Você conhece o ditado: “Quem quer agradar a todos acaba não agradando a ninguém”? Pois é, quando se trata de seleção de público-alvo, este é um ditado que se encaixa perfeitamente.
Saber para quem sua empresa venderá pode definir ou não o sucesso do seu negócio.
Mesmo que definir seu público-alvo não seja certeza completa de sucesso, podemos afirmar que a falta dele quase certamente levará ao fracasso. Pois é uma das chaves mais importantes para o crescimento do seu negócio.
Definir o público-alvo deve ser a primeira e mais importante etapa de qualquer empresa, especialmente quando uma empresa está em fase de lançamento.
Essa etapa deve ser considerada um fator crítico no planejamento da empresa, mas não se esqueça que podem existir ajustes ao longo do tempo e em função das necessidades do negócio.
Ter essa definição do seu público sem dúvida o ajudará a estruturar melhor os objetivos comerciais e de marketing de sua empresa. Por isso, preste muita atenção e continue lendo para saber mais sobre o assunto!
O que é um público-alvo?
Definir uma ideia, buscar opções para torná-la lucrativa e organizar tudo para lançar um novo negócio cheio de expectativas e visando rentabilidade pode ser perda de tempo se você não souber quem é seu público-alvo.
O que exatamente é esse público-alvo?
Público-alvo de forma simples e objetiva, é a audiência do seu negócio. São as pessoas a quem seu negócio é dedicado, que se identificam com seu produto ou serviço.
Target (em inglês), segmento-alvo ou mesmo mercado-alvo são outros termos para público-alvo.
É um grupo de consumidores com características semelhantes que uma empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas para atingir o maior número de vendas.
O início de sua definição é a segmentação de mercado.
Poderíamos dizer que o mercado é como uma pizza, e que cada fatia é um segmento do mercado. Cada segmento possui um perfil semelhante, definido por características demográficas e comportamentais – gênero, idade, personalidade, estilo de vida, escolaridade, etc. – que influenciam as decisões de compra.
Após identificar os segmentos, a empresa escolhe em quais focar, com o objetivo de atingir pessoas com mais afinidade com sua marca e com maior probabilidade de se tornarem clientes. Com isso, a estratégia de marketing, as campanhas e as peças de comunicação são direcionadas a esse grupo demográfico na esperança de converter vendas.
Qual é o propósito de definir um público-alvo?
No começo do período industrial, supunha-se que os consumidores faziam parte de um grande grupo, e que a lógica era que as pessoas consumissem tudo o que a indústria produzia.
Com os avanços tecnológicos e o aumento da concorrência, muitos produtos e serviços tornam-se cada vez mais semelhantes, invertendo o processo e exigindo que o mercado se adapte ao que o público deseja comprar.
Definir um público-alvo é uma prática comum em estratégias de marketing. Inicialmente, o marketing de massa era distribuído de maneira uniforme para todos. As marcas queriam apenas que a informação do produto chegasse ao público, e isso bastaria para despertar seu interesse.
Após a implementação da pesquisa e análise de mercado, descobriu-se que os consumidores tinham preferências, interesses e comportamentos diferentes. Como resultado, a estratégia de marketing de massa precisava ser revisada.
Os custos dessa estratégia são altos e o produto final é ineficaz em termos de atração e comunicação de clientes, pois é direcionado a uma grande parte do mercado e, portanto, não chega a quase ninguém.
O público-alvo e a segmentação de mercado permitem uma comunicação mais eficiente com o cliente. Compreender o comportamento do consumidor e desenvolver estratégias e soluções específicas para eles aumenta a probabilidade de sucesso.
Veja algumas das vantagens:
- Criação de campanhas bem mais eficientes;
- comunicação mais assertiva com seus clientes;
- identificação e aproveitamento das melhores oportunidades;
- diferenciação dos concorrentes;
- criação de posicionamentos únicos e relevantes, entre outras coisas.
5 passos básicos para definir seu público-alvo
Agora que você entende a importância de definir o público-alvo do seu negócio, criamos este guia com um passo a passo para ajudá-lo.
Conheça o mercado em que você atua.
Entender e pesquisar seu mercado é uma forma de determinar quem são as pessoas que estão procurando as soluções que você tem a oferecer.
Uma pesquisa de mercado é o começo da pesquisa do nicho em que deseja trabalhar e também entende os fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem afetar o desempenho de sua empresa.
Outro fator crucial de mercado é realizar pesquisas sobre seus concorrentes.
Conheça seu negócio e seu produto.
Depois de descobrir o seu mercado, é hora de olhar para a concorrência. É fundamental ter uma compreensão completa de sua empresa e seus produtos para determinar quais soluções estão disponíveis.
Algumas perguntas podem ser úteis para você nesta fase:
Qual é a proposta de valor de seus produtos?
Por que alguém iria querer comprar o seu produto?
Qual é o problema que seu serviço ou produto resolve?
É importante para o consumidor resolver este problema?
Que vantagens ele oferece ao consumidor?
Um detalhe crucial: a proposta de valor deve apresentar uma ideia clara, concisa e transparente de como a marca pode contribuir para a vida do consumidor.
Segmente seu mercado.
Crie subgrupos dentro do seu mercado que tenham hábitos de compra semelhantes, trace o perfil das pessoas que compram seu produto ou serviço e desenvolva estratégias com base nessas informações.
Suas chances de sucesso aumentam significativamente quando você se concentra e faz ofertas assertivas.
Determine a atratividade do segmento.
Depois de dividir o mercado, é hora de descobrir quais segmentos têm mais potencial para o seu negócio.
O cenário ideal é que o segmento possa ser contabilizado para que você possa avaliar o potencial de mercado que ela representa para o seu negócio.
Para auxiliar, é possível utilizar dados do IBGE e pesquisas de mercado para aproximar o número de pessoas que compõem um determinado grupo.
Estas perguntas também poderão te ajudar a determinar qual segmento deve ser seu alvo:
É possível que as necessidades de um segmento já tenham sido atendidas pelos concorrentes?
O segmento escolhido é grande o suficiente para gerar lucro?
É possível atingir esse segmento por meio de estratégias de marketing?
Quais são as barreiras de entrada e saída?
Com essas informações você deverá definir qual deve ser o público-alvo da sua marca. É fundamental documentar a descrição das características nesta etapa para que todos da equipe estejam cientes delas e tenham acesso a elas sempre que necessário.
Uma empresa pode criar um ou mais segmentos se desenvolver estratégias específicas para cada um deles.
Concluindo…
Definir o público-alvo é tão crucial quanto estabelecer o nome e a identidade da empresa. Não corra mais riscos de afundar seu negócio. Ainda é tempo de focar e criar estratégias eficazes!
Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre público-alvo? Precisa de ajuda para aumentar suas vendas? Mantenha contato com nossos especialistas e solicite uma avaliação! Nós, da Agência Mais Resultado, ficaremos muito felizes em ajudar seu negócio a crescer.
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.