Marketing (2021): Inbound e Outbound Marketing

São duas das principais estratégias para vender e cativar um público. Friamente falando, uma estratégia é para atrair o cliente e a outra é você quem vai atrás dele.

A estratégia mais tradicional e mais conhecida é o Outbound, que está presente nas mídias de massa, com anúncios de produtos/serviços e propagandas que aparecem quando você menos espera.

 

O Inbound já é mais sutil, pois oferece informações e conteúdos relevantes ao consumidor que, pode se interessar e querer saber mais sobre, e o conteúdo estará pronto para ser lido naquele mesmo momento, ou pode não se interessar e deixar pra lá, sem ter que ver nenhum anúncio até o final.

 

Muita gente ainda não conhece o modelo Inbound e acaba apostando somente na forma tradicional de convencer o cliente de que o serviço/produto X é o melhor ou que vai satisfazer sua necessidade. Não se trata de qual estratégia é melhor ou pior, mas qual será mais eficiente para a sua empresa, sem dispensar a vantagem que a outra também pode trazer. Sendo assim, uma não invalida a outra.

 

Agora você vai conhecer e descobrir qual a melhor estratégia para o seu negócio e saber aproveitar o melhor que as duas têm para oferecer.

 

Inbound Marketing

Ofertar ao cliente que nem se sabe se tem algum interesse no seu produto não faz parte dessa estratégia. Talvez essa estratégia até tenha surgido da necessidade de se ter mais tranquilidade num momento de decisão de compra. Quem nunca esteve numa loja só dando uma olhada e foi incomodado por alguém perguntando “posso ajudar?”. Entendemos que esse seja o papel do vendedor em ajudar o cliente a encontrar o que deseja, e ele tem que nos atender mesmo, mas às vezes acaba sendo chato e inconveniente quando estamos numa loja e o vendedor fica atrás da gente.

 

O mesmo acontece no mundo digital, quando você nem está em busca de comprar nada, mas os anúncios insistem em aparecer em todos os lugares. O Inbound Marketing aposta exatamente no oposto disso, não bombardeando os clientes com anúncios e ofertas de produtos, mas oferecendo conteúdos de qualidade, relevantes, que agregam valor, passam confiança e levam à compra do produto espontaneamente. O segredo é deixar o cliente mais a vontade e cativa-lo através de conteúdos que sejam de seu interesse, deixando-o mais confortável para pesquisar sobre os serviços e produtos que são oferecidos, não invadindo seu espaço, respeitando seu tempo e criando um relacionamento que o aproxime de você.

 

Vantagens:

  • Persuasão menos evidente
  • Maior interação com o cliente
  • Custo relativamente mais baixo
  • Gera mais engajamento, pois o cliente se identifica com seu conteúdo
  • Fácil de mensurar o desempenho, o que facilita caso precise alterar a estratégia

 

 

 

Outbound Marketing

 

Diferente do Inbound que aposta na conquista dos clientes através da atração por conteúdos relevantes para eles, o Outbound é uma proposta que vai atrás dos clientes com sua força de comunicação mais forte e mais direta e maior poder de convencimento e persuasão. Essa proposta atua com campanha nas mídias de massa, televisivas, impressas e até mesmo nas conhecidas ligações de telemarketing.

 

Umas das maiores dificuldades que esse mercado encontra hoje em dia são os filtros de spam e bloqueadores de chamada, sem falar no público que já não é mais tão receptivo às mesmas técnicas invasivas de antigamente. Por isso, o Outbound precisou se renovar e buscar novas estratégias para continuar surtindo resultados.

 

Definir uma persona é uma boa estratégia para ser mais assertivo com o consumidor certo, mas não é a única que funciona. Com a chegada do marketing digital novas formas de abordagem surgiram, como o Facebook Ads e Google AdWords que são os mais utilizados para promover conteúdos.

 

Apesar de parecer mais difícil, o Outbound tem resultados bem expressivos na prospecção de clientes. Graças aos meios digitais, é mais fácil alcançar os prospects certos, ganhar mais leads e encurtar o processo de vendas.

 

Vantagens:

  • Comunicação mais direta e persuasão mais evidente
  • Maior comunicação nas mídias
  • Maior velocidade de Retorno Sobre Investimentos (ROI)
  • Resultados alcançados mais rapidamente

 

Como havia falado no início, não se trata de qual estratégia é a melhor, mas qual será mais eficiente para o seu negócio. Mesmo sendo tão distintas, quando trabalhadas juntas podem gerar resultados incríveis.

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