TV ou rádio é bem menor. Seus valores variam de 500 a 2.500 reais por face de acordo com o veículo, a praça e o local da mídia. Além do mais, nesse formato, é possível anunciar em 1 único ponto e não se exige grande sofisticação para a produção da peça publicitária.
Tipos de outdoor
O padrão de um outdoor brasileiro é 9m x 3m. Sua estrutura pode ser de metal ou de madeira. Para a produção do cartaz publicitário, existem basicamente dois tipos de materiais: o papel e a lona:
- Outdoor em papel: Possui custo baixo e menor durabilidade, principalmente se exposto em locais com grande incidência de chuva;
- Outdoor em lona: Possui custo alto e maior durabilidade, podendo uma mesma peça perdurar por meses ou até mesmo anos e ser reaproveitada em outros outdoors.
Dicas para o seu anúncio
Simplicidade
Para uma melhor utilização do outdoor simplicidade e clareza são requisitos básicos. A mensagem será mais eficiente na medida em que ela for concisa, facilmente memorizável.
Dependendo do ponto onde o outdoor está localizado, deve-se levar em conta na produção do layout, que parte do seu público-alvo que será atingido pelo anúncio, estará transitando em automóveis. Carros, motos, ônibus, portanto o tempo de visualização é reduzido. Nestes casos o ideal é manter uma arte enxuta, clean e objetiva.
Mas você também terá o público pedestre, que naturalmente tem mais tempo para ler e entender seu anúncio. Procure antes de veicular, conhecer o ponto desejado e estudar o movimento que por ali se dá.
Tenha um planejamento
Como em tudo, um bom planejamento ajuda a obter os melhores resultados. E com a veiculação em outdoor não é diferente.
Se o mercado de atuação do negócio é sazonal ou possui características particulares, com um bom planejamento de veiculação, o empresário terá a opção de se antecipar e escolher os pontos e locais que mais fazem sentido para a empresa e seu público, produzir as artes com tempo hábil, entre outras vantagens.
Criatividade
O outdoor é o espaço disponibilizado para o seu anúncio. Aproveite esse espaço e trabalhe de forma criativa; ele pode sair com a melhor abordagem para a sua marca, produto ou serviço. Pensar fora da caixa para elaborar uma estratégia de mídia externa é essencial! Com soluções sob medida você pode realizar diversos tipos de anúncios. Um modelo muito aplicável são os eventos com datas específicas e temporárias, pois o formato desse anúncio de menor prazo é ideal para anunciar liquidações, promoções, cursos, exposições, entre outros.
A importância da arte
O último ponto é o com maior significância para o retorno e assertividade da campanha: o layout. Uma boa arte é de suma importância para qualquer campanha de sucesso.
Uma das principais etapas para o sucesso da arte: escolha um excelente designer, afinal será ele quem dará forma a sua campanha. Antes de começar o trabalho de design, converse bastante com o profissional. Peça sua opinião e leve em consideração o que ele diz que pode ser feito. Nessa conversa pode sair uma ideia para uma campanha genial.
Na hora de aprovar uma arte, faça diversos questionamentos e, se possível, apresente a ideia final a alguém que esteja de fora da campanha assim você saberá se a mensagem que você quer passar em 7 segundos está sendo efetiva. Use pouco texto, abuse mesmo é da imagem e claro, se surgir uma ideia fora da caixinha, use-a.
A Agência Mais Resultado tem profissionais especializados em mídias digitais e offline que sabem como agir para conseguir cada vez mais lucros para o seu negócio. Acesse nosso site.
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.