Importância do marketing digital para pequenas empresas

Muitos executivos viram o marketing digital como uma tendência e uma opção estratégica. Após a pandemia do Coronavírus, passou a ser considerado uma necessidade real. Mais que isso, o marketing digital para pequenos negócios pode ser uma estratégia fundamental para manter o negócio competitivo.

A internet mudou completamente a forma como as empresas atraem clientes. Anteriormente, os meios de comunicação mais utilizados eram a televisão, o rádio, as revistas e os jornais. No entanto, o investimento nesse tipo de publicidade é alto, mesmo quando o anúncio não atinge apenas o público-alvo.

Conforme apontam pesquisas, o número de usuários de internet é infinitamente maior que o de televisão aberta. Mas uma das perguntas mais frequentes em conferências e feiras de tecnologia e marketing é se pequenas empresas podem realizar marketing digital.

Essa pergunta não nos surpreende. Muitos empreendedores imaginam que as estratégias digitais são voltadas exclusivamente para grandes corporações com recursos financeiros para fazer investimentos de grande escala.

O que não é verdade! Na realidade, uma das características mais cruciais do marketing digital é o fato de que um trabalho online bem feito gera resultados para uma empresa independente do seu tamanho, valor ou nicho de mercado.

E é por isso que hoje no nosso BLOG, vamos abordar sobre os benefícios do marketing digital e como aplicar nas pequenas empresas. Continue lendo e confira!

Antes de tudo, o que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias de divulgação online que utilizam ferramentas como site, redes sociais, blog, WhatsApp, e-mail marketing, entre outras.

Assim como no marketing tradicional, seu objetivo é atingir um determinado público e fazer com que ele interaja com o seu negócio de alguma forma. Por exemplo, pode ser usado para atrair novos clientes, entender melhor o que você já tem ou formar parcerias com outras empresas.

São técnicas e estratégias variadas, cada uma usada de uma forma única e com um objetivo único. E, como o custo é baixo, é fácil ver por que o marketing digital é importante para as pequenas empresas: é uma maneira de baixo custo de ganhar muito mais exposição e destaque para sua marca.

De acordo com estudos, 92% das pequenas empresas usam estratégias de marketing digital. E quando perguntados sobre quais ferramentas fazem uso, 100% dos entrevistados disseram Facebook e WhatsApp e 98% disseram o Instagram.

E ficar de fora das inovações da humanidade, pode ser um fator crucial para o crescimento ou o fechamento de uma empresa. Pois conforme informação do IBGE, 6 entre 10 empresas, fecham antes mesmo de completar 5 anos de existência.

Benefícios do marketing digital para pequenos negócios

Ter presença digital é essencial para se aproximar do público, entender suas necessidades, oferecer produtos, entre outras coisas. Investir em marketing digital traz inúmeras vantagens para as empresas, além de ajudá-las a atingir seus objetivos primordiais. Confira alguns!

Segmentação pública

O número de usuários da internet no Brasil cresce a cada dia. Isso significa que, por meio do marketing digital, é possível atingir um público considerável que inclui mais da metade da população do país.

A personalização é um diferencial importante no marketing digital para empresas. Com tanto tráfego online, vence quem conseguir segmentar seu público e preparar uma estratégia de comunicação adequada para cada etapa da venda.

Em vez de gastar muito dinheiro em métodos tradicionais de marketing para atingir os maior parcela do público, as pequenas empresas podem se comunicar com um público limitado, porém mais qualificado, usando diversos canais, como redes sociais, blogs e e-mail marketing.

Fortalecimento da presença online

Hoje, muitos consumidores querem conhecer a identidade da empresa, as causas que apoiam e mais informações sobre seus valores para se sentirem confiantes antes de fazer uma compra.

Uma forma de trabalhar o branding e demonstrar a personalidade e os valores da marca é criar perfis em diversas plataformas online, como as redes sociais.

Com uma presença online forte, você facilita para os clientes encontrarem sua empresa na internet, além de interagir com você e tirar dúvidas que possam surgir durante o processo de compra. Lembre-se de que os clientes em potencial usam a internet para se manterem informados e interagirem. E não estar presente, é deixar que outras empresas ocupem o seu lugar.

Estimativa dos resultados

Esse pode ser o benefício mais crucial do marketing digital para pequenas, médias e grandes empresas. É somente por meio de relatórios que é possível avaliar e fazer ajustes estratégicos para manter a jornada e cumprir suas metas.

Você sabe que tudo no mundo digital pode ser medido: quantas pessoas visitaram uma página, quanto tempo ficaram, quantas clicaram em um link, assistiram a um vídeo, leram um post de blog ou quantas pessoas vieram de quais canais.

Boas ferramentas auxiliam na criação desses relatórios. No entanto, a observação e análise dos insights é humana. Você poderá calcular o ROI (retorno do investimento), o CAC (custo de aquisição de clientes) e outras métricas de marketing importantes com base nos dados.

Fidelização

Fidelização de clientes é um termo usado para descrever o compromisso de uma empresa com seus clientes.

As estratégias de marketing digital permitem manter contato com os clientes por meio de diversas ferramentas e canais, mantendo a conversa ativa e incentivando recompras ou indicações para outras pessoas.

A fidelidade do cliente é valiosa por si só para uma estratégia de negócios, pois tende a ser mais lucrativa do que o processo de aquisição, que normalmente é mais trabalhoso e tem custos mais altos.

Excelente custo benefício

Para muitas marcas, o marketing digital foi um marco, pois revolucionou o antigo e tradicional processo de marketing, que exigia grandes investimentos em publicidade televisiva, anúncios impressos, outdoors, entre outras coisas.

Com orçamentos menores, é possível obter bons resultados para diversos objetivos da marcam como aumentar as vendas, construir autoridade e melhorar a relação com seu público.

Quando comparado à mídia tradicional, você pode obter mais retorno sobre seus investimentos se tiver ideias criativas, estratégias inteligentes e boas ferramentas.

Planejamento estratégico

Muitas pessoas acreditam que para se beneficiar das estratégias de marketing online basta criar um perfil de mídia social e começar a postar. (Assim, parece fácil, não é mesmo?)

Mas toda e qualquer campanha na internet deve ter metas para ser desenvolvida. É óbvio que estamos falando de uma estratégia de marketing, um passo importante para empresas de todos os portes.

Uma boa estratégia de marketing digital estabelece todas as ações que serão realizadas em um determinado período de tempo. Ele é o companheiro de viagem mais confiável de qualquer profissional de marketing e precisa ser consultado sempre que uma dúvida surgir.

Dicas de marketing digital para pequenas empresas

É sua primeira vez no mundo digital e você não sabe por onde começar? Confira agora algumas dicas importantes de marketing digital para pequenas empresas!

  1. Publique anúncios nas redes sociais

Os anúncios segmentados nas redes sociais se destacam. Eles permitem segmentação de um público específico com base na localização, idade, interesses, comportamento online, sexo e uma variedade de outros fatores.

O uso de ferramentas de anúncio de mídia social simplifica o processo, permitindo que você execute testes A/B e execute o criativo com melhor desempenho para alcançar as pessoas certas.

Se você tem um negócio visualmente atraente, vale a pena experimentar os anúncios do Instagram e se conectar com um público.

  1. SEO

SEO local é um conjunto de estratégias que visam atrair um grupo específico de pessoas em uma determinada área geográfica. É possível posicionar as páginas do site e atrair um público segmentado usando palavras-chave estratégicas.

É uma maneira de fazer marketing local porque você está apenas engajando com aqueles que têm maior probabilidade de visitar sua empresa, tornando a ação mais eficiente e econômica.

Uma maneira de fazer isso é criar uma conta do Google Meu Negócio. Quando você cadastra sua empresa na plataforma, precisa preencher uma “ficha” com as informações mais importantes. Essa ficha ficará em destaque no lado direito da página de pesquisa. Dê uma olhada como nossa ficha aparece no mecanismo de busca!

2 comments

  1. […] 12% a 20% do faturamento para empresas iniciantes ou pouco […]

  2. […] um público-alvo é uma prática comum em estratégias de marketing. Inicialmente, o marketing de massa era distribuído de maneira uniforme para todos. As marcas […]

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