Quem é a sua marca nas redes sociais? Sim, quem e não qual.
Desde o Marketing 3.0, a percepção sobre o consumidor mudou. Ele não é mais um alvo a ser atingido, mas um ser humano com quem as marcas precisam se relacionar, de igual para igual.
Isso significa que, as marcas não podem mais se colocar em um pedestal sem se permitir errar. Isso se torna robótico, genérico e sem vida. Os possíveis clientes não olham por mais de um segundo porque não entendem a marca, nem se conectam com ela.
A Agência Mais Resultado, agência de marketing digital, criou essa postagem para ajudar os que precisam entender melhor o que é Branding e a importância de aliá-lo à autenticidade para uma presença mais forte no mundo digital.
O que é e qual a importância do Branding?
Branding é o nome dado ao conjunto de técnicas para gerir as estratégias de marca de uma empresa. O que são essas estratégias? A estratégia de marca é um conjunto de processos, atividades e insights que fazem com que a marca, por si só, gere valor aos seus produtos ou serviços e consequentemente, satisfaça seu público de maneira única.
Essa gestão inclui um planejamento a longo prazo, criação e gerenciamento dos elementos de sua identidade visual para, assim, conseguir potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.
Resumindo, o Branding trabalha com o conceito de que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida. Todos esses processos que englobam uma gestão de marca fazem parte desse trabalho.
E qual a importância disso? O objetivo do Branding é criar uma imagem clara da marca na mente do público. Fazer com que ele entenda seu posicionamento e isso vai aumentar sua relevância no mercado, potencializar sua visibilidade e fazer com que sua empresa tenha uma boa reputação com seu público. São estratégias que garantem que sua empresa cresça de maneira sustentável e orgânica.
Você já ouviu a frase “Não é assim uma Brastemp” ou alguma variação? Isso é fruto de um ótimo trabalho de Branding da empresa. Essa série de comerciais veiculada no início dos anos 1990 marcou tanto que até hoje essa frase é usada como sinônimo de qualidade, até com coisas não relacionadas a eletrodomésticos.
Outros exemplos mais recentes são do McDonalds com o slogan “Amo muito tudo isso”, ou a sereia do Starbucks, ou é só ver uma postagem roxa e você já espera uma postagem do NuBank.
O que é uma marca?
Uma marca não é só um logotipo, um nome ou uma identidade visual. Ela é um conjunto de sentimentos e experiências que o seu público teve e criou do produto ou serviço que você oferece.
É justamente por isso que, uma estratégia de Branding se faz essencial. Você nunca terá controle total sobre como sua empresa será percebida, o que faz com que você tenha que se diferenciar da concorrência, criando uma marca única e que entregue experiências incríveis do início ao fim.
Marcas precisam de valores, de um propósito que vai guiar todas as suas ações, desde a concepção de um produto até como ele será promovido em qualquer canal de comunicação.
O valor da autenticidade
Uma marca autêntica tem um propósito e uma personalidade coerentes com forma como ela se apresenta ao mercado. Assim como uma pessoa autêntica, ela se mostra conforme a sua essência, os seus valores, a sua identidade, inclusive com as suas vulnerabilidades.
Por isso, ter os valores e propósitos da empresa definidos é tão importante: eles serão o norte para um branding com autenticidade e eles precisam aparecer em todas as comunicações com o consumidor.
E o que torna uma marca autêntica?
A primeira coisa a se lembrar é que, pessoas se conectam com pessoas e não com marcas. A humanização da marca é um dos gatilhos mais importantes. Marcas são feitas por pessoas e, quanto mais isso transparece, mais a audiência se conecta por sentir que está falando com pessoas reais, não robôs.
Como dito no início desse artigo, a percepção sobre o consumidor mudou. Ele não é mais um alvo a ser atingido, mas um ser humano com quem as marcas precisam se relacionar, de igual para igual.
As empresas precisam agir de uma forma mais humana, sem pedestal. Assuma seus erros, ouças as críticas e aprenda com os erros. Agir com personalidade, propósito e valores que ganhem a confiança desse consumidor, sem medo de desagradar a outros públicos.
A diferença entre autenticidade e transparência
Dois conceitos que se confundem no branding são os de autenticidade e transparência, mas há algumas diferenças sutis entre eles.
Transparência é quando a empresa revela tudo sobre si e sua realidade sem subterfúgios ou enganações. Já a autenticidade, se refere à coerência com a sua essência por trás das suas palavras e ações.
Uma marca pode ser transparente ao compartilhar os bastidores da sua empresa, mas não necessariamente é autêntica. As marcas de moda mais transparentes, por exemplo, revelam seus dados de sustentabilidade, mas isso não quer dizer que elas sejam sustentáveis e que o seu discurso seja coerente com as suas ações.
Por outro lado, uma marca autêntica geralmente é transparente, porque não tem medo de se mostrar as suas verdades. A transparência é uma das formas de transmitir autenticidade.
Mas isso não quer dizer que ela precisa abrir todos os seus dados e mostrar todos os minutos da sua rotina nas redes sociais. A marca não precisa ser um livro aberto para ser autêntica.
As vantagens de ter uma marca autêntica
- Desperta a identificação do consumidor
- Aumenta a credibilidade no mercado
- Constrói uma personalidade única
- Orienta a equipe em toda a empresa
- Aumenta o valor da marca
Como usar isso no conteúdo digital?
Na era digital, a construção de autenticidade da marca deve acontecer onde os consumidores estão — no Google, nas redes sociais, no YouTube, nos sites e blogs. Todos esses canais compõem a experiência de conteúdo que o consumidor vivencia junto à marca e que forma a percepção se ela é autêntica ou não.
Porém, nem todas as empresas estão sabendo fazer isso bem. Montamos aqui uma lista de dicas para ajudar o seu negócio a se sobressair.
Quantidade e qualidade não são sinônimos
Sim, as marcas precisam estar ativas nas redes sociais com postagens frequentes para não sair da mente do consumidor. No entanto, isso não é desculpa para empresas produzirem conteúdos superficiais de forma desenfreada.
Vale mais a pena diminuir um pouco a quantidade, para poder pensar melhor em cada post. Assim, o conteúdo criado vai conectar com o cliente e a estratégia para cada post será melhor planejada aumentando os resultados.
Personalidade sempre
Qual a personalidade da sua empresa? Essa é uma pergunta importante de ser respondida no início do processo de branding. A personalidade da empresa deve transparecer em todo o conteúdo e comunicação com a audiência.
Se a sua empresa tem um perfil mais criativo será que vale mesmo a pena postar um conteúdo mais conservador nas redes? Se ela não promove inclusão, será que um post contra o racismo faz sentido?
Pense que cada conteúdo compõe a experiência com a sua marca e forma a sua imagem na mente do consumidor. Então, toda publicação deve ser coerente com seu discurso e ação.
Humanize a marca na produção de conteúdos
Humanizar a marca na experiência de conteúdo significa mostrar que você tem uma personalidade. Como qualquer pessoa, a marca tem valores, opiniões, preocupações, um jeito de agir e de pensar.
A linguagem é essencial nessa humanização. Se você age como uma pessoa, fala naturalmente, certo? Na otimização de conteúdo com SEO, por exemplo, a linguagem natural, que conversa com os usuários, ganha cada vez mais relevância sobre a mecanizada, que mira nos robôs do Google.
Além disso, as imagens que você usa também transmitem humanização. Em vez de só publicar imagens dos seus produtos, que tal colocar pessoas usando a marca e transmitindo seus valores?
Explore o conteúdo gerado pelo usuário
O conteúdo gerado pelo usuário ou UGC (User Generated Content) é valioso para mostrar autenticidade. Não é a marca falando sobre ela mesma — são outros usuários, que já tiveram uma experiência positiva, falando bem sobre ela, o que transmite mais confiança.
No seu site, apresente depoimentos e cases de sucesso dos seus clientes. No YouTube, publique vídeos de depoimentos ou entrevistas com os clientes. Nas redes sociais, incentive que os usuários marquem o seu perfil ou hashtag nos posts sobre a sua marca e compartilhe o que eles publicarem.
Use e abuse do storytelling
O storytelling (contação de histórias, em tradução literal) nos conteúdos online consegue captar o interesse do usuário, em um ambiente cheio de estímulos que faria um post de uma marca passar despercebido.
A história envolve, desperta emoções e conecta as pessoas aos valores que ela transmite. É um caminho mais rápido para fazer com que o consumidor se conecte com os valores e a personalidade envolvidos. Então, é uma maneira eficiente de transmitir a autenticidade da sua marca.
Celebre os acertos, mas assuma os erros
Comemore suas conquistas — um prêmio que a empresa recebeu, uma parceria que deu certo ou uma meta que a equipe atingiu, por exemplo. As pessoas gostam de celebrar vitórias com quem admiram.
Mas também não tenha medo das suas falhas. Se a autenticidade também significa abraçar suas vulnerabilidades, elas também devem aparecer nos conteúdos que você publica. Erros acontecem em marcas humanas — o segredo está em como você lida com eles.
Ao assumir seus erros e mostrar ter aprendido com eles, fazem com as pessoas se sentem de verdade na postura da empresa, o que aumenta a sua confiança. Além disso, as pessoas passam a respeitar ainda mais a marca ao ver que ela tem consciência de si.
Analise como o consumidor entende a sua marca
Mais importante do que planejar como apresentar sua marca é analisar como seu público está interpretando a sua mensagem. E a resposta para isso está nos dados.
Aproveite a infinidade de informações que a internet fornece para entender se a experiência de conteúdo que você oferece está agradando ao consumidor e surtindo resultados. Você pode usar o Google Analytics, as ferramentas de analytics das redes sociais entre outros para entender as interações dos usuários com o seu conteúdo, o que funciona melhor e o que não funciona.
Use também questionários online para perguntar aos usuários como eles veem a sua marca, quais sentimentos ela desperta e quais características eles atribuem a ela.
Assim, você entende se a percepção sobre a marca condiz com o que você quer passar. Se houver uma dissonância, esses dados vão ajudar você a repensar nas estratégias de conteúdo.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, venha conversar com os profissionais da Agência Mais Resultado, agência de marketing digital no Rio de Janeiro. Acesse nosso site.
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Lucas alves
Amei muito bom