Growth Hacking: como aplicar em um Marketplace

Essa pode ser a solução que procurava para potencializar o crescimento da sua empresa!

Uma das missões mais importantes de todo gestor é o crescimento do negócio. E para atingir esse objetivo, precisa utilizar estratégias inteligentes que consigam potencializar seus resultados. E o Growth Hacking é fundamental nesse momento.

O Growth Hacking busca aliar métodos assertivos e analíticos, sempre visando aumento de receita, retenção de clientes e resultados financeiros melhores.

Para isso, é fundamental focar na estratégia e utilizar as ferramentas corretas. A questão é que muitos gestores ainda não conseguem colocar toda teoria em prática. E para solucionar esse problema, nada melhor que contratar uma agência especialista em Growth Marketing.

Afinal, o que é Growth Hacking?

O growth hacking se trata de uma série de estratégias de marketing feitas para ajudar na obtenção de resultados e crescimento rápido do seu negócio. Esta técnica pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, como um marketplace, com o intuito de aumentar a audiência, conversão e fidelização de clientes. 

O growth hacking é voltado para a geração de resultados de maneira inteligente e eficaz, pois é a combinação de testes, análises e o uso de ferramentas e métodos apropriados. Algumas das principais abordagens de growth hacking são: criação de leads, aquisição de novos usuários, retenção de usuários, otimização da taxa de conversão, análise de métricas, entre outros. 

O growth hacking possibilita entender e mensurar como os usuários interagem com seu marketplace, recebendo feedbacks valiosos para melhorá-lo e alcançar seus objetivos.

Importância do Growth Hacking para Marketplaces

Growth Hacking tem se tornado cada vez mais importante para marketplaces e empresas de tecnologia que buscam rapidamente formas de se desenvolver. Growth Hacking é sobre a criação de processos inovadores, bem como a rápida execução destes. Há algumas técnicas específicas que podem ser usadas para melhorar a visibilidade e a popularidade de um marketplace. 

O Growth Hacking está sempre associado a campanhas de publicidade, novas ferramentas e até mesmo uma estratégia de divulgação. Elas são fundamentais para garantir que o seu negócio seja conhecido e, assim, ganhar mais clientes. Utilizar o Growth Hacking no contexto de um marketplace significa melhorar a base de usuários, bem como aumentar o tráfego para o seu site. A Importância do Growth Hacking para marketplaces é que, dessa forma, as empresas podem controlar o seu potencial e garantir o seu crescimento.

Leia também: Por que contratar uma agência de Growth Hacking?

Importância do Growth Hacking para Marketplaces

Diferença entre Growth hacking e Marketing Digital 

O Growth hacking é uma abordagem recente no mercado que está crescendo rapidamente. Seu foco principal é o crescimento, em vez do marketing tradicional. Embora o growth hacking e o marketing digital sejam frequentemente usados ​​em conjunto, eles possuem diferentes objetivos e metodologias. 

Enquanto o marketing digital se concentra na comunicação, branding, engajamento e aquisição de clientes, o growth hacking se concentra diretamente no crescimento acelerado, usando estratégias e técnicas próprias. No entanto, aplicar growth hacking em um marketplace é uma excelente maneira de aumentar o tráfego, melhorar a SEO e obter mais leads. Quando usado da maneira correta, o growth hacking também pode ajudar a aprimorar os processos internos, aprimorar o design da plataforma e muito mais. Com as técnicas certas, o crescimento de um negócio pode ser mais rápido do que o esperado.

Estratégias de Growth Hacking

Para atingir o objetivo esperado, conheça algumas estratégias agora:

Inbound Marketing

Muito conhecido no mercado como marketing de atração. Funciona para aproximação entre o cliente e a marca, aumentando a credibilidade e confiança na marca. Tem como principais técnicas: marketing de conteúdo, e-mail marketing, SEO e outras.

Outbound Marketing

Diferente do Inbound Marketing que busca converter pela atração, no Outbound Marketing a conversão é pelo impacto. Tem como principais armas os anúncios em redes sociais e no Google. Dessa forma, sua marca chega até o potencial cliente de forma contínua e repetida.

Marketing de referência

Essa é uma estratégia que aproveita a boa experiência do usuário e busca converter em indicações para novos clientes. No caso, a empresa oferece algum tipo de recompensa ao cliente que avalia positivamente a empresa e faz indicações.

Experiência do consumidor

Além do Marketing é muito importante que a empresa ofereça experiências satisfatórias e, assim, implementar outras estratégias. Com isso, é possível criar canais de comunicação ativa e passiva com o cliente, ouvindo feedbacks e implementando melhorias.

Como aplicar o growth hacking?

Veja como aplicar o Growth Hacking:

1.Analise os dados

Utilize ferramentas digitais para coletar e analisar dados do mercado, de clientes e da empresa. A análise precisa ser condizente com seus objetivos.

2.Faça um brainstorming

Um ponto muito importante é ouvir ideias, filtrar processos, definir prioridades. E tudo isso pode ser alcançado conversando com sua equipe responsável.

3.Defina hipóteses e metas

Depois de obter ideias e dados, fica possível estabelecer metas e testar hipóteses. Trace objetivos para que, posteriormente, possa entender se as estratégias adotadas foram as adequadas.

4.Realize os experimentos

Faça testes como pesquisa de satisfação, testes de produto, testes A-B, testes de venda e outros.

5.Mensuração dos resultados e ajustes

Após mensurar e interpretar os resultados, tire as conclusões e faça as mudanças necessárias. Faça novos testes. Trata-se de um ciclo constante que alcançará o crescimento esperado.

Conclusão

É fundamental entender que Growth Hacking não faz milagre. Porém, se bem feito, atinge excelentes resultados. Se atentando às nossas dicas e aplicando de forma correta, certamente atingirá o impulsionamento esperado do seu negócio.

Leia também: Growth Hacking: o que é e quais seus benefícios?

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